GuiaInvest

Encontramos uma Joia

Eu estava ali e vi com os meus próprios olhos.

O verão de 2008 era quente e a idade me permitia passar longos dois meses nas praias do litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Visitei por dias consecutivos o achocolatado mar de Atlântida.

E foi ali que aconteceu algo curioso.

Correndo e gritando com uma empolgação fora do normal, um menino com os seus 10 anos volta do mar mostrando para a sua mãe uma corrente de ouro que acabara de encontrar na água.

A mãe do menino estava a poucos metros de mim.

Escutei ela dizendo para o filho que poderiam vender por um preço alto aquele achado dos mares sujos gaúchos.

Para ela, um golpe de sorte. Um fruto do acaso.

Mal sabia ela que o seu filho havia feito o trabalho de um garimpeiro do mar.  E, pasmem, na praia de Ipanema, no Rio (além de muito mais interessante que Atlântida), o garimpo é uma profissão.

São inúmeros os surfistas que deixam cair suas câmeras GoPro na água. Só com máscara de mergulho para encontrar novamente…

As escolinhas de stand up paddle do Posto 6 também estão contribuindo para a ascensão dessa profissão aquática.

Os garimpeiros mergulham, equipados, e em questão de minutos retornam a superfície de mãos cheias de objetos perdidos. Muitos desses de valor.

Em 2014, no ano da Copa do Mundo no Brasil, um novo presente veio às mãos dos garimpeiros de Ipanema. Cédulas de 20, 50 e até 100 euros deixadas pelos gringos que entravam no mar com dinheiro no bolso.

Estar a beira do mar e se deparar com uma joia é, para muitos, sorte.

Para os garimpeiros do mar, é apenas um método.

Para o mercado de ações vale a analogia: uns ganham por sorte, outros garimpam e sabem bem onde vão ganhar.

De fato, entre 2016 e 2017, a maré subiu e muitas boas ações já valorizaram bastante, dando a sensação de que já não são mais uma grande oportunidade.

Estamos em um nível recorde do Ibovespa, mas acredito que com a retomada da economia iremos renovar esse recorde muito em breve.

O preço das ações de hoje embutem riscos que já são conhecidos. Conforme eles forem sendo eliminados, o preço das ações tende a subir de forma geral, independente dos fundamentos das empresas. Quando há euforia, todo mundo quer entrar na bolsa e o preço de tudo sobe.

Você deve tomar mais cuidado em mercados eufóricos do que em mercados depressivos.

Mas ainda há muita coisa boa que foi esquecida pelo mercado: algumas empresas muito boas da Bolsa de Valores, apesar dos bons fundamentos, ainda não decolaram.

Por questões legais, não posso fazer recomendação. Mas há uma empresa do setor financeiro com indicadores fundamentalistas muitos bons, cotada a um ótimo preço e que muito me atrai. E existem algumas outras na mesma situação.

São aquelas joias esquecidas no mar e que são dignas de um garimpo.  

Semana passada lançamos aqui no GuiaInvest uma videoaula que mostra um tutorial de como encontrar as Joias da Bolsa de Valores, aquelas ações que você precisa comprar imediatamente. Lá o André mostra com uma simplicidade impressionante como você mesmo pode fazer um garimpo certeiro de ações com grande potencial de valorização.

E aqui vai um spoiler: é possível saber em poucos segundos se o que você pegou é ouro ou cascalho. Você pode agendar um horário de sua preferência para assistir.

Reforço aqui que se trata de uma aula de como investir em ações sem ter medo.   

Assistam e me comentem depois.

Um abraço e até semana que vem.

Ps1.: não esqueçam da declaração do IRPF, é até dia 30/04.

Ps2.: Focus revisou para baixo as previsões do crescimento econômico brasileiro para 2018. As incertezas vindas lá de fora puxaram o dólar para cima em relação ao real. Ruídos como esses fazem parte da vida do investidor e, para quem está buscando retorno no longo prazo, essas informações são totalmente irrelevantes. Nada de novo sob o sol.

Martin faz parte da equipe do GuiaInvest desde o início de 2017. É bacharel e mestrando em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Martin Kirsten

Economista do GI. Mestre e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investidor desde 2013, já trabalhou no mercado financeiro e assina a newsletter Recado do Economista aqui no GI. É um amante de café e de uma boa culinária.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[CONTEÚDO NOVO]
[CONTEÚDO NOVO]