GuiaInvest
o que é CDB

O que é CDB e qual seu rendimento?

Você sabe o que é CDB? Velho conhecido dos investidores de renda fixa, ele aparece como uma opção de baixo risco e rendimentos maiores do que a poupança. Será que vale a pena investir? Descubra!

O CDB é uma das alternativas preferidas de quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos. Mas, você realmente sabe o que é CDB e qual seu rendimento?

Dentre os investidores iniciantes, o CDB aparece como uma opção. Ainda mais depois da queda dos juros e a rentabilidade cada vez menor da poupança.

Se o seu perfil é conservador e você está pensando em investir em CDB, esse post é para você! Veja o que é CDB, qual sua rentabilidade e descubra se o CDB é uma boa opção.

Mas afinal, o que é CDB?

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. É um título de renda fixa do tipo crédito privado, fornecido pelos bancos.

Não é à toa que o CDB é considerado uma das alternativas preferidas dos que estão começando a investir. Ele é muito cômodo.

Como é oferecido pelo próprio banco, você pode aplicar pelo site do banco em que é correntista ou nos caixas eletrônicos. Resgatar os recursos também é muito fácil. Eles vão direto para a sua conta.

Como seu rendimento é melhor do que a poupança, os CDBs são uma opção de investimento de curto prazo. O rendimento do CDB pode variar de acordo com o valor total aplicado, o prazo do CDB e banco emissor.

No entanto, se você está em busca da sua Liberdade Financeira, é melhor repensar.

Para onde vai seu dinheiro?

Agora que você já sabe o que é CDB, vamos entender como esse investimento funciona.

Existem pessoas que recorrem ao banco para pedir dinheiro emprestado e os que emprestam dinheiro ao banco.

Na prática, nesse tipo de investimento você empresta seu dinheiro ao banco que então te remunera com juros.

O banco usa do dinheiro investido para financiar as operações financeiras que oferece. Tais como empréstimos, cheque especial, financiamentos, entre outros.

Baixe gratuitamente o nosso quadro comparativo dos Tipos de Investimento. 

Rendimento dos CDBs

Além de saber o que é CDB, você precisa conhecer a sua rentabilidade. Esta é definida na contratação do investimento.

De forma geral, os CDBs que possuem prazo de vencimento mais longo, assim como os emitidos por instituições bancárias menores tendem a oferecer uma taxa de rendimento maior.

Existem diferentes tipos de CDBs. Os prefixados, pós-fixados e híbridos. 

Antes de investir, você precisa conhecer como cada uma funciona, uma vez que é por meio dessas taxas que é definido o rendimento. Que pode ser um juro fixo ao ano ou rendimento atrelado ao CDI.

Tenha cuidado ao escolher o tido de CDB, uma vez que é frequente os bancos tentarem vender os tipos de CDBs da forma mais vantajosa para si.

Fique atento também à liquidez do investimento.

Apesar da maioria dos CDBs terem liquidez diária, ou seja, permitem que você faça resgates quando quiser e tenha seu dinheiro na sua conta no mesmo dia ou no próximo dia útil, existem outras opções com liquidez maior. Assim, se você precisar resgatar antes, pode perder parte do rendimento.

Vamos aos tipos de CDB mais comuns…

  1. Títulos pós-fixados

Esse é o tipo mais comum. Mas o que é CDB pós-fixado? É um investimento que tem sua taxa de rentabilidade atrelada a um indexador da economia, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), de valor próximo ao da Selic.

Como o indexador varia com o tempo, seus rendimentos também estão sujeitos a oscilações até a data do vencimento da aplicação. Assim, se o indexador sobe, os seus rendimentos também aumentam. Do mesmo modo, se cai, seus rendimentos também diminuem.

  1. Títulos prefixados

Já no caso do CDB prefixado, a taxa de rentabilidade é fixa e se mantém independentemente das condições do mercado.

Dessa forma, o investidor fica sabendo no ato da aplicação qual será o rendimento bruto do seu investimento até a data do vencimento.

  1. Títulos Híbridos

Existe ainda o CDB híbrido, ou seja, que mistura a rentabilidade prefixada à pós-fixada.

Como, por exemplo, um CDB que remunere 5% ao ano + IPCA. Isso significa que ela renderá os 5,0% de forma fixa mais o variável do IPCA.

Tributação

Os títulos dos bancos não são isentos de Impostos. O Imposto de Renda (IR) incide sobre a rentabilidade do CDB.

Como as alíquotas são regressivas, para pagar menos impostos, deixe o dinheiro aplicado o máximo de tempo possível.

Veja a tabela do Imposto de Renda:

Prazo                       Alíquota

Até 6 meses                 22,5%

6 meses a 1 ano          20%

1 a 2 anos                    17,5%

Acima de 2 anos          15%

Se você resgatar em 30 dias ou menos, também terá desconto de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Por isso, tente nunca retirar antes de 30 dias.

É um bom negócio investir em CDBs?

O que é CDB - GuiaInvest

Como o CDB é um investimento de renda fixa e simples, ele geralmente é um bom primeiro passo para os investidores iniciantes.

Liquidez diária, conveniência, garantia do FGC, realmente podem atrair um perfil de investidor.

Porém, o CDB só é adequado para investir recursos no curto prazo. Como, por exemplo, guardar dinheiro para comprar um carro, viajar.

Agora, não espere ficar rico, conquistar sua Liberdade Financeira ou ter uma aposentadoria independente investindo apenas em CDB, ou qualquer outro investimento de renda fixa. Já falamos sobre isso em um post anterior.

Apesar de ainda ser um investimento bom, você não vai gerar um patrimônio como gostaria.

As taxas de juros oferecidas pelos bancos são muito baixas. Atrele isso ao imposto de renda sobre o rendimento. Não tem como fugir. Os rendimentos de renda fixa são assim.

Muitos aplicam seu dinheiro em CDB por desconhecer os rendimentos ou por medo de investir em ações.

Esse é seu caso?

Então descubra como diminuir em até 90% o risco de investir em ações e aumente o lucro dos seus investimentos de forma segura!

Nesta Masterclass que preparamos para você, o André ensina tudo isso e muito mais. Dessa forma sim, você estará no caminho certo para conquistar a tão sonhada Liberdade Financeira.

Inscreva-se gratuitamente.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]