GuiaInvest

Quais os melhores investimentos que existem?

Existem vários tipos de aplicações financeiras. Confira os melhores investimentos para gerar uma renda passiva e alcançar seus objetivos.

Dentre tantas opções, uma das maiores dificuldades do pequeno investidor é encontrar os melhores investimentos para seu perfil e objetivo financeiro.

Existem ótimas opções que oferecem rentabilidade bem maiores do que a poupança e ainda são fáceis de operar.

Então, antes de investir, você precisa conhecer melhor alguma delas. Dessa forma, conseguirá investir com mais sabedoria e, consequentemente, as chances de alcançar seus objetivos será maior.

Para melhorar cada vez mais sua atuação nos investimentos, a dica é montar uma carteira diversificada que esteja de acordo com o que deseja.

Classificamos os investimentos em 2 tipos: os de renda fixa e de renda variável.

Qual desses dois são os melhores investimentos? Depende do seu perfil de investidor e objetivos.

Cada um deles possui suas particularidades. Se você tiver o perfil mais agressivo, os investimentos de renda variável poderão compor boa parte do seu portfólio. Caso seja mais conservador, uma porcentagem maior de investimentos de renda fixa são indicados.

Porém, afim de diversificar a carteira, é aconselhável mesclar as duas opções.

Confira um resumo dos melhores investimentos para te ajudar a escolher as opções mais viáveis para você.

Ações

Ação é definida como o menor pedaço de uma empresa que pode ser adquirido. Negociadas na Bolsa de Valores por intermédio de uma corretora, as ações são o principal ativo de renda variável.

Começar a investir em ações não é difícil. Aqui no blog do GuiaInvest ajudamos você a iniciar no mercado das ações e alcançar a sonhada Liberdade Financeira.

Ao comprar ações de uma determinada empresa, você passa a ser sócio dela e pode receber parte dos lucros por meio dos dividendos.

Além desses pagamentos periódicos, ao investir em ações você também pode ganhar dinheiro por meio da venda de ações que valorizam.

A principal vantagem de investir em ações é o alto potencial de retorno. É sem dúvida o melhor investimento para fazer seu dinheiro multiplicar.

A desvantagem fica por conta dos riscos, existentes em qualquer investimento de renda variável. Porém, estes podem ser facilmente controlados.

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são uma maneira de começar a investir na bolsa de valores, principalmente para aqueles que ainda não se sentem preparados para assumir sozinho as rédeas de todas as suas movimentações no mercado.

Nos fundos de investimento, você compra uma cota de uma carteira de ações administrada por um gestor especializado. Dessa forma, o investidor não precisa se preocupar com as oscilações do mercado nem onde irá alocar seus recursos.

Há diversos tipos de Fundo de Ações operando no país. Em geral, eles podem ser classificados de acordo com o tipo de gestão e estratégia.

A divisão dos lucros é realizada de maneira proporcional a quantidade de cotas adquiridas. O investidor pode, a qualquer momento, resgatá-las, as quais serão repassadas juntamente com os rendimentos recebidos no período descontando os tributos/taxas.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público emitido pelo Governo Federal. Na prática, ao comprar um título público o investidor emprestar dinheiro para o Governo. Em troca, receberá na data do vencimento o seu dinheiro de volta, acrescido dos juros.

O Tesouro Direto é um dos melhores investimentos de renda fixa devido a sua alta liquidez, rendimento e segurança.

O valor mínimo para investir é mais baixo do que outros ativos, sendo possível encontrar títulos a partir de R$ 30,00.

Dentre as opções de títulos públicos, temos o prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA.

LCI e LCA

LCI e LCA são investimentos de renda fixa emitido pelos bancos, através dos quais as instituições captam recursos para financiar atividades do setor imobiliário e do agronegócio, respectivamente. Ou seja, você empresta dinheiro para o banco e, em troca, recebe juros.

Essas duas modalidades são melhores investimentos do que a poupança. Além disso possuem isenção no Imposto de Renda para pessoas físicas e são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito para valores de até R$250 mil reais por CPF.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido pelos bancos com a intenção de financiar suas atividades

Dentre as alternativas, o CDB se torna uma opção alternativa à poupança, com maior rentabilidade e liquidez diária.

Existem, em geral, 3 tipos de CDB´s, o prefixado, pós-fixado e o atrelado à inflação. Este investimento também é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito no limite de 250 mil reais por CPF e por instituição financeira.

Debêntures

De forma semelhante do que acontece no Tesouro Direto ou CDBs, as debêntures também são título de dívida, mas dessa vez, quem emite os títulos são empresas.

Assim, ao comprar os títulos da empresa, o investidor empresta dinheiro à companhia em troca do recebimento do dinheiro acrescido de juros.

Existem dois tipos de debêntures: a simples e a conversível em ações. Dessa forma, comprador pode ficar com o título até que seja reembolsado, pode vendê-lo antes ou converter as debêntures em ações.

Apesar do rendimento maior do que a poupança, as debêntures possuem um risco maior do que os Títulos Públicos e CDB´s, por exemplo, uma vez que não são garantidas pelo FGC.

Como escolher os melhores investimentos?

Os melhores investimentos são aqueles que estejam alinhados ao seu perfil de investidor e objetivo.

Para isso, devemos avaliar qual a sua a tolerância e capacidade a correr riscos, bem como a liquidez você quer para seus investimentos.

É válido lembrar que ativos que possuem menor liquidez, geralmente possuem rendimentos maiores. Assim como os riscos costumam ser proporcionais aos ganhos.

Nosso conselho é diversificar as carteiras de investimento. Investir somente em um único ativo é extremamente arriscado.

Ao montar uma carteira bem diversificada com ações, fundos imobiliários e títulos de renda fixa por exemplo, você pode reduzir os riscos e aumentar o potencial de retorno.

 

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]