GuiaInvest
Tipos de ações: como escolher o melhor - GuiaInvest

Tipos de Ações: Como Escolher o Melhor

O mercado oferece diferentes tipos de ações. Conheça as opções disponíveis e as principais características que você precisa saber antes de investir.

Ao investir na Bolsa de Valores, além de escolher a empresa, o investidor precisa optar por diferentes tipos de ações. Cada ação possui algumas características específicas que irão definir sua participação na empresa e seus rendimentos.

Então, se você ainda está começando no mundo das ações, fique com a gente e descubra os diferentes tipos de ações e qual o melhor para seu perfil de investidor.

Sobre os tipos de ações

Uma ação pode ser definida como a menor fração de uma empresa. Ou melhor, a menor fração do Capital Social de uma empresa.

Para facilitar a negociação na Bolsa de Valores, as ações são representadas por um código formado por 4 letras e 1 número.

Se você procurar as ações da Petrobras, por exemplo, verá que existem a PETR3 e a PETR4.

Isso acontece porque no mercado brasileiro existem dois principais tipos de ações: as Ações Preferenciais (PN) e as Ações Ordinárias (ON).

Ambas são nominativas, ou seja, o detentor é identificado nos livros de registros da empresa.

As ações ordinárias terminam em 3, já as ações preferenciais, em 4. Nesse exemplo anterior, a PETR3 representa uma ação ordinária da Petrobras e a PETR4, uma ação preferencial.

Ações Ordinárias (ON)

Ações Ordinárias são as mais comuns. Geralmente quando se escuta falar em ações, é dela que estão falando.

Essas ações dão direito ao voto do investidor em assembleias. Essa participação depende da quantidade de ações ordinárias que um investidor possui.

Sendo assim, quanto mais ações, maior é seu poder de decisão. Desse modo, quem tem o maior poder de decisão é o acionista majoritário.

Os detentores dessas ações podem receber dividendos, porém sem a prioridade.

Caso a empresa venha a falir, quem tem ações ordinárias só recebe o dinheiro depois que os detentores de ações preferenciais e credores forem pagos.

Ações Preferenciais (PN)

As ações preferenciais dão preferência aos acionistas no pagamento de dividendos e em caso de liquidação da empresa.

Sendo assim, no caso de falência ou outro evento que leve à liquidação, os detentores de ações preferenciais têm prioridade em recuperar parte dos seus investimentos.

Sem dúvida, a maior vantagem das ações preferenciais é o recebimento de dividendos. É lei que as empresas de capital aberto paguem parte dos lucros para os seus acionistas.

Porém, investidores dessas ações não possuem direito de voto em uma assembleia.

Classes de ações

Além desses dois tipos de ações, as empresas podem personalizar algumas classes de ações conforme as suas necessidades.

Isso pode acontecer quando a empresa decide oferecer diferentes direitos de voto para os acionistas. Dessa forma, são criadas diferentes classes de ações para diferenciá-los.

Quando isso ocorre, as ações de classes diferentes passam a ter outros números no seu código, como 5, 6, 7, e assim por diante.

Se você analisar as ações listadas na Bovespa, poderá encontrar, além dos tipos ON e PN, as classes PNA, PNB, PNC, entre outras.

Um exemplo é a USIM5 (Usiminas PNA) ou Eletrobrás (ELET6 PNB).

Tipos de ações: como escolher o melhor - GuiaInvest

O Melhor Tipo de Ação

Na hora começar a investir vem a dúvida: qual dos tipos de ações é melhor para o meu perfil de investidor?

Primeiramente, é importante que você tenha em mente as principais características de cada ação antes de optar por uma delas.

A liquidez é um ponto que se deve levar em consideração. Geralmente, as ações preferenciais costumam ter maior liquidez. Como são negociadas em maior volume na bolsa de valores, fica mais fácil negociá-las a hora que quiser.

Outra coisa que você deve avaliar é o recebimento de dividendos. As ações preferenciais, além de ter a preferência no recebimento dos dividendos da empresa, recebem mais dividendos do que aqueles que possuem ações ordinárias.

Se você visa o longo prazo e sua Liberdade Financeira, comprar ações preferenciais pode ser uma boa alternativa, mas lembre-se sempre de diversificar o seu patrimônio.

Agora está na hora de montar uma carteira com as ações mais explosivas da Bolsa de Valores para multiplicar o seu capital.

Participe da nossa masterclass inédita e gratuita onde o André ensina um método de multiplicar o seu dinheiro investido em até 1000 vezes.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online]
[Palestra Online]