GuiaInvest

Qual a maneira mais segura de investir?

Veja como fazer um investimento seguro, sem correr riscos desnecessários e evitando os erros mais comuns que os investidores cometem.

Muitas pessoas têm medo e insegurança de começar a investir. Isso é normal, mas existe uma maneira mais segura de investir e alcançar o sucesso esperado.

O mercado de ações é uma ferramenta poderosa na geração de riqueza no longo prazo. Sem dúvida é a melhor e mais eficiente maneira de se alcançar a Liberdade Financeira.

O melhor, é que a Bolsa de Valores é democrática. Não é preciso ter uma mente brilhante ou muito dinheiro para conquistar o sucesso nos investimentos.

Porém, ainda assim existe uma parcela significativa de pessoas que fracassam miseravelmente. Existem diversas formas de perder dinheiro na Bolsa quando se investe de maneira errada.

Por isso, te ensinamos uma maneira mais segura de investir para que você se torne um grande investidor.

Os erros mais comuns de quem perde dinheiro na Bolsa

Escolher as ações da “moda”

O mercado de ações é repleto de modismos. De tempos em tempos, aparecem boatos de “ações do momento”, “fórmulas milagrosas”.

Um dos maiores erros que os investidores cometem é fazer seus investimentos baseadas em dicas sem fundamentos.

Assim, ao invés de selecionar empresas boas, acabam sendo influenciados pelo comportamento de manada e escolhendo os chamados micos da bolsa.

Uma maneira mais segura de investir é desenvolver sua própria estratégia e ser fiel ao que acredita.

Em geral, somos fortemente influenciados pela opinião das outras pessoas, porém, um investimento seguro não está baseado em bolhas especulativas. Portanto, não siga a manada.

Querer ganhar dinheiro rápido

A maioria das pessoas começam a investir na bolsa esperando por resultados rápidos. Com essa ânsia de lucrar da noite para o dia, acabam se frustrando quando descobrem que não é assim que funciona.

Para lucrar na bolsa é preciso ter paciência. Se você for ver, os maiores investidores da Bolsa de Valores são senhores de cabelos brancos e não jovens especuladores.

Não espere ganhar dinheiro rápido. Assim você não estará investindo e sim, especulando. Existe uma grande diferença entre investir e especular.

É por causa das especulações e da esperança de ganhar dinheiro rápido que a Bolsa de Valores ganhou a fama de ser tão arriscada.

No curto prazo os movimentos do mercado são aleatórios e você pode ser pode ser muito arriscado caso você invista pensando em ganhar dinheiro rápido.

Invista de forma séria e mais segura possível

Depois que você entende os riscos de se investir é possível aprender a contorná-los e assim, fazer um investimento seguro.

Para investir de forma segura, devemos seguir alguns princípios e entender que enriquecer na Bolsa é um processo que deve ser construído aos poucos.

Selecione empresas boas e com bons fundamentos

Ter sucesso nos investimentos passa por saber escolher os papéis para compor a sua carteira.

Selecionar boas ações é algo que exige muito estudo, disciplina e dedicação.

Podemos considerar uma empresa boa aquela que gera lucro e distribui dividendos aos seus acionistas.

Warren Buffett, o investidor mais bem-sucedido de todos os tempos, nos ensina que a maneira mais segura de investir é comprando ações de empresas sólidas, com histórico consistente e boas perspectivas do mercado.

No Brasil, Luiz Barsi faz a mesma coisa: compra ações de boas empresas e investe no longo prazo.

Veja a Bolsa de Valores como uma oportunidade de crescer junto com as empresas, pois quanto maior o lucro da empresa, maior a distribuição de dividendos.

Invista no longo prazo

Investir em ações no curto prazo envolve mais riscos e pode trazer grandes prejuízos. As ações são investimentos de renda variável e, portanto, estão sujeitas a oscilações que não necessariamente representam o futuro da empresa.

Porém, investir em no longo prazo é uma forma bem mais segura de investir e capaz de gerar retornos atrativos independentemente da situação do mercado.

Isso, porque, historicamente, mesmo em períodos de retração, a Bolsa de Valores se mostrou como um bom investimento quando com uma boa estratégia.

Um investimento seguro em ações é a estratégia chamada de “buy and hold”, ou seja, você compra ações de boas empresas e as mantém por um longo período.

Empresas sólidas tendem a manter um crescimento contínuo e lucros sólidos crescentes. Assim, reinvestindo esses dividendos, no longo prazo seu retorno poderá alcançar grandes marcas.

Tenha uma reserva financeira

Quer começar a investir e traçar seu caminho rumo à Liberdade Financeira? Ótimo! Essa é uma excelente escolha. Mas antes de começar a investir, comece a poupar de modo que você tenha uma reserva financeira.

Não comprometa dinheiro que você poderá ter que utilizar pelos próximos 5 anos em ações.

É muito mais seguro e prudente você construir uma reserva financeira em investimentos de renda fixa, do que ter que vender suas ações e possivelmente perder dinheiro porque precisa usá-lo para alguma emergência.

Uma boa porcentagem é começar a investir cerca de 10% do seu patrimônio em ações.

Diversifique sua carteira

Uma carteira de investimentos sólida, diversificada e visando o longo prazo é uma ótima estratégia para você ficar mais tranquilo e reduzir os riscos de investir em ações.

Diversificando suas ações você protege seu investimento de possíveis oscilações negativas, ao mesmo tempo que possibilita maiores rentabilidades.

Uma estratégia é combinar na sua carteira ações, títulos públicos, fundos de renda fixa. Assim, você tira o melhor de diferentes modalidades de investimento.

 

Você sabe o que a regra número um pode fazer por você? Te convido a descobri a única regra que você precisa seguir para não perder dinheiro na bolsa.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]