GuiaInvest

Princípios do bilionário Ray Dalio para investir

Ray Dalio é um homem de “Princípios”. Para ele, a vida, gestão, economia e seus investimentos são sistematizados. Veja os princípios que ajudaram o bilionário americano a alcançar o sucesso.

Fundador da empresa de investimentos Bridgewater Associates, Ray Dalio tem sua fortuna avaliada em cerca de R$ 18 bilhões e ocupa a 67ª posição da Forbes dos homens mais ricos do mundo.

E nesse artigo você vai descobrir os segredos por trás da brilhante mente desse bilionário para obter o sucesso financeiro.

O interesse de Dalio pelo mercado financeiro surgiu ainda na adolescência. Com apenas 12 anos fez seu primeiro investimento bem-sucedido comprando ações da companhia aérea Northeast Airlines.

Graçar ao lucro, ele percebeu que o mercado financeiro era uma grande oportunidade de obter sucesso e decidiu buscar ainda mais conhecimento nessa área.

Se formou em finanças pela Long Island University e concluiu MBA pela Harvard Business School.

Em 1975 fundou sua empresa em seu apartamento de dois quartos em nova York. 30 anos depois, a Bridgewater Associates alcançou o posto de maior fundo hedge do mundo.

Ray Dalio é um homem que acredita muito em princípios e acredita que por causa deles é que chegou onde chegou.

Os princípios do bilionário Ray Dalio são baseados na “verdade e transparência radical” e se tornaram o ideal da cultura da sua empresa.

Esses princípios sempre foram algo interno da companhia, sendo inclusive motivo de desconforto em alguns funcionários. Uma vez que praticamente todas as reuniões são gravadas para que posteriormente os funcionários possam vê-las.

Em 2011, Dalio publicou uma versão resumida dos seus princípios na internet para ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos de vida. A cópia fez tanto sucesso que se transformou em livro: “Principles: Life & Work”.

Veja a seguir os princípios do bilionário Ray Dalio para investir e obter o sucesso financeiro:

Encare a realidade

Segundo Dalio, você deve parar de viver no mundo de ilusões para evitar frustrações. Ao invés disso, deve abraçar a realidade e lidar com ela da melhor forma possível.

Muitas pessoas não querem aceitar a realidade quando esta não coincide com suas expectativas. Você não é mais especial que os outros. Aceite a realidade.

Ray Dalio é um realista, transparente com suas opiniões e pensamentos. Segundo ele, isso o ajuda a responder aos desafios de maneira oportuna, pois assim consegue achar o melhor caminho para realizar seus objetivos.

Tenha a mente aberta

Não tenha preconceito e esteja aberto para aceitar feedbacks dos outros para ter acesso as melhores oportunidades. Para Dalio, um dos maiores obstáculos para a tomada efetiva de decisões são o ego.

Aceite que você não está sempre certo e que outras opiniões podem te mostrar a realidade que você não quer ver.

Controle as emoções

Aprender a controlar as emoções, é fundamental para que você possa alcançar o sucesso nos investimentos. As emoções atrapalham na hora de tomar decisões eficazes.

Por isso, analise friamente as informações e o que está acontecendo a longo prazo. Isso vai fazer você antecipar os grandes movimentos no mercado.

Aprenda com os erros

Erros são inevitáveis ao longo do caminho, uma vez que a realidade consiste em diversas pedras no caminho. Por isso, use os seus erros para se aperfeiçoar.

Falhas e derrotas dolorosas ao longo do caminho são inevitáveis. O mais importante é aprender com seus erros. Por mais dolorosas que sejam as derrotas, faça delas seu combustível para produzir resultados ainda melhores.

5 etapas para o sucesso segundo Ray Dalio

O milionário Ray Dalio acredita que para alcançar o sucesso é necessário passar por cinco etapas:

  1. Estabelecer metas claras
  2. Identificar os problemas e usar estes para melhorar
  3. Entender as causas do problema
  4. Desenvolver um plano
  5. Fazer o seu melhor

Alcançando a Liberdade Financeira

O primeiro passo para aplicar os princípios de Ray Dalio para investir é decidir o quanto você quer ter no futuro. Para isso, estabeleça metas claras.

Você sabe quanto dinheiro você precisa para viver de renda? Com o que tem hoje, quanto tempo consegue viver sem ter nenhuma renda? Você tem alguns meses ou anos de segurança financeira?

Tenha essas perguntas respondidas. Se não tem o suficiente, de quanto precisa?

Quando começou a trabalhar, Dalio fez como meta guardar uma quantia suficiente para viver seis meses sem nenhuma renda.

Mais tarde, ao começar a pensar nas necessidades dos filhos, foi aumentando essa meta e se organizou para alcançar essa quantia.

O próximo passo é decidir o que fazer com esse dinheiro. Fazer render através dos juros compostos, é claro!

Para isso, crie uma carteira de ativos diversificada. Ações, títulos públicos, renda fixa, são muitas opções para diversificar.

E por último, aprenda com os ciclos do mercado.

Dados históricos da economia e do mercado de ações mostram um padrão. Após a crise financeira dos Estados Unidos em 2008, os mercados se recuperaram da recessão e deram início a um grande momento de alta.

Quem investiu em ações, obteve grandes retornos. Os mais cautelosos, perderam a chance.

O mesmo acontece no Brasil. Este é o melhor momento para investir em ações no Brasil! Aproveite esse momento para aplicar os princípios de Ray Dalio e fique mais perto de sua Liberdade Financeira.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]