GuiaInvest
Quem é Nassim Taleb?

Quem é Nassim Taleb, e por que ele está chamando a atenção dos grandes investidores?

Muito influente no mercado financeiro, as ideias de Taleb abordam sobre problemas de aleatoriedade, probabilidade e incerteza

Nassim Taleb divide opiniões e não liga para os rótulos que lhe dão. Ora o “guru” que alertou sobre as crises financeiras (e lucrou com elas). Ora distorcido pelos consultores financeiros, Taleb assumiu o risco de defender suas ideias.

Considerado um dos maiores pensadores do setor financeiro, o controverso investidor ensina importantes lições sobre incerteza do mercado, critica os métodos de gerenciamento de risco e dá um “chá de realidade” para quem pensa que é possível prever o mercado.

Concordando ou não com suas ideias, Nassim Taleb é autor de um dos livros mais influentes, The Black Swan (O Cisne Negro).

O livro compõe a coletânea de 5 volumes do autor, intitulada de Incerto, composto por:

Iludidos pelo acaso (2004), A lógica do Cisne Negro (2007), Leito de Procrusto (2010), Antifrágil (2012), Skin in the game (2018).

A coletânea trata da probabilidade, incerteza, erro humano e risco e da tomada de decisão quando não entendemos o mundo.

Quem é Nassim Taleb?

Nassim Nicholas Taleb nasceu em Amioun, uma pequena cidade do Líbano, em 1960. Filho de Nagib Taleb e Minerva Ghosn, teve que lidar cedo com riscos e incertezas quando ele e sua família tiveram que se refugiar na França devido à uma guerra civil no Líbano.

Sua educação foi excelente. Concluiu seus estudos de graduação e pós-graduação na Universidade de Paris. Posteriormente, obteve seu MBA pela Wharton School, ligada à Universidade da Pennsylvania.

Passou a trabalhar em Wall Street como operador de derivativos. Alcançou a Liberdade Financeira com 27 anos, após a Crise de 1987. Nessa época, apostou contra o mercado financeiro, desenvolvendo uma estratégia com derivativos.

A estratégia é arriscada e perdedora na maior parte do tempo, mas, em caso de um black swan, ou seja, um evento improvável e imprevisível, o ganho é altíssimo. Ele também obteve bons ganhos nas crises financeiras de 2000 e em 2008.

Atualmente, Taleb se dedica à vida acadêmica como professor emérito de Engenharia de Risco na Escola de Engenharia Tandon da Universidade de Nova York desde setembro de 2008.

Aleatoriedade e improbabilidade

Em seu primeiro livro “Iludido pelo acaso”: O papel oculto do acaso na vida e nos mercados, originalmente Fooled by Randomness: The Hidden Role of Chance in Life and in the Markets, Nassim Taleb aborda sobre a subestimação do papel da aleatoriedade na vida.

Taleb critica a visão geral que se tem sobre o sucesso nos mercados. Dessa forma, propõe que precisamos aceitar que a sorte tem papel decisivo nos resultados, seja nos mercados ou na vida.

Seu segundo livro, The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable, em português, A Lógica do Cisne Negro, ficou 36 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times e foi traduzido para 31 idiomas.

Quem é Nassim Taleb?

The Black Swan fala sobre eventos imprevisíveis. Aqueles que estão além de nossas capacidades de previsão e que causam grande transformação e impacto.

Antes da descoberta do cisne negro, sua existência era desconhecida. Acreditava-se que todos os cisnes eram brancos. Porém, não importa quantos cisnes brancos são observados, não é possível provar que todos os cisnes são brancos. Tanto que uma única observação de um cisne negro invalidou a teoria de que todos eram brancos.

Assim como no caso do cisne negro, não é possível analisar e avaliar todas as variáveis da nossa realidade.

Na história da humanidade temos vários cisnes negros. Ou seja, eventos que fogem do nosso controle ou expectativa, tais como: guerras, epidemias, invenções e etc.

Esses eventos imprevisíveis e inevitáveis também modelam o mercado financeiro e Nassim Taleb aproveitava para ganhar dinheiro com eles. Foi o caso das crises financeiras.

Antifrágil

O livro Antifrágil, Antifragile: Things That Gain from Disorder, de Nassim Taleb é tema de bastante discussão no mercado financeiro. Nele, Taleb faz uma analogia e ajuda as pessoas a lidarem com os riscos e incertezas nos mais diversos âmbitos de nossas vidas.

Em geral, tendemos a fugir do risco. Porém, segundo o autor, o que dita o nosso futuro é como lidamos e encaramos o risco. E se nos tornarmos antigfágeis, podemos ganhar com o imprevisto e com caos.

O termo antifrágil foi criado por Nassim Taleb e corresponde ao oposto de frágil, ou seja, algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada.

Para Taleb, todos os sistemas podem ser categorizados em: Frágil, robusto e antifrágil. Sendo que coisas frágeis perdem com a volatilidade, coisas robustas resistem e coisas antifrágeis se beneficiam disso.

Essa visão de mundo também é aplicada no mundo das finanças e fala sobre não fugir do risco.

Sua ideia mais consagrada, conhecida como estratégia Barbell, propõe alocar a maior parte dos recursos (cerca de 60-90%) em investimentos de baixo risco, como renda fixa e ações de empresas consolidadas. A parcela restante (cerca de 10-30%) diversificar em investimentos de alto risco, como ações de pequenas empresas.

A ideia é ser conservador e agressivo ao mesmo tempo. Dessa forma, o investidor protege parte do seu capital, porém, pode se beneficiar com altos ganhos quando acontecem os cisnes negros.

Skin the game

Skin in the Game: Hidden Asymmetries in Daily Life, é o último livro da coletânea de Nassim Taleb.

Em tradução literal “pele no jogo” o nome remete à expressão “tirar o seu da reta”.  Taleb critica os charlatões do mercado que segundo ele são aqueles especialistas de investimento que dão conselho de investimento, mas não colocam o próprio dinheiro nos produtos recomendados.

 

Para Nassim Taleb os investidores precisam ter sorte e só obterão sucesso dessa forma. Essa ideia acaba distorcendo a visão do mercado e, assim, afastando possíveis investidores.

É inegável que sorte pode ajudar, mas mais do que isso, investir em ações requer uma análise dos fundamentos das empresas, para selecionar aquelas com melhor potencial. Assim, no longo prazo, não será necessária sorte e sim estudo.

Agora que você aumentou seu conhecimento sobre investimentos, descubra 7 asneiras que as pessoas falam sobre a bolsa de valores.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]