GuiaInvest
estagios da liberdade financeira guiainvest

Estágios da Liberdade Financeira: em qual você está?

Se pararmos para analisar os estágios da Liberdade Financeira, você saberia dizer onde você está?

A verdade é que você só conseguirá ser verdadeiramente livre, quando mudar a sua forma de se relacionar com o dinheiro. Quando colocar ele a trabalhar para você.

A partir do momento em que seus ganhos te deem a oportunidade de escolher fazer o que quiser com o seu tempo, só aí você terá alcançado a verdadeira Liberdade Financeira.

E então… quão livre você é?

Sobre Liberdade Financeira…

Liberdade Financeira é quando você atinge um nível de estabilidade econômica independente. Mas independente mesmo, tanto da família, quanto do governo e até do seu emprego.

É quando ter que trabalhar por necessidade da renda se torna algo opcional. Quando você conquista isso, é porque os frutos dos seus investimentos já proporcionam a você uma renda mensal totalmente extra que cobre todos os seus custos mensais.

Ou seja, você não precisa fazer nada, que todo mês continuará recebendo dinheiro.  É quando você coloca o seu dinheiro para trabalhar para você através dos investimentos.

Quando se tem dinheiro, você pode comprar coisas que deseja e não só o que precisa. Pode ajudar às instituições sociais que mais precisam.

O dinheiro é o que traz liberdade para a sua vida. Mas a maioria das pessoas custa a admitir isso por conta de crenças financeiras que precisam ser derrubadas.

É impossível desassociar o dinheiro do poder de escolhas, não é mesmo? Mas apenas ter na sua conta bancária não necessariamente significa que você é livre. Por quê? Simples.

Mesmo que esteja com a carteira cheia e se sinta à vontade para escolher o que quer, se a sua única fonte de renda é o seu emprego, então ainda assim você está preso à necessidade de continuar recebendo dinheiro.

Ter a obrigatoriedade de se levantar todos os dias, trabalhar por oito horas (ou mais), fazer horas extras, se preocupar com prazos e comportamentos, está longe de ser a Liberdade Financeira que você deseja.

Ou seja: se você está sujeito a esse monte de responsabilidades para ganhar dinheiro, você ainda não é verdadeiramente livre.

Você está apenas confiando na sua renda ativa.

Aquela que determina que, desde que trabalhe, você ganhará. Porém, se não trabalhar, fica sem receber.

Para alcançar a verdadeira Liberdade Financeira, você precisa de renda passiva que é a renda que continua entrando mesmo se você não fizer nada.

Faça apenas o que mais te deixa feliz!

Vamos então ver os estágios da Liberdade Financeira para definir onde você se enquadra e como pode avançar na jornada.

Estágio 1 – Endividado

Quem está nesse estágio, está na situação mais desfavorável. Nele, a pessoa não tem renda nenhuma e, por consequência, acaba acumulando muitas dívidas.

Considerando que não há entrada de dinheiro e os gastos continuam aparecendo, a dívida aumenta e a riqueza não. 

Em termos de liberdade, esse é o momento onde há a maior prisão: já que não tem dinheiro, a pessoa depende inteiramente dos outros.

Neste caso, a nossa recomendação é que primeiramente encontre um meio para receber dinheiro (emprego ou negócio próprio) e logo, pague todas suas dívidas.

Estágio 2 – Zero a Zero 

Nesse estágio existe uma renda a seu favor, mas também existe algum tipo de dívida, que faz com que seu dinheiro, no final, encolha.

Não é um cenário totalmente desfavorável, ainda mais quando a dívida é relativa à bens. Hipotecas, financiamento de carros, crédito estudantil…

Porém, se a sua renda se compromete inteiramente para o pagamento dessas dívidas, você não deve de maneira alguma aumentar esses custos mensais.

Dentro do estágio em que você está, sempre existirá a possibilidade de melhora. Só é preciso que:

  1. Economize: reduza suas despesas ou aumente sua renda
  2. Pague suas dívidas: o ideal é que você consiga se livrar delas o mais rápido possível.
  3. Busque aprender sobre educação financeira.

Estágio 3 – Poupador

Neste estágio, você não está preso à nenhuma dívida e também tem algum dinheiro guardado. Dentro desse cenário, você está uns bons passos à frente da maioria, o que já é excelente para começar.

Como você não comprometeu sua renda com nenhum débito e já tem o hábito de poupar, entende-se que, caso aconteça algum imprevisto, você conseguiria se sustentar por um tempo.

Mas ainda não estaria livre, não é mesmo? Se você possui, por exemplo, uma reserva de emergência de 6 meses, você conseguiria sobreviver durante 6 meses ou um pouco mais que isso.

Por mais que não dependa inteiramente do salário, ainda assim é a partir dele que você vem acumulando sua riqueza.

É um bom estágio? Sem dúvidas, já que não há perda de dinheiro. Mas poderia melhorar consideravelmente se você alocasse as suas economias em investimentos mais rentáveis.

Como por exemplo, o Tesouro Direto. O Tesouro Direto é um investimento tão seguro quanto a poupança, e bem mais rentável.

Ele é excelente para a sua reserva de emergência, pela sua segurança e porque possui bastante liquidez. No entanto, para Liberdade Financeira, ainda é muito pouco.

E é isso que vemos no estágio a seguir.

Estágio 4 – Investidor ativo 

Nesse estágio, o cenário começa a melhorar. Você já está em um caminho próximo à reta final para a Liberdade Financeira!

Como você já saiu das dívidas, poupou e investe pelo menos na renda fixa, o seu dinheiro já trabalha para você e a rentabilidade começa a dar resultado.

Neste estágio você pode aproveitar os investimentos que são mais rentáveis e geram rendas passivas maiores e com maior frequência, como as Ações que pagam Dividendos e Fundos Imobiliários que pagam aluguéis mensais.

Aqui no blog do GuiaInvest você encontra muito conteúdo sobre esses ativos (e em ambos você pode investir desde bem pouco a muito dinheiro).

Ao investir em ativos de qualidade, o seu dinheiro começa a trabalhar por você. Ativo é tudo aquilo que você possui e que traz mais dinheiro.

Como um carro se você é uber, ou um apartamento caso você coloque para alugar.

Quando a renda passiva é capaz de custear uma parte de suas contas, sem que você dependa integralmente do salário, estamos alcançando a tão sonhada Liberdade Financeira.

Estágio 5 – a Liberdade Financeira

É o estágio mais sonhado, mas acredite, por estar aqui já mostra que você está no caminho certo!

Aqui, todas as suas despesas são diretamente pagas apenas pela renda passiva dos seus investimentos. Você fez tudo direitinho, cuidou do seu dinheiro, investiu, reinvestiu, e chegou o momento de apenas aproveitar.

Isso significa que você não está mais preso à salários e à sua renda ativa. Ou seja, você está financeiramente livre.

Seu dinheiro trabalha pra você e você não precisaria estar sujeito à empregos maçantes, que não lhe trazem prazer nenhum.

Vivendo de renda passiva, é possível se concentrar naquilo que sempre quis: viajar, ficar mais com a família, se dedicar à trabalhos voluntários. Ter poder de escolha.

Quando nos tornamos independentes financeiramente, isso significa que o nosso patrimônio é capaz de custear todas as nossas despesas.

E o melhor: ele só tende a aumentar.

Lembre-se de que o seu dinheiro estará crescendo exponencialmente, principalmente se você tiver investido em ativos que se valorizam com o tempo.

Como ganhar renda passiva?

Parece muito simples, principalmente quando vemos quão simpático é o cenário dos dois últimos estágios.

Afinal, quem não gostaria de ter mais tempo para se dedicar ao que gosta?

Bem, mas como acelerar o passo na jornada pela Liberdade Financeira? Como gerar renda passiva o suficiente para não se preocupar mais com a prisão da sua renda ativa?

Convidamos a assistir a nossa mais recente Masterclass totalmente gratuita, onde o André Fogaça ensina uma estratégia simples e segura para investir em Ações pagadoras de Dividendos.

Ele ensina, inclusive, como você pode criar uma renda passiva de R$ 2.154 por mês!

Inscreva-se gratuitamente aqui.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]