GuiaInvest

9 coisas para aprender com Evaristo Costa sobre finanças

O carismático apresentador do Jornal Hoje, Evaristo Costa, sumiu da televisão nos últimos meses. Em compensação, nas redes sociais, o jornalista continua fazendo o maior sucesso (talvez como nunca antes).

Seus posts intrigaram seus seguidores pelas tantas fotos em ritmo de “férias”. Será que o apresentador abandonou a profissão para sempre? Se aposentou de maneira precoce? Essas foram apenas algumas das dúvidas entre os milhares de comentários.

Na sua conta do twitter, Evaristo contou que em julho de 2017 estava saindo para um ano sabático – período de 12 meses em que a pessoa se dedica a algum projeto de vida particular, retirando para isso uma licença de suas funções profissionais.

Depois de 14 anos na bancada do Jornal Hoje, então, o apresentador “pediu as contas” no meio do ano passado e se mudou com a família para Cambrige, na Inglaterra.

Agora eu pergunto a você… Quantas vezes você também desejou jogar tudo para o alto e ter um ano de descanso? Um ano de viagens inesquecíveis? Um ano mais junto da família que mora longe? Um ano morando em um país desconhecido, realizando um sonho?

Entendo se você pensar que para você não é tão simples quanto para Evaristo pois ele é um jornalista de sucesso, renomado, mas saiba que não foi isso que o fez ter essa realização.

O que levou o jornalista a fazer essa mudança tão libertadora foi o conjunto de duas coisas muito simples, que estão totalmente sob o seu alcance: Planejamento e Investimento

Confira abaixo 9 coisas que você pode aprender com Evaristo Costa e seu ano sabático:

1) Comece a juntar dinheiro o quanto antes

Evaristo começou a juntar dinheiro aos 13 anos de idade. Em recente entrevista com empresa de investimentos em que faz parceria, contou que na época não sabia nem o motivo pelo qual estava poupando. Mas gostava de ver o montante crescendo aos pouquinhos, sem contar na liberdade de poder comprar o que quisesse com aquele dinheiro.

2) Comece a investir cedo

Como começou a juntar dinheiro cedo, também foi cedo que descobriu os investimentos. Começou investindo na previdência privada, aos 15 anos – época em que ainda valia a pena pela taxa de juros. Uma coisa é certa: quanto antes você começar, antes poderá desfrutar dos benefícios de ter tomado essa decisão.

3) Tenha um objetivo claro

Quando começou sua vida nos investimentos, Evaristo Costa já tinha um objetivo bem claro: diminuir o ritmo de trabalho aos 40 anos.  E conseguiu não só diminuir, como tirar um ano inteiro de férias.

4) Faça aportes mensais independente do valor

Evaristo conta que começou juntando pouco, mas foi aumentando essa economia mensalmente. Começou com 10% da sua receita mensal, depois 20%, e assim foi. Gosta de deixar claro que você não precisa investir mil reais por mês. Qualquer valor já é um grande passo.

5) Não deixe de viver o presente

Evaristo não deixou de aproveitar a vida nesses anos em que investia para o seu futuro. E nada tem a ver com o valor do seu salário. Sabe que o importante é quanto se gasta, e não o quanto se ganha mensalmente. Investir para o futuro é igualmente importante do que viver o presente. Mas claro, sem exageros, e com planejamento.

 6) Faça os juros trabalharem para você, e não o contrário

No Brasil, as taxas de juros de qualquer empréstimo ou financiamento são muito altas. Se você compra algo que não pode pagar à vista, terá de trabalhar dobrado para pagar os juros por não ter comprado à vista. Através dos investimentos, você conquista o contrário: coloca os juros a trabalharem para você. Recebendo mais dinheiro, você paga menos juros por fazer menos compras parceladas.

7) Ao investir, diversifique sua carteira

Evaristo recomenda que se invista em tipos diferentes de investimentos, pois isso traz segurança para o seu dinheiro. Na sua carteira se encontram ações, fundos, e não pretende parar por aí.

8) Descubra o seu perfil de investidor e não saia dele

Você não precisa investir em ações só porque seu amigo investe, ou porque o fulano disse que é bom. Faça o teste e descubra o seu perfil de investidor. O perfil de Evaristo, por exemplo, é conservador. Gosta de juntar, mas não gosta da ideia de poder perder dinheiro.

9) Compre suas primeiras ações

O passo mais importante para chegar lá é, sem dúvidas, começar. Começar a investir. Comece aos poucos, mas comece. Evaristo Costa começou comprando ações muito conhecidas no mercado. Conta que já se deu mal, e que é normal. Mas que na maior parte das vezes o retorno é muito bom.

Agora é a sua vez

Essas são apenas algumas das coisas que podemos aprender com Evaristo Costa e seu ano sabático. E isso que eu nem entrei no assunto sobre a importância de correr atrás e realizar os nossos sonhos o quanto antes pois não sabemos o dia de amanhã.

Trabalhar e estudar são coisas muito importantes na vida, mas se você é ambicioso e tem sonhos altos fazer algo a mais é essencial.

Fazer o que todo mundo faz (trabalhar e estudar) só vai te levar até onde todo mundo vai. Comum. Mesmice.

Fazer um algo a mais, um extra mile, por você mesmo, é o que vai te levar a lugares que infelizmente ainda são poucos que têm acesso.

Quem sabe com a divulgação de uma Educação Financeira de qualidade a gente consiga que a cada dia mais e mais pessoas tenham a Liberdade Financeira para a realização de mais sonhos, como este do Evaristo, não é mesmo?

Se você deseja conhecer um método incrível e simples de investimentos, convido você a baixar o nosso ebook gratuito com o passo a passo para a sua Liberdade Financeira.

Conhecimento adquirido nunca nos é tirado, e eu já imagino você repassando Educação Financeira junto conosco por aí. 🙂

Baixe o seu Ebook com o Plano Definitivo para a Liberdade Financeira agora mesmo. 

Créditos das fotos: Reprodução

Laura Terra

Analista de Conteúdo Estratégico no GI. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Estudou inglês na Strathfield College, em Sydney, na Austrália. Investidora desde o início de 2017. Apaixonada por ajudar as pessoas, viajar e curtir seus gatos.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[CONTEÚDO NOVO]
[CONTEÚDO NOVO]