GuiaInvest

Gringos tirando grana do Brasil!

Com o cenário de um risco global é normal que os gringos retirem seu dinheiro do Brasil, mas isso não é uma exclusividade nossa.

É natural que investidores de países desenvolvidos busquem países emergentes em busca de ampliar os seus ganhos, quando a renda fixa paga juros baixos nos seus países.

Mas em momentos de risco global é natural que eles retirem o dinheiro dos países emergentes e levem “para casa” visando obter retornos melhores e com maior segurança na renda fixa de seus países.

Parece sensato, não é mesmo?

Nós devemos seguir o mesmo raciocínio com o nosso dinheiro.

Quando há juros baixam devemos aumentar nossa posição em renda variável e quando os juros sobem devemos aumentar nossa posição em renda fixa.

Em relação ao Brasil os investidores estrangeiros já resgataram, desde o início do ano, cerca de 19 bilhões de reais da nossa bolsa. Vale lembrar que o mês ainda não terminou.

O fluxo desses recursos está no mesmo patamar de agosto de 1996, quando foi registrado, desde o início da série, o pior nível.

Pra você ter uma ideia lá em 2008, há quase 10 anos (lembrou da crise, né?!), no mesmo período de janeiro a agosto foi retirado cerca de 16 bilhões de reais.

O ibovespa está rondando os 100 mil pontos, desde quando atingiu esse patamar em junho deste ano.

A força que vem impulsionando a bolsa é de origem de investidores pessoas físicas e de institucionais locais.

A reforma de previdência parece já estar definida, faltando apenas alguns detalhes.

A reforma tributária pode ser a bola da vez.

Então imagine quando todo esse dinheiro estrangeiro voltar…

A questão que vejo não é se o Brasil vai retomar o crescimento, mas sim quando.

Até porque essa questão sempre foi assim por aqui. Independente de quem esteja definindo os rumos do país, sempre passamos por cenários adversos e soubemos lidar com isso.

Em momentos de instabilidade econômica, a exposição a ativos perenes trás uma segurança maior para carteira de investimentos, uma vez que possuem menor volatilidade.

Ações de bancos, elétricas e saneamento fazem parte deste grupo atualmente.

E ainda por cima costumam pagar bons dividendos…

Que tal aproveitar a oportunidade para comprar empresas boas pagadoras de dividendos, compor a carteira com ativos menos voláteis e ainda por cima ver os dividendos aumentar com a recuperação da economia?

Para auxiliar vocês eu criei um canal que conta com uma lista de ações atrativas que pagam bons dividendos, além de te ensinar a escolher as melhores oportunidades do mercado.

Que tal conhecer e se aprofundar mais no assunto? Clique aqui e saiba mais.

Te vejo por lá!

Me siga no meu Instagram @severoadriano e aproveite pra conferir as dicas de investimentos e educação financeira que compartilho por lá.

Abs e bons investimentos

Adriano Severo

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]