GuiaInvest

O que são empresas Small Caps e empresas Blue Chips?

Conheça o que classifica as empresas em Small Caps ou Blue Chips e o que levar em consideração na hora de comprar suas ações.

Se você está iniciando agora no mundo dos investimentos, já deve ter se deparado com as expressões “Small Caps” e “Blue Chips”. Mas, você sabe o que isso significa?

O mercado de ações divide as empresas pelo seu valor de mercado. Assim, existem empresas de pequeno, chamadas de Small Caps, de médio, as Mid Caps e as grande porte, chamadas de Large Cap ou Blue Chips.

Resumidamente, as Blue Chips são ações de grandes empresas, com nome já consolidado no mercado. Por serem muito procuradas, possuem bastante liquidez e são consideradas ações “de primeira linha”.

O termo Blue-Chip está relacionada às fichas azuis do pôquer e dos cassinos americanos, já que valem mais do que as outras.

Empresas Mid Caps são as de médio porte e, teoricamente, apresentam uma boa margem de crescimento e uma liquidez média.

Já as empresas Small-Caps são companhias menores ou novas. Por isso suas ações não são muito procuradas e consequentemente tem pouca liquidez.

Geralmente, quem começa a investir na Bolsa de Valores acaba adquirindo as ações chamadas Blue Chips, pois são de empresas mais conhecidas e sólidas que, teoricamente oferecem menores riscos e um bom retorno.

Alguns exemplos que empresas Blue Chips são a como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Ambev (ABEV3), entre outras.

Porém, os outros tipos de ações, também podem proporcionar boas oportunidades de investimento.

Empresas Small Caps

Como vimos, Small Caps são ações de empresas com menor valor de mercado, no geral, considera-se empresas Small Caps aquelas com valor de mercado abaixo de 3 bilhões.

Como são empresas em sua maioria das vezes novas, ou concentradas em um setor relativamente pequeno, são esquecidas por boa parte dos investidores.

Sendo assim, estas empresas apresentam um baixo volume de negociação e baixa liquidez, e ficaram conhecidas como ações de “segunda linha”.

Apesar de serem pouco negociadas e mais suscetíveis a oscilações do mercado, o investimento nesse tipo de ação pode ser altamente rentável, podendo levar o investidor a obter um ótimo lucro.

Porém, como não se sabe o que futuro reserva, as small caps são recomendadas para aquele investidor que gosta e lida melhor com o risco.

Grandes companhias brasileiras compõem atualmente o índice Small Cap, tais como:

Alpargatas (ALPA4)

Lojas Marisa (AMAR3)

Hering (HGTX3)

CVC Brasil (CVCB3)

Minerva (BEEF3)

 

Empresas Blue Chips

As empresas Blue Chips são as mais famosas da bolsa de valores. Dessa forma, atraem mais investidores pela segurança de um negócio sólido e também pelos dividendos distribuídos.

Por terem muita liquidez, é possível comprar e vender suas ações com facilidade e representam a maior parte do volume financeiro negociado.

Por isso, as Blue Chips funcionam como uma espécie de termômetro da Bolsa brasileira, uma vez que fazem parte também do chamado Índice Bovespa, uma carteira teórica das ações mais negociadas da Bovespa.

As Blue Chips mais famosas do Brasil são:

Petrobras (PETR4)

Vale (VALE3)

Itaú Unibanco (ITUB4)

Ambev (ABEV3)

Cemig (CMIG4)

Gerdau (GGBR4)

Bradesco (BBDC4)

Banco do Brasil (BBAS3)

Porém, a classificação de Blue Chips é especulativa. Não há uma instituição responsável por definir a empresa que entra ou sai dessa lista.

Blue Chips são as melhores?

Teoricamente, as empresas Blue Chips apresentam uma melhor relação de Risco x Retorno, por isso são consideradas investimentos “mais seguros”.

Por serem empresas já consolidadas, normalmente distribuem mais dividendos para seus acionistas.

Claro que isso não é uma regra. Mesmo as Blue Chips podem passar por momentos difíceis e com quedas em suas cotações

Escolher os melhores investimentos vai muito além disso.

Antes de investir é essencial acompanhar o mercado. Analisando, você encontrará alternativas de investimentos promissores, e o melhor, você não precisa fazer isso sozinho.

O Centro de Inteligência de Investimentos do GuiaInvest desenvolveu o Protocolo ALPHA-6, um método único, exclusivo para você lucrar com as ações mais explosivas da Bolsa.

Clique aqui e verifique os horários disponíveis dessa Masterclass.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Semana da Regra nº]
[Semana da Regra nº]