GuiaInvest
voce-nao-precisa-estar-sempre-certo-recado-do-economista-capa

Você não precisa estar sempre certo

Nunca descarte a hipótese de que você pode estar errado.

Vale para vida e no mundo dos investimentos não é diferente.

Se você começou a investir, ou quer investir, preciso dar uma notícia que talvez não seja das melhores: em algum momento você vai errar.

Volto a dizer que vale para vida e para os investimentos: se você ainda não errou é porque não andou por aí o suficiente.

Entenda aqui onde quero chegar…

No mercado de ações, você não precisa estar sempre certo. E acredite, a natureza desse mercado é muito favorável nesse sentido.

Digamos que você tenha 10 boas ações na sua carteira e uma forte crise chega. É natural que algumas das suas ações caiam 10%, 20%, 30% e até 50% – nem vou entrar no mérito da oportunidade de comprar barato.

Basta que uma única ação dentre essas 10 se multiplique para que você mais do que compense todas as demais quedas.

Estamos falando de uma ocasião extrema.

Na maioria das vezes não é assim. E isso é uma coisa boa.

Veja só…

Uma ação pode, no máximo, cair 100%. Se você investiu R$ 1.000,00 em uma ação, R$ 1.000,00 é o máximo que você pode perder.

No entanto, a cotação de uma ação não possui limites para subir.

Perceba: o custo de estar errado é limitado, enquanto o prêmio de estar certo é potencialmente infinito.

Você não precisa estar sempre certo. Quem “investe” na Caderneta de Poupança está 100% do tempo certo com um retorno de cerca de 4,5% ao ano.

Se você investir em ações errando a maioria das vezes e acertando em cheio em uma única oportunidade, já coloca você em um patamar de retorno muito acima da média.

Voltemos um minuto para o dia de hoje: ainda vivemos uma das piores crises econômicas da nossa história e se você chegou vivo até aqui, já sobreviveu ao extremo negativo.

Não tenha medo de viver o que está por vir, pois quando vier a maré boa, a festa não terá hora para acabar.

Busque por ações de empresas boas e que já tiveram queda significativa na sua cotação nos últimos meses. Isso melhora significativamente a incidência de acertos nas suas escolhas e, mais do que isso, o tamanho do acerto tende a ser bastante elevado.

A corrida presidencial começou oficialmente:

Definição de Fernando Haddad (PT) como vice da chapa de Lula coloca um ingrediente novo na corrida presidencial. A ideia é que Haddad receberia a transferência de votos de Lula, o que o colocaria em condições de disputar o segundo turno.

Nome de Jair Bolsonaro (PSL) dispara nas pesquisas no Google Trends.

Henrique Meirelles (MDB) oficializou candidatura com Marta Suplicy de vice.

Geraldo Alckmin (PSDB) anuncia Ana Amélia Lemos (PP) como vice esvazia tempo de TV para Bolsonaro, que poderia se aliar a senadora gaúcha.

Marina Silva (Rede) anuncia chapa com Eduardo Jorge (PV).

Ciro Gomes (PDT) está cada vez mais isolado politicamente.

Ata do Copom deixou indefinida a condução da política monetária para as próximas reuniões. O argumento do colegiado é de que existem muitas incertezas no horizonte no que diz respeito a choques externos (traduzindo, impactos advindos de China, Trump, Irã e afins) e agenda doméstica de reformas (traduzindo, definição da agenda econômica para os próximos 4 anos). Dado cenário de incerteza, relataram que o Banco Central precisará de flexibilidade de atuação para as próximas reuniões. Vamos acompanhar os desdobramentos.

Ps.: dia dos pais chegando. O GuiaInvest tem a filosofia de se comunicar com os seus leitores em uma espécie de conversa de pai para filho. E assim como todo bom pai (e mãe), queremos transmitir os nossos maiores valores e princípios para você. Não sou pai para dizer, mas imagino o quão gratificante deve ser ver um filho caminhar com as próprias pernas depois de educá-lo por anos. É isso que desejamos para quem nos acompanha. Não poderíamos deixar de fazer algo especial para esse dia. Então, atenção à sua caixa de e-mail.

Se você ainda não está no nosso mailing, comente o seu email abaixo que incluiremos você.

Martin Kirsten

Economista do GI. Mestre e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investidor desde 2013, já trabalhou no mercado financeiro e assina a newsletter Recado do Economista aqui no GI. É um amante de café e de uma boa culinária.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online]
[Palestra Online]