GuiaInvest

Piores Investimentos Que Os Bancos Indicam Para Você

Você tem dinheiro aplicado no banco? Possivelmente você está perdendo dinheiro.

Quer viver de renda? Fuja dos investimentos no banco e pense em outros meios para investir o seu dinheiro.

Seu dinheiro está parado na poupança? Ou em outros investimentos no banco com a indicação do seu gerente?

O banco ganha muito dinheiro oferecendo diversos produtos que muitas vezes não condiz com o perfil de investidor do cliente.

São seguros de vida, previdência privada com altas taxas de administração, consórcios, investimentos pouco rentáveis, fundos com taxa de administração gigantesca, etc.

Boa parte das pessoas investe no banco por comodidade, mas talvez não saibam que ao fazer isso estão perdendo dinheiro!

É importante saber que existem inúmeros produtos disponíveis no mercado com um rendimento muito melhor, taxas mais baixas e a mesma segurança.

Fuja dos investimentos nos grandes bancos

Você sabia que os 5 maiores bancos brasileiros são as empresas mais lucrativas do Brasil? E se de um lado tem alguém ganhando muito dinheiro, do outro alguém está perdendo: você.

Cerca de 95% dos investidores brasileiros tem seus recursos financeiros alocados nos bancos. Provavelmente com altas taxas, baixo rendimento e poucas opções.

É importante que o investidor saiba que existem diversas opções que vão além do CDB do banco onde é correntista.

O problema é que os grandes bancos do Brasil têm sua plataforma fechada. Assim, através deles, você só consegue investir em produtos do próprio branco.

Além disso, cada banco tem suas metas internas a serem batidas. Desse modo, dificilmente você terá bancos interessados em lhe oferecer produtos financeiros com boa rentabilidade. Ou ouvir seu gerente ou algum funcionário do banco lhe oferecendo para investir no Tesouro Direto.

O banco está interessado a oferecer aplicações que favoreçam a própria instituição. Assim, oferecem CDB’s/LCI’s/LCA’s rendendo bem abaixo do CDI, fundos de investimentos e previdências privadas com altas taxas. Isso sem falar dos títulos de capitalização, consórcios e seguros, produtos que não tem nada a ver com investimentos.

Por que você deve tirar seu dinheiro do banco:

Altas Taxas

As taxas são, sem dúvida, uma das maiores fontes de recursos financeiros dos bancos e incidem sobre os mais variados tipos de operações financeiras.

Nos referindo apenas a investimentos no banco, as altas taxas prejudicam e muito a sua rentabilidade.

Altas taxas de carregamento na previdência privada, de administração nos fundos de investimento, e muitas outras que o cliente nem sabe da existência.

Milhões de brasileiros investem em fundos de investimento nos bancos cujo retorno será muito menor do que as taxas que a instituição cobra para gerir o fundo.

Ou seja, quem fica com a maior parto do lucro é o banco!

Casos assim são mais comuns do que se pensa. Determinado banco chega a cobrar 5,5% de taxa de administração do fundo. Considerando a Selic atual, o banco obtém um lucro mais de 300% maior do que o do investidor.

Baixa Rentabilidade

Assim como as altas taxas, uma baixa rentabilidade também compromete bastante a conquista dos seus objetivos financeiros.

A poupança é o investimento mais popular entre os brasileiros, mas rende somente 70% da Selic, não mais do que 4,5% ao ano. O que é muito pouco.

Vendidos como uma opção melhor, temos os CDBs, que nos bancos grandes pagam cerca de 85% a 90% do CDI. Quando podem ser encontradas em bancos menores alguns CDBs a 120% do CDI. O mesmo ocorre com os LCIs e LCAs.

Agora o pior dos produtos: os Títulos de Capitalização. Se você tem conta em banco, com certeza já te ofereceram algum.

Essa é a pior das armadilhas dos investimentos no banco. Na verdade, o título de capitalização nem pode ser chamado de investimento.

O cliente fica anos perdendo com o dinheiro parado na esperança de ser sorteado. Enquanto que poderia usar esse dinheiro para gerar um rendimento real.

Conflito de interesses

Seu gerente não é seu assessor de investimento. Além de não ter o conhecimento nem o tempo para sugerir uma carteira de investimentos adequada às necessidades específicas de cada cliente, ele é funcionário do banco.

Dessa forma, ele também tem metas a serem cumpridas e entregues ao seu contratante, nesse caso, o banco. E é aí que ocorre um conflito de interesses.

Como o banco não possui um leque tão grande de investimentos, o gerente normalmente tem uma carteira de opções que são oferecidas a todos os clientes, não dando tanta importância ao perfil do correntista.

Os investimentos no banco são excelentes apenas para os donos do banco. Para os investidores, significa prejuízo.

Existem opções melhores

Existem alternativas melhores do que os investimentos no banco. Você pode investir com a mesma segurança, com taxas menores e rendimentos bem maiores.

A principal arma para alcançar a Liberdade Financeira é o conhecimento!

Considerar outras aplicações. Investir nelas pode ser mais simples do que parece, sendo possível alcançar ótimos rendimentos.

Tire seu dinheiro do banco. Esqueça a poupança e invista no Tesouro Direto, por exemplo, que tem rendimento melhor e maior segurança.

O melhor a fazer é diversificar seus investimentos entre renda fixa e renda variável. Assim, você tira o melhor de diferentes modalidades de investimento.

Conforme for adquirindo conhecimento no mercado, comece a investir em ações. A bolsa de valores é uma ferramenta poderosa na geração de riqueza no longo prazo.

Fuja dessas pegadinhas e saiba como não ser um idiota na bolsa de valores. Assista a palestra gratuita que mostra as 7 idiotices cometidas no investimento com ações.

 

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.