GuiaInvest
estratégias de investimento

Não sabe como começar a investir? Confira as estratégias de investimento!

Um dos maiores obstáculos para quem deseja iniciar os seus investimentos é dar o primeiro passo. Isso acontece principalmente pelo fato de não entender as estratégias de investimento.

Nessa hora, as dúvidas são praticamente inevitáveis, especialmente se você tem pouca experiência com o mercado financeiro.

Para entrar de uma vez no caminho pela Liberdade Financeira, vale a pena contar com o auxílio de quem é especialista no assunto.

Pensando nisso, preparamos este artigo a fim de mostrar algumas estratégias de investimento para iniciantes que vão ajudar você a finalmente fazer o seu dinheiro render. Confira!

Entenda a importância de estratégias de investimento para investir corretamente

À primeira vista, investir pode parecer uma tarefa simples, em que basta aplicar uma quantia regularmente e esperar os lucros aparecerem. No entanto, a verdade é que existem diversas variáveis que devem ser consideradas para que um investimento obtenha o resultado esperado.

Por isso, é importante que você se dedique a conhecer alguns pormenores do mercado financeiro e estratégias de investimento a fim de fundamentar melhor suas decisões.

Além disso, suas próprias características pessoais também contam muito nesse processo, uma vez que você é o principal interessado nos benefícios que os investimentos trarão.

Identifique o seu perfil de investidor

A principal análise que deve ser feita na hora de identificar o seu perfil de investidor é a sua tolerância a riscos durante a aplicação.

Esse fator é fundamental para definir os investidores entre conservadores, moderados e agressivos.

Além da segurança do investimento, também devem ser consideradas as suas expectativas em relação aos prazos, objetivos, sua idade e, até mesmo, seu contexto familiar.

Outro fator importante é a liquidez, que diz respeito à possibilidade de retirar recursos aplicados antes do final do contrato.

Portanto, a análise de perfil ajuda a escolher o melhor tipo de investimento para você de acordo com as suas particularidades. Contar com essa informação em vez de se basear apenas em tendências e em fórmulas engessadas é um passo fundamental para investir corretamente.

Para descobrir o seu perfil de investidor, responda a perguntas como: até quanto você arriscaria parte do seu patrimônio por uma maior rentabilidade? Você prefere menos rentabilidade e nada de risco? Quando tempo pretende deixar o dinheiro investido? Entre outros.

Defina claramente os seus objetivos

São várias as razões que podem nos levar a investir o nosso dinheiro. Portanto, deixar bem claro quais são os seus objetivos é algo fundamental para quem quer dar início a essa importante prática.

Você pode ter em mente, por exemplo, a formação de uma reserva financeira para uma aposentadoria tranquila, o pagamento de estudos, a realização de uma viagem ou mesmo a aquisição de um bem de grande valor, como um carro ou uma casa.

Seja qual for a sua meta, é ela que vai direcionar as decisões que você tomará ao investir seu dinheiro.

Dessa forma, ficará muito mais fácil visualizar o progresso de seu investimento, o que o deixará cada dia mais motivado a investir e também mais perto do seu grande objetivo.

Conheça as melhores opções de investimento

Com o perfil de investidor e os objetivos definidos, é hora de decidir qual o melhor tipo de investimento para o seu caso. Abaixo, conheça um pouco sobre os principais papéis disponíveis no mercado.

Títulos públicos

São papéis emitidos pelo Governo Federal e que se tornaram muito populares nos últimos anos.

Existem opções com diferentes prazos, riscos e rentabilidades, o que faz com que os títulos públicos ofereçam excelentes opções para vários tipos de investidores. São negociados por meio da plataforma do Tesouro Direto.

É um investimento de renda fixa mais rentável que há, é bom para a reserva de emergência.

CDB

Funciona de maneira semelhante aos títulos que vimos anteriormente, com a diferença de que os CDBs são negociados por instituições financeiras privadas.

Além disso, esse investimento é protegido pelo FGV (Fundo Garantidor de Crédito), que cobre eventuais perdas dos clientes caso a instituição vá à falência.

Bolsa de valores

Se quer aproveitar o momento de recuperação econômica que vivemos, pode ser uma boa ideia investir em ações da bolsa de valores. Para isso, é preciso realizar uma análise a fim de escolher os papéis certos para aplicar.

Este é o principal investimento para a sua Liberdade Financeira, pois tem alto potencial de valorização do seu patrimônio.

De forma geral, você deve procurar manter sua carteira de investimentos sempre diversificada. Esse cuidado é fundamental para reduzir os impactos quando um dos ativos tem seu desempenho afetado pelo cenário econômico.

Através deste investimento, você tem a possibilidade de investir em empresas que irão crescer muito nos próximos anos, e assim receber parte dos seus lucros.

No final desta leitura deixamos um convite para uma aula gratuita onde ensinamos como analisar e selecionar as ações mais explosivas da Bolsa.

Bem, é claro que existem muitas outras alternativas além dessas. No entanto, as opções que vimos são as ideais para quem procura a melhor maneira de começar a investir.

Coloque as suas finanças pessoais em ordem

Um bom planejamento financeiro é condição fundamental para se obter sucesso nos investimentos.

Por isso, comece fazendo uma análise profunda e realista das suas finanças pessoais, com o objetivo de definir o quanto será aplicado e como isso refletirá em seu orçamento.

Ainda que você tenha uma boa quantia acumulada para dar início aos investimentos, o ideal é que também se programe para realizar aportes mensais. Isso garante um preço médio dos ativos mais favorável, principalmente em aplicações de longo prazo.

Parte do seu montante inicial pode ser destinado à formação de um fundo emergencial, que será de grande importância caso você se depare com uma necessidade urgente no futuro.

Como alguns tipos de investimento não permitem a retirada dos recursos em curto prazo, os mais precavidos devem providenciar também uma reserva financeira para investir com total segurança.

Saiba como monitorar seus investimentos

O universo dos investimentos pode parecer complexo para muitas pessoas. No entanto, mesmo os investidores iniciantes podem conseguir monitorar de maneira eficiente as suas aplicações com alguns cuidados.

O acompanhamento depende da análise de diversas variáveis. Alguns fatores podem influenciar os ganhos, como o cenário político, as projeções da economia, a variação de taxas de juros, a cotação do dólar etc.

É por isso que o GuiaInvest é o parceiro ideal para quem quer começar a investir.

Na nossa plataforma, você conta com ferramentas exclusivas e tem acesso a todas as informações importantes para o seu investimento, tudo em um único lugar.

Também é possível participar dos nossos cursos online ou mesmo solicitar um auxílio personalizado aos nossos consultores.

Assim, você garante o sucesso dos seus investimentos sem precisar ser um especialista no mercado financeiro!

Bom, lembra que eu mencionei que no final da leitura deixaríamos um convite?

Então, participe da nossa mais recente masterclass onde o André ensina um método exclusivo capaz de selecionar as ações mais explosivas da Bolsa!

Este método é capaz de multiplicar o seu patrimônio em até MIL vezes.

Para participar basta se inscrever aqui.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online]
[Palestra Online]