GuiaInvest
livros de finanças e investimentos

6 livros de finanças e investimentos para ler antes de enriquecer!

Muitos jovens têm o desejo de enriquecer e conquistar a liberdade financeira. Mas quantos deles trabalham com disciplina para alcançar esse objetivo?

Neste post, vamos conhecer algumas dicas de livros de finanças e investimentos com exemplos de pessoas que enriqueceram com bem-sucedidas aplicações financeiras.

Acumular capital requer paciência, pois é um processo que leva alguns anos para começar a tomar forma. Portanto, é preciso começar a se informar o quanto antes sobre as diferentes estratégias que envolvem os investimentos e a análise adotada pelos investidores que chegaram lá.

Para ajudá-lo, elencamos 6 dicas de livros já consagrados e que influenciaram muitas pessoas que hoje operam com sucesso no mercado financeiro. Boa leitura!

1. A Nova Regra do Jogo – Rafael Paschoarelli

Brasileiros também são referência quando o assunto é educação financeira. Rafael Paschoarelli é professor universitário, escritor e especialista em finanças.

No livro, ele aborda a necessidade de refletir sobre a qualidade dos produtos financeiros e sobre a capacidade de manter e multiplicar o dinheiro — a quantia que temos agora, explica, é apenas momentaneamente nossa.

O livro segue uma estrutura bastante agradável, começando pelo modo de enxergar as finanças sob o ponto de vista da pessoa leiga em investimentos e progredindo até nos mostrar como um leigo pode se tornar um expert na arte de multiplicar os dividendos.

“A Nova Regra do Jogo” é um ótimo guia para aprender como aproveitar os benefícios de aplicar no mercado financeiro e sobre o mundo das finanças em geral. Paschoarelli é bem detalhista e explica, com o mesmo rigor, conceitos distintos como sistemas previdenciários e investimentos avançados.

2. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

A obra de Benjamin Graham mantém a sua influência desde… 1949! Isso mesmo. Contando com prefácio do investidor Warren Buffett e do economista brasileiro Armínio Fraga na edição brasileira, “O Investidor Inteligente” é uma obra sagrada para o mundo das finanças.

Buffett, inclusive, inclui esse livro entre os seus favoritos e não esconde que a obra influenciou muito as suas próprias aplicações. O lendário investidor explica que o que mais o atraiu no livro foi a ideia de Graham de que não é preciso ser um extraordinário gênio para obter sucesso em aplicações financeiras. Basta um pouco de análise e determinação.

É um livro indicado especialmente para aqueles que têm interesse em acompanhar com cuidado as trajetórias das empresas antes de investir — as chamadas análises fundamentalistas.

É importante notar que, apesar de toda a sua bagagem no assunto, Graham mantém os pés no chão e se dedica a explicar a diferença entre investidores e especuladores.

3. Pai Rico, Pai Pobre – Roberto Kiyosaki

Com mais de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, “Pai Rico, Pai Pobre” continua fazendo enorme sucesso entre todos que buscam conhecer sobre educação financeira. Seu autor é um empresário com extensa bibliografia e serviços prestados.

Com linguagem acessível, o best-seller de Roberto Kiyosaki mostra os ensinamentos que recebeu de seu pai, um empresário que estudou somente até o segundo grau, fato que não o impediu de enriquecer.

O autor é um dos escritores que mais popularizaram a noção de que o dinheiro deve trabalhar para a pessoa — e não o contrário. Kiyosaki também explica minuciosamente as vantagens de buscar uma boa educação financeira como modo de se destacar. Afinal, afirma o autor, evitar o dinheiro é bem pior que não ser apegado a ele.

4. Os Grandes Investidores – Glen Arnold

Essa coleção traça um panorama imperdível com alguns dos mais bem-sucedidos investidores da história, como Warren Buffett, George Soros, Anthony Bolton e Charles Munger e ainda detalha as suas estratégias para enriquecer. Com essa variedade de perfis, é importante notar como cada um deles obteve sucesso e suas diferentes estratégias para multiplicar seus lucros.

Nos livros, o autor inglês Glen Arnold revela a importância de controlar as emoções para não ser arrastado pelas oscilações do mercado e de enxergar o mercado financeiro como um todo — ou, como está na introdução, “ver a floresta e não somente a árvore”.

5. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Exemplo de autor estabelecido em seu campo de atuação, Gustavo Cerbasi é um escritor e consultor eclético que aborda diversos aspectos relacionamentos ao mundo das finanças: desde o planejamento familiar mais básico até dicas sobre aplicações mais avançadas no mercado de ações.

Em “Investimentos Inteligentes”, Cerbasi discute a utilização eficiente de diversos tipos de aplicações financeiras e a aquisição de bens que podem ser revendidos e gerar lucro.

Mesmo com todo o conhecimento adquirido, a escrita do autor é leve e prazerosa, evitando todo o economês inacessível de outras obras do gênero. O livro apresenta números e gráficos com desenvoltura, que se mesclam naturalmente aos exemplos precisos de Cerbasi.

6. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Em outro clássico, Eker discute os resultados que conquistou no mercado financeiro e ainda detalha a trajetória de sucesso de muitos dos seus alunos. O autor defende que as pessoas ricas que alcançaram a liberdade financeira só a conseguiram por adotar uma mentalidade vencedora que as impulsionou para o enriquecimento.

A boa notícia, afirma o autor, é que essa mentalidade pode ser desenvolvida por qualquer um que tenha um pouco de disciplina. Ele oferece 17 conselhos práticos para se começar a pensar como uma pessoa financeiramente bem-sucedida.

É interessante notar que um conselho que Eker recebeu na juventude, de um amigo milionário do seu pai, serviu como um estímulo para que ele se dedicasse com afinco a construir um patrimônio sólido — e sair, finalmente, do porão de casa!

Como vimos no artigo, mesmo que investimentos possam parecer um assunto bem complicado no início, os exemplos de pessoas que conquistaram a liberdade financeira (e um pouco mais que isso) são inúmeros, assim como as estratégias que as fizeram alcançar seus objetivos.

Esses diferentes livros de finanças e investimentos são essenciais para descobrir e explorar o seu próprio perfil. Ao se dedicar à leitura, você vai entender que existem operadores mais agressivos no mercado de ações, assim como pessoas mais cautelosas. Mas todos eles, combinando paciência e disciplina, conseguiram resultados incontestáveis.

Gostou do nosso artigo e quer se informar mais? Então, aproveite a visita e baixe agora mesmo nosso e-book com 60 dicas dos investidores mais bem-sucedidos da história!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]