GuiaInvest

Pessoas comuns, ganhos extraordinários

O título desse artigo não é por acaso. Sequer é fruto da minha falida criatividade.

Antes de você entender onde quero chegar, peço um minuto da sua atenção para justificar…

Aqui faço uma pequena homenagem ao livro “Ações comuns, lucros extraordinários” de Philip Fisher, escrito em 1958, mas que contém princípios de investimento em ações brutalmente atuais.

Nessa obra, Fisher prega o investimento em ações de empresas comuns, mas de destaque, com um repertório de crescimento de suas vendas e de seus lucros, além de foco em companhias com boas perspectivas de futuro.

Fisher não comprava ações por estarem baratas, o foco era na qualidade das companhias, para carregá-las em seu portfólio por décadas.

Uma empresa como a Ambev talvez seja o melhor retrato da filosofia de Fisher aqui na bolsa brasileira. Faço o disclaimer de que não estou recomendando a compra, tampouco possuo essa ação.

O que quero dizer aqui é que ações de empresas comuns ao cotidiano das pessoas podem ser responsáveis por processos intensos de valorização na bolsa.

Minha intenção aqui não é contar todas as lições que o livro traz, mas recomendo fortemente a leitura do mesmo.

“Tá, mas o que as pessoas têm a ver com isso?”

Afirmo com convicção: a bolsa de valores é um ótimo lugar para pessoas comuns investirem. Assim como empresas comuns podem ter lucros extraordinários, pessoas comuns também podem ter ganhos extraordinários.

Quando falo de “pessoas comuns” me refiro a dentistas, veterinários, estudantes universitários que já tenham alguma renda, arquitetos, motoristas de aplicativos… gente como a gente, que acorda cedo e trabalha até tarde de segunda a sexta.

Sei que a grande maioria das pessoas ainda sente na pele uma crise econômica que já se estende por cerca de 4 anos e para muitos pensar em bolsa de valores agora pode parecer absurdo.

Eu compreendo perfeitamente, mas entenda meu ponto…

Quem aguentou firme até agora, está muito forte para o que vem a seguir.

Empresas comuns que aguentaram todo esse período de crise estão mais preparadas do que nunca para sobreviver e crescer nos próximos anos.

E nada impede que essas pessoas comuns e essas empresas comuns, que apenas estão vivas e prontas para crescerem, se encontrem e formem uma união para a vida toda.

O que separa essas pessoas e essas empresas são alguns poucos reais. Em tempos de corretagem barata, qualquer pessoa comum que tenha R$ 100,00 sobrando pode se associar às melhores e mais tradicionais empresas que sejam negociadas na bolsa.

Unindo uma estratégia de longo prazo, com empresas comuns e de qualidade, investindo com frequência e evitando os 7 erros que fazem as pessoas perder dinheiro na bolsa, dá para qualquer brasileiro que já poupa dinheiro tomar o rumo da liberdade financeira.

Pessoas comuns, ganhos extraordinários. Não é preciso nada de mirabolante para se destacar.

Segunda (16) o Boletim Focus do Banco Central trouxe uma expectativa de inflação para o final do ano menor do que a projetada na semana passada: de 4,17% para 4,15%.

Coisa pouca.

Para 2019, a expectativa é que tenhamos uma inflação de 4,10%.

Mesmo com a greve dos caminhoneiros que puxou para cima os índices de preço do mês de junho, temos um horizonte de inflação baixa para os próximos anos.

Ainda assim, a corrida eleitoral deve dar uma bagunçada nessas projeções nas próximas semanas.

Um abraço e até semana que vem.

PS.: uma pergunta comum que fazem: acumular patrimônio ou viver de renda de dividendos?

Dá para fazer os dois ao mesmo tempo, mas só vive de renda quem já tem patrimônio. Mas também nada impede você de usar os dividendos como uma renda complementar.

Da mesma forma, quem está em fase de acumulação de patrimônio também recebe dividendos, mas a ideia é reinvesti-los.

Para quem quiser entender um pouco mais de cada assunto, sugiro os seguintes conteúdos:

  1. o 2º Workshop da Liberdade Financeira está acontecendo essa semana e com ele você pode entender como montar um patrimônio na bolsa de valores. Ao longo de 3 vídeos (que saem do ar no domingo às 23h59) é revelada em mais detalhes a estratégia de investimentos.
  2. depois de muito eu insistir com o André, ele aceitou colocar novamente no ar o Masterclass de Dividendos. Esse vídeo na minha modesta opinião é o Santo Graal do investimento em ações. Já ouvi de diversos alunos que é como uma pílula de conhecimento… e eu concordo com eles.

PS2: acabou a Copa. Agora é voltar a vida real. Você já começou a guardar dinheiro para ir para o Catar em 2022?

Martin Kirsten

Economista do GI. Mestre e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investidor desde 2013, já trabalhou no mercado financeiro e assina a newsletter Recado do Economista aqui no GI. É um amante de café e de uma boa culinária.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira