GuiaInvest

Um Ode a Volatilidade

Caro leitor,

Hoje trago para você uma visão sobre o motivo pelo qual o sobe e desce da bolsa é uma coisa boa para você.

O sobe e desce da bolsa tem um nome, e se chama “volatilidade”.

Por incrível que pareça, a volatilidade é a melhor amiga do investidor de longo prazo. É ela que permite que você faça ótimas compras em momentos de queda do mercado.

Veja que interessante o estudo que eu elaborei.

Coloquei lado a lado o histórico de preços da ação da Weg, na linha azul, e uma linha reta que vai da sua cotação inicial até a sua cotação atual, na linha laranja.

A moral dessa linha laranja é simular um cenário onde o preço da ação não oscilasse, mas somente subisse em linha reta no longo prazo.

O período do estudo de é de março de 2002 até fevereiro de 2019.

Isso pareceria atraente para qualquer investidor, certo? Afinal você teria ganhos de renda variável com a estabilidade da renda fixa.

ERRADO.

Vamos lembrar aqui que você não vai se dar bem se fizer um único investimento, mesmo que seja o melhor investimento do mundo. Você deve investir sempre, de preferência todos os meses.

Então, o que eu fiz: eu simulei um aporte mensal de mil reais levando em consideração o histórico real de preços da ação da Weg e esse mesmo aporte mensal de mil reais no cenário hipotético em que o preço da ação subiu em linha reta dentro do mesmo período, sem nenhuma volatilidade.

Um aporte mensal nas ações da Weg considerando o cenário real teria acumulado um patrimônio de 1 milhão e 914 mil. Se não houvesse volatilidade, o acúmulo de patrimônio teria sido de 880 mil, menos da metade.

E por que isso ocorre?

Pois a volatilidade permite que você compre muitas ações de uma ótima empresa a um preço muito abaixo do normal.

Se no curto prazo ela assusta alguns, no longo prazo ela é a maior aliada do investidor.

Ame a volatilidade. Compre ações sempre. Se entupa de ações quando os preços caírem.

Invista sempre em ações de boas empresas. Não leva tempo. Bastam poucos cliques.

Saiba quais ações estão boas para comprar agora.

Um abraço e bons investimentos.

Ps.: sexta queda consecutiva na projeção de crescimento para 2019. Assim como você não deve esperar a reforma da previdência para começar a investir em ações, o Banco Central não poderá esperá-la para começar a baixar a taxa Selic.

Martin Kirsten

Economista do GI. Mestre e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investidor desde 2013, já trabalhou no mercado financeiro e assina a newsletter Recado do Economista aqui no GI. É um amante de café e de uma boa culinária.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]