GuiaInvest

Maio chegou e a liquidação começou

Alô, pessoal. Tudo bem?

Quem acompanha o mercado financeiro já deve saber que maio é um mês historicamente complicado na bolsa de valores.

Quem está começando provavelmente deve ter se deparado com alguma notícia negativa referente a este mês.

A velha frase “sell in may and go away” (venda em maio e vá embora) é bem conhecida, principalmente no mercado norte americano.

Alerta esse de preocupação? Creio que não. Ao menos para os investidores de longo prazo.

Se nas crises são geradas as melhores oportunidades, nas pequenas baixas também aparecem coisas boas para se comprar barato.

A Berkshire Hathaway, por exemplo, possui 100 bilhões de dólares em caixa.

Agora pense comigo: o que essa empresa deverá fazer em momentos como o mês de maio ou crises em geral?

A) Comprar
B)Vender

Muito provável que a alternativa A seja escolhida, não é mesmo?!

Se uma das empresas e um dos principais investidores do mundo compra em momentos de baixa, deveríamos fazer diferente disso por quê?

Não é a toa que temos preocupação com a rentabilidade da nossa carteira de investimentos nos meses de maio, a final de contas o último maio positivo do Ibovespa foi lá em 2009.

Veja que em nove dos últimos dez meses de maio foram negativos.

Você deve estar se perguntando: por que eu devo ficar calmo?

Pra quem investe pensando no longo prazo, no estilo fundamentalista, esses momentos são os melhores.

Se você tiver dinheiro em caixa ou em renda fixa, essa é uma ótima oportunidade de rebalanceamento da carteira de investimentos.

Não estou dizendo pra você mudar a sua carteira.

Mas é importante refletir sobre isso.

Você poderá comprar ótimas empresas pagadoras de dividendos por preços mais baixos.

Vamos pensar um pouco…

Se você vai comprar ações de empresas para uma carteira de longo prazo, focando nos dividendos que você recebe, faz sentido pra você torcer pra bolsa subir ou cair?

Quando estamos pensando em estratégias de longo prazo, faz até mais sentido torcer por quedas nos preços no curto prazo.

Você só perde dinheiro quando vende uma ação com prejuízo.

Fique calmo com maio, por mais que falem muito negativamente sobre este mês no mercado.

Meu objetivo é tranquilizar você, investidora e investidor de longo prazo, que gosta de comprar empresas boas e receber parte do lucro delas através dos dividendos.

Monte sua estratégia vencedora na bolsa de valores e siga nela!

Abs,

Adriano Severo

Adriano Severo é Educador Financeiro, formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC). Participa como fonte de informação para TV Record, Band TV, Estadão, CBN, HSBC, VIVO, UOL, GaúchaZH, Correio Braziliense, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Diário Gaúcho, Postalis, AGERT, POATV, dentre outros.

DISCLAIMER: As informações colocadas nessa editoria são produzidas de forma independente e não possuem qualquer influência de empresa ou instituição que venha a ser mencionada. Apesar de ter sido tomado todo o cuidado necessário de modo a assegurar a credibilidade das informações no momento em que as mesmas foram colhidas, suas precisão e exatidão não são de qualquer forma garantidas e o GuiaInvest não se responsabiliza pelas mesmas. Os preços, as opiniões e as projeções contidas nos nossos conteúdos estão sujeitos à mudanças a qualquer momento, sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. Nenhum relato desse texto pode ser interpretado como sugestão de compra ou de venda de quaisquer ativos, tratam-se apenas de opiniões. Não podemos garantir nenhum retorno financeiro sobre qualquer operação feita através das informações que fornecemos, sejam elas pagas ou gratuitas. Negociações de ativos no mercado financeiro envolvem riscos e rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.07

Martin Kirsten

Economista do GI. Mestre e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investidor desde 2013, já trabalhou no mercado financeiro e assina a newsletter Recado do Economista aqui no GI. É um amante de café e de uma boa culinária.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]