GuiaInvest
Quais os Riscos de Investir em Ações

Quais os Riscos de Investir em Ações?

O mercado de ações é conhecido por ser muito arriscado, mas sabendo identificar cada um dos riscos e como contorná-los, você pode acabar ganhando muito dinheiro. Saiba como!

Um dos principais riscos de investir em ações envolve o próprio investidor. Se você continua achando que investir em ações é muito arriscado, saiba que existem alternativas para contornar essa situação.

Já falamos aqui sobre os riscos inerentes às ações, tais como risco de liquidez, de mercado, entre outros. Mas, os riscos relacionados ao investidor?

“O maior inimigo do investidor é ele mesmo”, já dizia Warren Buffett.

Os investidores, principalmente os iniciantes podem cometer alguns erros que aumentam os riscos de investir em ações. O primeiro deles é confundir investimento com aposta e esperar resultados imediatos.

Um lucro muito alto em um curto espaço de tempo, na grande maioria das vezes, não existe.

Desconfie também de ofertas milagrosas. Não existe milagre no mercado de ações e sim, estudo e busca por conhecimento para tomar as melhores decisões e minimizar os riscos.

Neste artigo iremos explicar um pouco sobre os principais riscos do investimento em ações e uma alternativa muito bacana para você que deseja contorná-los com eficiência e agilidade.

Confira!

Os Riscos de Investir em Ações

1) Especular

Se você vive na espera de uma mudança de preço de uma ação, para comprar aqui e vender logo em seguida, você é um especulador.

Lamento informar, mas especular na Bolsa pode acabar com o seu dinheiro.

Enquanto você especula e faz muitas movimentações por mês, não é você quem enriquece. Mas sim a corretora, com todas as taxas dessas transações.

Essa é uma prática muito arriscada, ainda mais para quem está começando ou não tem conhecimento e tempo suficiente para acompanhar 24 horas o sobe e desce do mercado.

É por causa dessa estratégia, também conhecida como day trade, que a Bolsa de Valores tem a fama de ser tão arriscada.

2) Excesso de confiança

Achar que você sabe tudo é um grande risco ao se investir em ações. Confiança é bom, mas o excesso nos leva a decisões precipitadas.

Um erro que o excesso de confiança pode causar é investir sem analisar os fundamentos das empresas.

Para minimizar o risco de um investimento você sempre precisa analisar o contexto da companhia escolhida, o cenário econômico, bem como outros fatores.

Isso nos leva ao próximo erro…

Quais os Riscos de Investir em Ações

3) Ausência de metodologia

Existem diversas maneiras para avaliar se o investimento é teoricamente bom ou ruim. Inclusive nós falamos de um tipo de análise de ações em outro artigo aqui no blog.

Não estamos falando aqui de qual método é melhor. O grande problema na verdade é não ter nenhum.

Para minimizar os riscos de investir em ações você precisa de um método para avaliar as melhores empresas, algo que te guie.

Dificilmente você terá sucesso se mudar constantemente seus métodos. Trace sua estratégia e foque nela, sem deixar que a emoção defina suas decisões.

4) Não segurar a emoção

Você poderá perder dinheiro facilmente se não tiver seus objetivos bem traçados antes de investir, se não tiver pulso firme para aguentar as variações do mercado.

Quando falamos de investimentos, as emoções estão longe de auxiliar a tomada correta de decisões.

Para investir em ações você precisa saber que no longo prazo, historicamente, o mercado tende a ser positivo e crescente. Sempre foi assim na história.

Agora, no curto prazo, ele sobe e desce. Então se você não tiver segurança para controlar suas emoções nos momentos de queda, pode realmente se tornar um investimento arriscado.

5) Não diversificar seus investimentos

Quer ganhar dinheiro com ações e alcançar a Liberdade Financeira? Então você precisa entender que diversificar é a palavra de ordem.

A diversificação é uma ótima estratégia para você ficar mais tranquilo e reduzir os riscos de investir em ações.

Uma carteira de investimentos sólida, segura, permite a proteção do seu investimento em caso de oscilações, ao mesmo tempo que possibilita maiores rentabilidades.

Diversificando suas ações você elimina potencialmente o risco pois, enquanto algumas podem sofrer oscilações negativas, outras certamente estarão oscilando positivamente, o que acaba compensando no final.

Mas se ainda assim você se sentir inseguro

A gente tem uma solução.

Mesmo com todos os nossos conteúdos diários, percebemos que boa parte dos nossos seguidores ainda não consegue reunir tempo e disposição para analisar as ações e assim eliminar o máximo possível do risco na hora da compra.

Todos os dias recebemos milhares de emails pedindo indicações de quais ações comprar, ou qual nota nós daríamos para determinada ação.

Pensando nisso o André reuniu em um rápido vídeo de apenas 7 minutos como você pode fazer uma rápida análise de uma determinada ação em apenas um clique.

São os 7 minutos que irão facilitar a sua vida de investidor para frente. Não perca!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online]
[Palestra Online]