GuiaInvest

Como viajar mais? Conheça 3 investimentos

Todo mundo gosta de viajar, não é mesmo? Porém, muitas pessoas não conseguem realizar esta atividade com a frequência que gostariam. Por isso hoje vamos falar sobre: como viajar mais!

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo com dicas imprescindíveis que vão ajudar você a descobrir como viajar mais, planejando e investindo com inteligência.

Sabia que, com um bom planejamento financeiro e escolhendo os investimentos certos, é possível realizar até duas viagens “grandes” ao ano? Ficou curioso? Continue a leitura  e prepare-se para viajar mais!

Como se planejar?

como viajar mais guiainvest investimentos

Planejamento é a palavra-chave para quem deseja viajar mais durante o ano, principalmente no que diz respeito aos passeios mais longos, como viagens internacionais. A dica é que você comece a montar um planejamento com até um ano de antecedência.

Planeje em que período do próximo ano você vai tirar férias e quais serão os feriados prolongados dos próximos meses. Com essas informações, já é possível começar a pensar nos destinos que gostaria de visitar, de quanto dinheiro você precisa para realizar a viagem, onde se hospedar etc.

Uma excelente forma de organizar seu planejamento é criando uma planilha de viagem. Nela, você pode lançar os valores previstos para realizar cada passeio, quanto tempo há até a data prevista para a viagem e, consequentemente, quanto dinheiro é preciso angariar para tanto.

Outra dica interessante no que se refere ao planejamento é optar por fazer pequenas viagens em finais de semana e feriados prolongados. Escolha a baixa temporada, quando os preços são bem mais em conta, e aproveite para conhecer cidades ou estados próximos.

Como calcular uma viagem?

como viajar mais guiainvest investimentos

Como mencionamos anteriormente, o planejamento da sua viagem deve começar com a elaboração de uma planilha. Nesse material, o recomendado é inserir todas as informações relacionadas aos valores desembolsados na viagem:

  • despesas com passagem aérea ou combustível, caso você viaje de carro;
  • custos adicionais com a revisão do veículo, troca de óleo etc. (se optar por se deslocar de carro);
  • gastos com locomoção no local (trem, metrô, transporte por aplicativo, aluguel de bicicleta etc.);
  • custos com hospedagem;
  • despesas com alimentação;
  • tickets de museus ou outros passeios;
  • despesas com lembranças e demais compras que você venha a realizar;
  • seguro de viagem (para passeios internacionais).

Você deve fazer o cálculo do custo total previsto para a viagem levando em consideração todos os gastos que estão relacionados a ela. Comece pela passagem aérea e preveja todas as situações que estejam vinculadas a qualquer tipo de despesa. Como se trata de uma previsão de gastos, é bom que você tenha uma reserva adicional, que será utilizada caso ocorra algo não planejado.

Como escolher o melhor investimento?

como viajar mais como escolher o investimento

Você deve estar pensando: como posso escolher o melhor investimento para começar a planejar minha próxima viagem?

Bem, com a devida educação financeira, é possível chegar a melhor opção de investimento dentro de seus objetivos. Busque por informações em plataformas digitais especializadas, consulte conteúdos focados em investimentos e descubra qual é a melhor fórmula a ser aplicada na sua realidade, de acordo com suas possibilidades.

A seguir, elencamos os 3 principais investimentos que consideramos interessantes para quem deseja começar a guardar dinheiro para viajar. Confira!

Quais são os investimentos ideais para quem quer viajar?

como viajar mais

A melhor maneira de guardar dinheiro é tirar da sua conta corrente ou da poupança e optar por um investimento rentável. Nesse sentido, 3 opções que valem a pena atualmente são: o Tesouro Selic, o Fundo Cambial e o Fundo DI. Entenda melhor como funciona cada um desses investimentos abaixo.

1. Tesouro Selic

O Tesouro Selic  é um título público vendido pelo Tesouro Direito, uma plataforma na qual a pessoa empresta dinheiro para o Governo e, por isso, recebe uma remuneração em troca. Trata-se de uma boa opção, pois garante maior rentabilidade a um risco menor.

Essa é a aplicação financeira mais segura que existe no mercado de investimentos nos dias de hoje, já que o risco de ocorrer algum problema e você não receber o seu dinheiro é praticamente nulo.

Porém, antes de investir, é necessário avaliar os custos de tal aplicação. Você deve verificar as taxas de custódia e corretagem cobradas pelo banco ou pela corretora que vai cuidar do seu investimento. Além desses gastos, há o valor relativo ao Imposto de Renda sobre o rendimento, que varia entre 15% e 22,5%.

De forma geral, as taxas de custódia e de corretagem das corretoras são menores do que as de instituições bancárias. O Tesouro Selic é o investimento ideal para quem está planejando viagens em território nacional.

2. Fundo cambial

O Fundo Cambial é um investimento interessante para quem deseja se proteger da oscilação de moedas internacionais. Portanto, investir nessa modalidade é estratégico para a pessoa que está pensando em realizar uma viagem internacional.

Sua rentabilidade está relacionada ao desempenho de uma moeda internacional, pois ele faz o processo de hedge internacional. Isso significa que seu gestor vai realizar aplicações em títulos que pagam juros atrelados à oscilação das moedas.

O que você precisa saber a respeito do Fundo Cambial é que seu rendimento estará vinculado ao desempenho de uma moeda internacional. Por isso, para fazer uma viagem internacional, ele é o mais indicado.

3. Fundo DI

No Fundo de Renda Fixa Referenciado, a pessoa disponibiliza seu dinheiro para um gestor, que se responsabiliza por fazer os investimentos. As aplicações ocorrem em títulos do Tesouro Direito e de Instituições Bancárias, que pagam como remuneração a conhecida taxa CDI.

Vale destacar que a taxa de administração deste fundo pode ser muito elevada, atingindo uma remuneração inferior à do Tesouro Selic. Além disso, em todos os investimentos de fundos, há cobrança de Imposto de Renda, que varia entre 15% e 22,5%, de acordo com o tempo de aplicação.

Mãos à obra!

como viajar mais

Como você pode ver, é preciso se planejar com antecedência para viajar. A educação financeira começa com a economia, que é o principal segredo para quem quer aproveitar seu dinheiro com mais inteligência e liberdade.

Agora que você já sabe como viajar mais, que tal aproveitar para aprofundar seus conhecimentos em educação financeira?

Baixe gratuitamente o nosso ebook com o passo a passo completo para a sua Liberdade Financeira!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira