GuiaInvest
empreender ou investir

Empreender ou investir: descubra qual a melhor opção para você!

Empreender ou Investir? Neste artigo você irá descobrir qual a melhor opção para você.

Em tempos de crise, as pessoas buscam alternativas para se desvencilhar do cenário nada favorável e melhorar de vida. Casos concretos mostram que, mesmo nesse contexto, é possível driblar dificuldades e sair por cima empreendendo ou investindo! No entanto, qual seria a melhor opção, empreender ou investir?

Para ajudá-lo quanto a essa questão, falaremos sobre as duas opções que os brasileiros mais têm escolhido para aumentar os rendimentos médios. Para isso, analisaremos as vantagens e desvantagens de empreender e de investir, analisando o que é necessário em cada caso. Acompanhe e descubra o que é melhor para você!

Como tomar a melhor decisão entre empreender ou investir?

empreender ou investir

Para tomar a decisão é fundamental que você saiba como cada opção funciona e os desafios a serem percorridos. Depois, é necessário analisar as alternativas de acordo com as vantagens e desvantagens — o que faremos ao decorrer deste texto.

Por fim, é preciso avaliar qual das opções melhor se encaixa no seu perfil.

Também é importante avaliar os riscos que envolvem cada operação e dar preferência para uma decisão com poucos riscos, a fim de preservar sua estabilidade financeira e familiar.

Para ajudar nessa avaliação, recomendamos que você procure exemplos e histórias envolvendo os dois aspectos da moeda: empreender ou investir. É importante saber quais foram os principais desafios e encontrar algo com o que possa se identificar. Afinal, a razão é essencial para tomar uma decisão como essa.

Quais são as vantagens de empreender?

empreender ou investir

Abaixo estão os pontos positivos de montar um empreendimento. Leia-os atentamente para avaliar durante a sua decisão:

Aplicar habilidades

Todos possuímos alguma habilidade acima da média. É necessário encontrar esse diferencial e investir nele para que haja um retorno, seja para ganhar amigos, status ou até mesmo dinheiro! Isso acontece para talentos distintos, como saber cozinhar, desenhar, ser bom em esportes, cálculo etc.

Entretanto, poucas pessoas têm a chance de aplicar uma habilidade de destaque, mas tudo fica mais fácil ao abrir um empreendimento próprio.

Nesse caso, o objetivo é usar a habilidade para produzir algum bem ou serviço para outras pessoas consumirem. Se você tem um talento reconhecido pelas pessoas à sua volta, que tal investir nele?

Fazer algo que você gosta

Trabalhar com o que gosta é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, por conta dos percalços da vida, poucas vezes temos essa oportunidade. Mas essa possibilidade aumenta quando nós mesmos nos organizamos e nos tornamos nossos ‘chefes’.

Vários estudos apontam que trabalhar com o que gosta aumenta o nível de felicidade e as chances de o empreendimento dar certo. Então, se for montar algo, comece com aquilo que é familiar e que seja prazeroso.

Faça pesquisas de mercado, de rentabilidade e mantenha tudo bem planejado. Com dedicação o resultado aparece.

Quais são as desvantagens de empreender?

empreender ou investir

Nem tudo são flores. Nossas decisões têm um lado positivo e um lado negativo, e ambos precisam ser conhecidos para uma melhor avaliação.

Muito trabalho e falta de tempo para a família

Todo dono de empreendimento sabe que começar e manter um negócio não é fácil. Abre-se mão de muitas coisas, como o tempo com a família.

É preciso que você esteja disposto a abrir mão de momentos de lazer e de carinho com a família para trabalhar no seu negócio em busca de seus objetivos. Lembre-se: a vida passa rápido e a sua decisão precisa ser muito refletida.

Alto Risco

O cenário para abrir um empreendimento no Brasil não é nada bom, e vários estudos apontam essa direção. Alta Burocracia, altos impostos e insegurança pública são os maiores obstáculos para o empreendedor no Brasil.

Esses fatores pesam tanto que, além de desanimar o empreendedor, podem arruinar toda a construção do projeto, por melhor que ele seja.

Quais são as vantagens de investir?

empreender ou investir

Começaremos com as vantagens, que são basicamente menor necessidade de dedicação de tempo, diversificação do investimento, maior segurança e manutenção da rotina.

Menor dedicação do seu tempo

Ao contrário de empreender, que precisa de muito investimento do seu tempo, investir é muito simples e vai exigir pouco do seu dia a dia.

Graças à tecnologia, esse processo ficou bastante prático e você pode fazê-lo em casa — e o melhor de tudo, conseguindo bons rendimentos!

Diversificação

Ao contrário de empreender, em que você costuma trabalhar com apenas um tipo de serviço ou material, os investimentos podem ser diversificados, o que aumenta a segurança do seu dinheiro.

  • Por exemplo: ao empreender, você pode abrir um negócio com algo que esteja em alta no momento, mas que com o passar dos anos mude de cenário, fazendo com que você abandone os negócios ou recicle o espaço — o que gera despesas e mais dedicação de tempo.
  • Já o investimento comporta uma diversificação maior. Você pode investir em vários tipos de negócios, assim como em várias opções de renda fixa (tesouro direto, CDB etc.) ou renda variável (ações, câmbio etc.).

Mais segurança

Ao aplicar seu dinheiro em investimentos, você estará mais seguro, pois boa parte deles, principalmente os de renda fixa, têm alto nível de segurança e retornos garantidos.

Não necessita de mudanças radicais na rotina

Para investir não é necessário que você mude toda a sua rotina e a da sua casa. Como já falamos, atualmente o processo está bastante simples e você pode fazer e gerenciar os seus investimentos no conforto do próprio lar.

Quais são as desvantagens de investir?

empreender ou investir

Abaixo está a principal desvantagem de fazer investimento.

Rentabilidade baixa dependendo do investimento

Alguns investimentos, como a poupança, rendem um valor bem abaixo de outras opções de renda fixa e variável. Entretanto, para se livrar desses baixos investimentos, basta pesquisar e conhecer as opções mais rentáveis.

E agora, qual a melhor opção, empreender ou investir?

Não há melhor opção. Cada uma delas pode ser mais vantajosa que a outra, de acordo com o seu perfil, e você deve sempre levá-lo em consideração. Entretanto, em um momento de crise, o ideal é que você não tome atitudes de alto risco, como empreender — que requer alto investimento inicial.

Também há como fazer as duas coisas simultaneamente. Com menos de 50 reais você consegue se tornar sócio de boas empresas (como o banco Itaú, Porto Seguro, Localiza, Grendene) e receber parte dos lucros na forma de dividendos.

Dessa forma, quanto mais a empresa crescer, melhor para você e seu patrimônio.

No cenário atual, entre empreender ou investir, vale considerar investir por conta própria, pois há a vantagem de evitar conflito de interesses com os gerentes de bancos, assessores de investimentos e casas de análises.

Gostou do texto? Então, que tal visitar nossa página, conhecer nossa aula gratuita sobre investimentos e aprender como ganhar de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 em dividendos?! Sua presença será muito bem-vinda!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira

Seja o primeiro a comentar!

[CONTEÚDO NOVO]
[CONTEÚDO NOVO]