GuiaInvest

O que é Ibovespa, para que serve e como funciona?

Aprenda o que é Ibovespa e veja porque ele é um bom termômetro para medir o desempenho das suas ações.

Certamente você já ouviu falar do Ibovespa, que ele subiu ou caiu tantos pontos, Ibovespa a 500 mil pontos

Mas, o que significam esses pontos?

Entender como o Ibovespa funciona é o básico da Bolsa de Valores. Não o confunda com a BM&F Bovespa, que é a denominação antiga da Bolsa de Valores de São Paulo, que hoje leva o nome de B3.

O Ibovespa é o principal índice do mercado de ações brasileiro.

Cada Bolsa de Valores tem seus índices. Na Bolsa de Nova York, o mais importante é o índice Dow Jones. Já na Bolsa brasileira, principal é o Índice Bovespa ou apenas Ibov.

Esse índice calcula a média de desempenho das principais ações negociadas na B3. Sendo assim, sua pontuação revela o ânimo do mercado acionário.

No seu home broker você pode se deparar com a ação BOVA11. Este, nada mais é do que um fundo que replica exatamente a composição do índice Bovespa.

Ibovespa: O termômetro do mercado

O Ibovespa é o principal indicador da Bolsa de Valores do país. Dessa forma, ajuda bastante na hora acompanhar a rentabilidade média das ações.

Esse índice é basicamente uma carteira teórica com as ações mais representativas e negociadas em Bolsa brasileira. Entre elas, estão: Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Ambev (ABEV3).

A B3 reavalia a composição da carteira IBOV a cada 3 a 4 meses levando em consideração a liquidez e o volume financeiro negociado de cada ação.

Sendo assim, as ações que integram o Ibovespa precisam atender alguns pré-requisitos:

Fazer parte dos ativos elegíveis que, no total e dentro do período de um ano, representem 85% do índice de Negociabilidade.
– Ter presença em pregão de 95% no último ano.
– Ter participação de volume financeiro a partir de 0,1% no mercado à vista.
– Não ser Penny Stock, ou seja, ações que possuem cotações abaixo de R$ 1.

Como o índice Ibovespa é calculado?

Para acompanhar o seu desempenho, foi desenvolvida uma pontuação do Ibovespa. Esta é calculada com base na cotação de cada ação que integra o índice, multiplicado pela quantidade dos ativos que compõem a carteira.

O peso de cada ação na pontuação do índice Ibovespa pode variar de acordo com o volume de ativos presente na composição da carteira.

Isso quer dizer que, quando o índice sobe ou desce, não significa que, necessariamente, todas as ações que compõem a carteira seguiram o mesmo padrão, uma vez que ativos com peso maior ajudam a puxar o índice.

Cada ponto na Bolsa de Valores vale 1 real. Sendo assim, se a pontuação estiver a 500 mil pontos, o valor do portfólio com as ações mais líquidas da bolsa de valores brasileira vale R$ 500 mil.

Então, quando a o índice Bovespa sobe, a média das ações que o compõe se valorizaram. Se cair, a média dos papéis desvalorizaram.

Ibovespa a 500 mil pontos

O índice Ibovespa é um ótimo termômetro para sentir como está a economia do país, uma vez que reflete o comportamento das principais ações da Bolsa.

O Ibovespa vem em um crescente. Na última segunda-feira dia 18, alcançou a importante marca dos 100 mil pontos!

Temos muitos motivos para acreditar que isso é só o começo!

Descubra os 7 sinais que apontam a melhor oportunidade dos últimos 10 anos para VOCÊ FICAR RICO investindo em ações no Brasil. Assista nossa Palestra Online: IBOVESPA a 500 mil pontos?

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]