GuiaInvest

Sobre ações e relações

Escolher uma ação é como escolher um relacionamento para a vida.

Antes de ir adiante faço uma advertência: não escolha uma relação para vida como se estivesse escolhendo uma ação.

Esse sim é um erro fatal que pode arruinar a sua vida.

Dado o aviso me permito ir adiante: como todo relacionamento duradouro, a melhor ação que você poderia comprar hoje também está sujeita a altos e baixos, mas é ela que vai proporcionar a você os momentos mais incríveis da sua vida.

E se corriqueiramente questionamos as nossas mais íntimas relações, não há porque não questionar a nossa mais queridinha ação.

Em 2009 as ações da OGX atingiram a cotação de mais de 2 mil e 200 reais, tendo se multiplicado por 10x em menos de dois anos. Muita gente se empolgou. Hoje ela vale 1 real e 63 centavos, uma queda de 99,9 por cento.

Para muitos, foi um casamento precipitado e mal-sucedido. Uma paixão de verão que se transformou em um relacionamento abusivo e degradante.

Por outro lado, há exatos 16 anos atrás uma ação do Itaú custava 39 centavos e hoje custa 13 reais. Uma lua de mel sem fim.

Devemos saber minimamente onde estamos nos metendo. As possibilidades de perdas são tão relevantes quanto as de ganhos. Compreender a essência (valor) é muito mais importante do que entender a aparência (preço).

Warren Buffett traduziu isso com um dos seus geniais bordões: “Preço é o que você paga, valor é o que você leva”. E assim como no mercado de ações, é muito perigoso insistir em relacionamentos que não valham a pena.

Empresas lucrativas, bem geridas e pouco endividadas sempre são as melhores pretendentes para você ficar para o resto da vida, como uma bela parceria. E nós do GuiaInvest temos a missão de ser um “conselheiro amoroso” para os nossos alunos e leitores.

Nossa mais nova aula mostra os 3 simples passos para você conquistar a Liberdade Financeira. Nesta aula, comentamos 4 casos de ações que formaram um casamento perfeito com os seus investidores.

E o melhor, ainda que investir seja algo para longo prazo, com os preços atuais da bolsa brasileira, a fase é muito boa para noivados. Aproveite!

Manoela Soares

Copywriter do GI. Jornalista formada pela PUCRS com MBA em Marketing Digital pela ESPM. Começou a investir quando decidiu que queria viajar para o máximo de lugares possíveis. Apaixonada por viagens (obviamente), arte e boas histórias!

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]