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luiza trajano o segredo do sucesso da maganize luiza

Luiza Trajano: o segredo do sucesso da Maganize Luiza!

Luiza Trajano o segredo do sucesso da Maganize Luiza vai revelar o motivo das ações da empresa terem explodido na bolsa de valores.

De uma jovem que trabalhava no balcão da loja da família à primeira mulher a ocupar o topo da lista dos 100 líderes mais bem-vistos, hoje você vai conhecer a Luiza Trajano e o segredo do sucesso da maganize luiza.

A trajetória de Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza, é uma aula de empreendedorismo e de como chegar ao sucesso na vida, honrando seus valores.

Ela conseguiu transformar o pequeno negócio familiar em uma empresa de 900 lojas e 22 mil funcionários que já quebrou vários recordes durante seus mais de 30 anos de atuação.

Ficou interessado em saber mais sobre a história dessa grande líder? Continue a leitura!

Quem é Luiza Trajano?

A Magazine Luiza foi fundada em 1957, por outra Luiza Trajano e seu marido, em Franca (interior de São Paulo).

Aos poucos, a jovem Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, foi conseguindo ganhar espaço dentro da empresa e fazer seu nome. A personagem do nosso artigo, que levou a companhia ao patamar atual, assumiu o topo do comando em 1991.

Desde então, o sucesso vem sendo creditado a ela e à sua estratégia — focada em valores inegociáveis. Um dos grandes diferenciais de sua gestão é o investimento em uma área pouco explorada no Brasil na década de 90: os computadores.

Diferenciais

Luiza foi uma das pioneiras no comércio eletrônico. Quando nem existia internet, ela conseguiu unir esse método ao tradicional para impulsionar suas vendas.

As ofertas e promoções também são fatores que possibilitaram o crescimento do negócio. Propostas de diminuição nos preços por um dia somente, bem como grandes descontos em períodos específicos do ano, são algumas das criações de Luiza que passaram a ser seguidas por outras varejistas.

A empresária valoriza as ideias de empoderamento feminino e de que as mulheres devem ter o mesmo espaço dos homens nas companhias.

Tomando seu próprio exemplo de quem chegou lá e é capaz, ela incentiva as funcionárias a se destacarem em suas carreiras.

Além disso, trata-se de uma gestora que se preocupa bastante com os clientes e gosta de manter um contato direto com eles, seja via e-mail ou nas lojas (quando as visita).

Luiza conversa com o público e obtém feedbacks de forma simples e espontânea.

Também há uma grande valorização dos funcionários — que, segundo ela, devem ser encarados como empreendedores e permanecer ativos na construção do sucesso da empresa.

Dando voz a eles, foi possível melhorar o ambiente corporativo: por muitos anos, a companhia foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar no país.

O que aprender com a trajetória dela?

Uma das principais lições da trajetória de Luiza e sua empresa é o foco no cliente. Em tempos nos quais a transformação digital é um requisito importante para o mercado, orientar as ações ao consumidor é imprescindível para atingir o sucesso.

Ouvir o público, captar o que ele tem a dizer como positivo (mesmo se forem críticas) e fazê-lo se sentir parte da cultura da companhia são estratégias fundamentais.

Para Luiza, as pessoas são mais importantes do que os produtos/serviços e devem ser devidamente valorizadas.

Dos membros da equipe de funcionários à base de consumidores, é importante que o empreendedor entenda que precisa de todos para conseguir chegar a algum lugar de destaque.

Vencendo a crise

Recentemente, a Magazine passou por uma tremenda crise, combinada àquela que todo o Brasil enfrentou depois de 2008, cujos resultados foram desemprego e diminuição do poder de compra das pessoas.

Quer saber qual foi a solução encontrada para esse momento difícil?

Luiza resolveu não abrir mão da mistura entre solução virtual e física que tinha começado nos anos 90, continuando a investir em uma metodologia omnichannel.

Ou seja: ela integra os canais de comunicação da empresa de modo a facilitar a vida do cliente.

Com a decisão de manter as lojas físicas e a virtual, a organização conseguiu a proeza de desenvolver essas duas dimensões concomitantemente.

Isso porque foi possível integrar perfeitamente o digital ao não digital e criar uma experiência única para o consumidor nos dois meios.

Investindo na transformação digital

A empreendedora decidiu mergulhar de vez na transformação digital. Para tanto, foi criado um aplicativo capaz de agilizar o processo de compra: o Magalu, que utiliza a ciência de dados para personalizar a experiência de cada usuário.

Basicamente, o app funciona a partir das informações de acesso e compra, filtrando produtos que estão de acordo com o perfil de quem os utiliza. Isso faz com que a pessoa veja apenas o que é de seu interesse.

Aproveitaram também para criar uma plataforma de marketplace. Ela funciona como um intermediário entre vendedores e compradores, exibindo os produtos nas vitrines virtuais (como um grande shopping faz).

Ou seja: Luiza decidiu contornar a crise investindo na linguagem da modernidade e no virtual, meio onde a maioria dos clientes está.

Conhecendo bem os erros, a empreendedora conseguiu repará-los diretamente e beneficiar o negócio.

Com a criação do Luiza Labs, um laboratório para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, a companhia passou a ter um ambiente de experiências que deu início a diversos projetos fundamentais à organização. O próprio aplicativo já citado é fruto desses estudos.

Qual é o impacto de suas estratégias nas ações da Magazine Luiza?

Conhecer a Luiza Trajano e o segredo do sucesso da Maganize Luiza fará você entender o seu crescimento explosivo na bolsa de valores.

O foco no digital afetou diretamente as ações da empresa na Bolsa de Valores. Sua rentabilidade cresceu assustadoramente nos últimos cinco anos: 2,442%, ou seja, quem investiu apenas 41 reais teria acumulado cerca de um milhão.

Uma ação que valia 96 centavos em 2014 foi para 140 reais quatro anos depois. Isso se deu sobretudo porque a companhia resolveu cortar alguns excessos, como viagens de avião ou até gastos com energia elétrica, e se adaptar à nova realidade do mercado.

Esse tipo de crescimento é comum em empresas que reconhecem seus erros e mudam para a direção mais rentável.

Ao incluir novos nomes na diretoria, Luiza conseguiu mentalidades joviais e modernas que a auxiliam no processo de transformação digital.

Isso cooperou para que a organização continuasse relevante depois de tantos anos, sólida e consistente mesmo em meio às turbulências da economia.

Trajano definiu desde cedo sua missão e seus valores, foi fiel a eles e, por isso, obteve resultados concretos.

Ser leal aos clientes, inseri-los na estratégia e no centro das ações, engajar os colaboradores, acreditar no potencial das pessoas (independentemente de quem forem), ter paixão pelo que faz e se organizar para realizar os objetivos: Luiza ensinou tudo isso a quem pretende empreender.

Gostou deste artigo e achou fascinante a história da vida de Luiza Trajano? Então, conheça já um método que aponta as melhores ações para investimento na Bolsa e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!

Equipe GuiaInvest

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