GuiaInvest

Sociologistas estudam quanto dinheiro é preciso para ser feliz

Cada vez mais pessoas se perguntam: “quanto dinheiro é preciso para ser feliz?”

Se você também já pensou nisso, saiba que não é nenhuma bobagem se preocupar com algo importante assim, ainda mais se você estiver começando a gerenciar seus investimentos.

Por quê? Bem, o primeiro passo para o sucesso financeiro é definir o que você quer. O que é que vai deixar você plenamente feliz.

Pergunte-se: ‘O que eu quero é ter uma aposentadoria confortável? Construir a casa dos meus sonhos sem dívidas? Ou meu desejo é conhecer o mundo todo em um jato particular?’

Quando tiver respondido a perguntas desse tipo, você vai poder saber qual é a melhor maneira de construir, financiar e proteger sua carteira de investimentos para então alcançar o principal objetivo desejado.

Ou seja, para saber quanto dinheiro você precisa para ser feliz, primeiro deve conhecer a si mesmo.

Ser rico não é a mesma coisa de ser feliz

quanto dinheiro é preciso para ser feliz

Existe uma suposição bem popular que você talvez encontre por aí. É a ideia de que felicidade é sinônimo de riqueza.

Mas aí surge uma pergunta: o que é ‘ser rico’?

Mesmo pessoas de uma mesma família podem ter diferentes opiniões sobre o que é ser rico, e é difícil achar uma resposta definitiva, pois é extremamente relativo.

Alguns sociólogos contemporâneos, entre eles o americano Dennis Gilbert, definem pessoas ricas como aquelas que vivem de investimentos (renda extra) e não da renda que vem pela ocupação.

Pensando assim, um médico, mesmo que ganhe R$ 1 milhão de reais por ano em salário, não é tão rico quanto alguém que ganha R$ 1 milhão por ano com ações, títulos, imóveis, fundos imobiliários, direitos autorais ou outras fontes de renda passiva.

Quer saber por quê? Bem, para esses sociólogos o motivo tem a ver com o tempo.

Iremos explicar…

Enquanto o investidor ganha dinheiro mesmo que fique em casa, sem trabalhar, o médico só ganha dinheiro enquanto mantém seu emprego.

Isso porque o investidor coloca o seu dinheiro para trabalhar para si. Enquanto a segunda opção, trabalha para poder ter dinheiro.

Entre essas duas opções, preferimos dizer que, então, o investidor é mais rico do que o médico. Você concorda?

Do mesmo modo, é claro que outras pessoas podem definir ‘ser rico’ de maneiras totalmente diferentes.

E está tudo bem quanto a isso!

Um investidor não precisa ser rico para ser feliz

Porém, precisa gostar do que está fazendo.

Em um grande estudo de economia comportamental, revisado pelo economista ganhador do Prêmio Nobel, Angus Deaton e seu colega Daniel Kahneman, no Centro de Saúde e Bem-Estar da Universidade de Princeton, uma tese importante foi apoiada. 

A ideia é que, na verdade, a maioria das pessoas não tem vontade de ser rica quando precisa trabalhar o dobro em algo que não gosta.

No mesmo estudo inclusive, foi provado que dinheiro até pode trazer felicidade ㅡ mas, se vem de um esforço que você odeia, isso não acontece. O seu dia a dia não se torna melhor só por você ganhar mais dinheiro.

Por outro lado, o seu “bem-estar” está relacionado à como você se sente sobre o que realizou.

Ou seja, quando você ama a sua ocupação, tudo se torna mais fácil e agradável. Se você ama o seu trabalho ou se você ama os seus investimentos, então ganhar mais dinheiro vai sim trazer felicidade.

Pois estará simbolizando o sucesso daquilo que você tem prazer em fazer.

Está ficando claro?

Dessa forma, então, o ideal é você aprender a fazer uma renda extra com algo que traga alegria. Algo que seja tranquilo para você. Como por exemplo, criar o hábito de investir regularmente, como nós ensinamos aqui no GuiaInvest. 

O ato de investir regularmente ajuda você a: 

  • Evitar estresses financeiros, pois o dinheiro uma hora deixará de ser um problema. 
  • Realizar sonhos, pois tudo começa com planejamento
  • Fazer uma Reserva de Emergência, para não ter que se preocupar com imprevistos no orçamento
  • Ter fontes de renda diversificadas, para não depender de um único emprego ou uma fonte de renda perigosa, que pode desaparecer da noite para o dia e colocar sua família em risco.

E este não é um trabalho difícil, nem toma o seu tempo e nem precisa de muito dinheiro, como você pode ver em outros artigos que já escrevemos aqui no blog (links abaixo).

Leia também:
• Investir em ações é arriscado?
• Será mesmo que é preciso muito conhecimento para investir em ações?
• Como Investir em Ações Com Pouco Dinheiro

Encontrando os melhores investimentos para você

quanto dinheiro e preciso para ser feliz

Bem, isso depende do seu perfil de investidor. 

Se você tem um perfil mais conservador, então talvez os títulos do tesouro direto sejam uma ótima porta de entrada para o mundo dos investimentos.

No entanto, neste investimento, você abre mão de um maior retorno pela segurança dos títulos públicos.

Agora, se você deseja se arriscar um pouco para garantir um aumento de patrimônio mais significativo, então você deve optar pelo investimento em Ações.

E veja bem: o risco é extremamente relativo. Pense comigo, você acha muito arriscado dirigir um carro?

E se você não tiver carteira de motorista?

Com o investimento em ações é a mesma coisa. Você só estará de fato correndo riscos se não souber o que está fazendo.

Se você seguir o método GuiaInvest, por exemplo, você elimina significativamente o risco e se tiver determinação, resolve rapidinho a questão de quanto dinheiro é preciso para ser feliz.

Você perceberá que o ato de investir é extremamente prazeroso, e por isso, trará a você muita felicidade (além de dinheiro).

Não há tranquilidade maior do que saber que está cuidando com inteligência do seu patrimônio.

Realizar investimentos que lhe proporcionem uma boa renda extra torna possível que você alcance sua própria Liberdade Financeira.

E dessa forma, você alcançará rapidinho o quanto de dinheiro que precisa para realizar seus desejos, “como construir uma aposentadoria confortável, a casa dos seus sonhos ou conhecer o mundo todo em um jato particular”.

Se é isso que você procura, dê uma olhada na nossa Masterclass Gratuita: Como conquistar sua Liberdade Financeira em 3 simples passos.

Nela o André ensina quanto você precisa investir para ter uma boa renda passiva, mesmo que você ainda não saiba nada sobre investimentos.

Basta escolher um dia, um horário e esperar pela transmissão. Inscreva-se gratuitamente.

Aproveite a parceria do GuiaInvest nessa jornada!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[CONTEÚDO NOVO]
[CONTEÚDO NOVO]