GuiaInvest
investir na bolsa

O que você precisa saber para Investir na Bolsa

Pensando em investir na Bolsa? Tire suas dúvidas e saiba tudo o que precisa para começar a trilhar seus caminhos para se tornar um investidor de sucesso.

Investir na Bolsa de Valores ainda é um mistério para a maioria dos brasileiros. Infelizmente não nutrimos a cultura do investimento e isso dificulta muito o nosso caminho para a Liberdade Financeira.

Mas não precisa ser necessariamente assim.

Se você chegou até aqui, provavelmente já está buscando maneiras mais rentáveis e inteligentes de fazer o dinheiro trabalhar para você.

O primeiro passo para conquistar bons rendimentos é justamente esse: buscar conhecimento.

Para saber como começar a investir em ações, primeiro você precisa entender o que é a Bolsa de Valores e como ela funciona.

Se você ainda se sente confuso e inseguro, reunimos nesse artigo as principais coisas que você precisa saber para investir na Bolsa de Valores.

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é o mercado online onde são negociadas ações de empresas de capital aberto e outros produtos financeiros, tais como títulos públicos, contratos futuros de juros, commodities agrícolas, entre outros.

O principal mercado de ações no Brasil é a B3, resultado da combinação da BM&F Bovespa e Cetip.

É por meio da Bolsa de Valores que você pode comprar e vender ações de empresas dos mais diversos segmentos, além de outros tipos de investimentos.

Como neste texto iremos abordar as ações, é importante falar mais sobre elas.

As ações surgiram como uma forma das empresas captarem recursos para ampliar suas instalações e atuação no mercado. O investidor, por sua vez, passa a ter direito a receber parte de seus lucros.

O que são ações?

As ações podem ser definidas como partes do capital de uma empresa que podem ser adquiridas por qualquer investidor. São frações da empresa.

Sendo assim, quando você compra uma ação, automaticamente você se torna sócio da empresa e por isso irá ter participação nos lucros.

A distribuição destes resultados será proporcional à quantidade de ações que você possui em carteira, ou seja, quanto mais ações, maior será a sua participação nos lucros.

Essa porcentagem que é distribuída aos acionistas são os dividendos.

Resumidamente, as ações são a melhor maneira de se tornar sócio de empresas valiosas sem precisar de todo o investimento inicial e burocrático para abrir um negócio próprio.

Não parece interessante pra você?

Quais os tipos de ações existentes?

O mercado oferece diferentes tipos de ações, sendo que cada uma delas possui algumas características específicas.

No mercado brasileiro existem dois tipos principais: as Ações Preferenciais (PN) e as Ações Ordinárias (ON).

As ações ordinárias dão direito ao voto do investidor em assembleias. Quanto mais ações o investidor tem, maior é seu poder de decisão.

Os detentores dessas ações participam da divisão dos lucros (dividendos), porém sem prioridade e em uma porcentagem menor.

As ações preferenciais dão preferência aos acionistas no pagamento de dividendos, porém quem adquire este tipo de ação não tem direito à voto e não participa das decisões da empresa.

Veja mais sobre os Tipos de Ações e Como Escolher o Melhor

Por que investir na Bolsa de Valores?

Ainda existe o mito de que investir em ações é arriscado e que é preciso muito dinheiro para investir na Bolsa. Isso faz com que muitas pessoas nem cogitem a hipótese de conhecer um pouco mais sobre esse tipo de investimento.

A verdade, é que esses mitos são oriundos de conflitos de interesse. De quem quer que você acredite que, por exemplo, investir no banco é a melhor opção, quando na verdade não é.

Não existe um valor mínimo para investir na bolsa de valores, não é tão difícil como dizem ser e também não é muito arriscado.

É possível investir mesmo com pouco dinheiro, e existem diversas alternativas de investimentos para diferentes perfis e rendas.

Já o risco que muita gente fala está em não buscar conhecimento. A Bolsa mostra resultados muito bons a longo prazo. Com rendimentos muito maiores comparado a outros investimentos.

Ao investir na Bolsa você faz o seu dinheiro trabalhar para você, e não mais o contrário.

É o caminho para você realizar seus sonhos, ter mais tempo com a sua família, viver de renda, ter mais tranquilidade e alcançar sua Liberdade Financeira.

Veja aqui as melhores formas de enriquecer na Bolsa.

Defina seu método o objetivo ao investir na Bolsa

Para que você que quer investir na Bolsa? Qual seu objetivo e em quanto tempo pretende alcança-lo?

Antes de investir na Bolsa você precisa definir seus interesses. Não fazer isso, é uma das formas de perder dinheiro.A Bolsa de Valores traz resultados mais interessantes para quem tem objetivos de médio e longo prazo.

Quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido, menor será o risco do investimento.

Outra coisa fundamental para quem deseja entrar no mercado de ações é encontrar uma boa estratégia para investir. Obter bons rendimentos na bolsa não é apenas questão de “sorte” como muitos podem pensar.

É necessário um pouco de estudo para avaliar se aquela ação é boa ou ruim.

Isso é feito através da análise de ações.

O que você precisa saber para Investir na Bolsa

Neste artigo você encontra como fazer uma análise de ações em 6 passos.

O que é preciso para começar a investir na Bolsa

Você tem basicamente duas maneiras de investir: por conta própria ou contratar um profissional que tomará as decisões por você.

Nós do GuiaInvest acreditamos que o investidor que cuida ativamente do seu próprio dinheiro tem uma imensa vantagem sobre os gestores de fundos e gestores de carteiras profissionais.

Pessoas comuns podem obter bons retornos sem ter que correr riscos. Veja aqui as Vantagens de Investir por conta Própria.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores credenciada. Essas instituições financeiras são responsáveis por intermediar a comercialização de ativos.

É importante pesquisar bastante antes de escolher a corretora, uma vez que esta terá influência diretamente em seus rendimentos.

Depois de abrir uma conta na corretora, você precisa transferir certa quantidade de dinheiro que pretende investir da sua conta bancária para a sua conta na corretora de valores.

Com o dinheiro na sua conta, você já pode começar a comprar e vender ações pela internet por meio do Home Broker. Este, nada mais é do que a plataforma online que permite a negociação de ações.

Neste artigo você encontra o passo a passo completo para a sua primeira compra de ações.

Agora que você já sabe as principais coisas que precisa para começar a investir, que tal aproveitar o ótimo momento em que estamos vivendo para lucrar muito neste investimento?

A Bolsa brasileira foi considerada, este ano, a melhor Bolsa de Valores do mundo.

Pensando nisso, nós fizemos um palestra inédita, totalmente online e gratuita, onde o André Fogaça arrisca dizer: Ibovespa a 500 MIL pontos?

Participe agora mesmo e descubra como aproveitar esta onda de lucros que está recém começando.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]