GuiaInvest
onde investir em 2019

Onde investir em 2019? Confira 4 tendências de investimento!

O que esperar do novo cenário político brasileiro? Descubra neste artigo as principais tendências para decidir onde deve investir em 2019.

O início do ano é sempre uma época que exige atenção por parte dos investidores. Afinal, esses períodos podem gerar mudanças no cenário econômico e tornar o mercado mais propício para algumas aplicações e mais inseguro para outras.

E quando a virada no calendário traz alterações também no plano político, estar atento aos prognósticos é fundamental.

Motivados pelos projetos econômicos do novo governo, os analistas apontam que o próximo ano oferecerá boas oportunidades para quem pretende fazer seu dinheiro render.

E você, já sabe onde investir em 2019?

Para ajudá-lo, preparamos este artigo com o intuito de mostrar quais são as 4 tendências em investimentos que merecem atenção. Continue a leitura!

Veja as previsões da economia para o próximo ano

Na esperança de dias favoráveis ao mercado, muitos investidores já projetam suas ações para o ano que se inicia. O Banco Central, ao perceber a tendência de aquecimento da economia, reduziu a previsão de definição da taxa Selic de 8% para 7,5% — índice que é usado para referenciar as taxas de juros praticadas no país.

Por ser um grande estímulo para o crescimento econômico, essa notícia é animadora especialmente para quem pretende direcionar suas aplicações aos papéis de renda variável como o mercado de ações. Além disso, com uma taxa de juros baixa, as aplicações de renda fixa tendem a perder rendimento.

As reformas defendidas pelo governo que assume em janeiro também são vistas com bons olhos por uma parcela significativa do mercado. A ideia é que essas medidas ajudem a manter a inflação em patamares aceitáveis e sustentem o crescimento do PIB, para o qual há um aumento esperado de 2,5%.

Por outro lado, a economia internacional vem dando mostras de instabilidade, fruto principalmente das recentes disputas entre Estados Unidos e China. Se você pretende investir, esse fato também deve estar no seu radar, já que uma crise em escala global certamente terá consequências também no cenário brasileiro.

Descubra onde investir em 2019

Com a renda fixa perdendo atratividade, aplicações mais arrojadas passam a ganhar espaço na preferência de muitos investidores. Conheça agora as melhores oportunidades para diversificar a sua carteira e aumentar os seus ganhos!

1. Mercado de ações

Mesmo que você seja daqueles que sempre consideraram o investimento em ações como uma operação de alto risco, o ano que começa pode ser a grande chance para apostar nos papéis negociados na bolsa de valores.

A intensa agenda de privatizações do novo governo promete abrir o mercado em diversas áreas e assim proporcionar a entrada e a expansão de muitas companhias na bolsa. Apesar do momento economicamente favorável, os cuidados recomendados para quem quer apostar em ações em 2019 continuam os mesmos.

Por isso, para aumentar as chances de sucesso, o ideal é dar preferência às empresas sólidas e evitar especular sobre ações tidas como incertas.

Para prevenir os possíveis problemas que uma crise no exterior pode causar, uma boa dica é procurar por uma ação empresarial que gera a maior parte de suas riquezas no mercado local.

Vale também verificar se o empreendimento é um bom pagador de dividendos, pois isso favorece o aumento dos seus lucros no próximo ano.

Devido às perspectivas de elevação no poder de compra dos consumidores, são altas as expectativas sobre os resultados dos papéis de companhias do setor financeiro, varejista e de energia elétrica.

2. Fundos imobiliários

Outro setor do qual se esperam bons lucros em 2019 é o mercado de imóveis. Consequentemente, o investimento em fundos imobiliários é mais uma opção que estará em alta nos próximos meses.

Nesse tipo de negócio, grupos de investidores aplicam recursos em diversos tipos de empreendimentos já prontos e em atividade, visando retornos com a exploração de locação, venda e arrendamento do imóvel.

Devido à espera por taxas de juros estáveis e aumento no consumo, pode valer a pena investir em prédios comerciais como shopping centers de grandes cidades.

O bom é que você pode investir em FIIs com pouco dinheiro, diferentemente dos imóveis físicos.

3. Franquias

Se você dispõe de uma reserva financeira e quer aproveitar o cenário favorável ao empreendedorismo do próximo ano, o investimento em franquias pode ser uma ótima oportunidade para você. Diferentemente do que muitos pensam, existem opções de franquias que demandam um baixo aporte inicial e que podem render excelentes resultados.

A vantagem de apostar em uma franquia é poder contar com a tradição e a solidez de uma marca já estabelecida no mercado, com todo o suporte para que o investimento tenha o retorno esperado. Assim, aumentam muito as suas chances de ter sucesso à frente do seu próprio negócio.

Mas lembre-se que este é um investimento também de renda variável, e que o aporte inicial é bem mais alto que os investimentos mencionados anteriormente.

4. Títulos de renda fixa

Apesar da possível queda no rendimento das aplicações de renda fixa que comentamos, alguns desses títulos ainda se manterão atrativos no ano de 2019.

Opção ideal para os investidores de perfil mais conservador, esses papéis oferecem opções com retorno garantido, de modo que você pode saber o quanto seu dinheiro vai render logo no início da aplicação.

Destacam-se nesse segmento os títulos públicos do Tesouro Direto, os CDBs e as Letras de Crédito. Para garantir um bom negócio, é preciso verificar as taxas praticadas para cada modalidade, além de preferir aquelas que perseguem o maior percentual de ganho do CDI.

Conheça os desafios para os investidores

Apesar da onda de otimismo, a grande realidade é que o momento ainda é de incerteza. Isso torna necessário que você permaneça com os cuidados de sempre na hora de investir e considere o seu perfil para compor uma carteira diversificada.

Procure manter à disposição uma reserva de emergência que será fundamental caso você precise cobrir algum custo que não foi previsto enquanto seus recursos estão investidos. Para este tipo de investimento, a renda fixa é ideal pela sua segurança e alta liquidez.

Esse cuidado passa também pela escolha de uma boa corretora de valores, que é a instituição responsável por intermediar a compra e venda de títulos.

Diante de tudo isso, a melhor maneira de definir onde investir em 2019 sem medo é conhecendo a fundo o funcionamento de cada tipo de aplicação.

Assim você saberá exatamente qual é aquele que mais combina com o seu perfil e descobrirá quais fatores afetarão o rendimento do seu dinheiro em cada caso.

Claro que se o seu desejo é multiplicar seu patrimônio, deve aprender como selecionar as ações mais explosivas – aquelas que têm alto potencial de valorização.

Se você deseja conhecer um método que faz essa seleção rapidamente pra você de maneira automática, deve assistir a nossa mais recente aula gratuita.

Você pode se inscrever por aqui.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]