GuiaInvest
Como proteger seus dividendos de fraudes e golpes

Como proteger seus dividendos de fraudes e golpes

Alô, pessoal. Tudo bem?

Sou o Adriano Severo, especialista aqui no GuiaInvest com foco na área de dividendos. Sou formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC).

Agradeço aos comentários que recebi referente ao meu primeiro e-mail, enviado semana passada.

Lembrando que vou escrever pra vocês semanalmente, toda terça-feira. Sintam-se à vontade em mandar suas dúvidas, opiniões e sugestões.

Vamos nessa…

Não faz muito tempo que foi divulgado uma notícia de que um Agente Autônomo de Investimentos deu golpe de 20 milhões de reais no Rio de Janeiro.

Infelizmente essa não foi a primeira notícia deste tipo divulgada este ano e, provavelmente, não será a última.

No início do ano tivemos o terrível caso da JJ Invest, que estimam-se prejuízos na casa dos 170 milhões de reais. Caso este que envolveu perdas inclusive de globais.

Conforme relatos, uma atriz perdeu as economias de quase 10 anos! Um absurdo sem tamanho!

Quando se trata de aplicações financeiras que usamos para acumular patrimônio e chegar ao tão sonhado objetivo atingido por poucos que é viver de renda, isso dói muito mais.

No caso da notícia de fevereiro a empresa patrocinava, inclusive, time de futebol! Como seria possível desconfiar? Para um prejuízo do tamanho que alcançou só poderia ter sido bem estruturado. Do contrário teria minguado no início.

Imagina você que acumulou patrimônio e agora iria receber dividendos, apenas por possuir ações de alguma empresa como, por exemplo, 8,7% a.a. da Telefônica Brasil (VIVT4) ou 8,5% da Engie Energia (EGIE3). Situação mais delicada ainda se a bolada a receber fosse 15,8% a.a. da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (TRPL4) ou 15,2%a.a. da Cielo (CIEL3).

Citei alguns exemplos apenas para exemplificar.

Antes de fazer aplicações financeiras reflita sobre o passo a passo básico abaixo:

  • Já pesquisei sobre a empresa na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)?
  • Já pesquisei sobre a empresa no Banco Central (BACEN)?
  • O dinheiro que irei transferir é direto para a conta da corretora de investimentos?
  • Vou confirmar se as ordens de aplicações estão realmente sendo executadas?
  • Essa empresa/aplicação não é mais um caso pirâmide financeira?
  • Estou fazendo meu papel de investidor(a) e conferindo regularmente minhas aplicações?
  • Nunca, jamais, vou transferir meus recursos para conta outra pessoa física?

Se você responder SIM à todas essas questões, certamente estará se precavendo muito de passar por situações fraudulentas como as citadas no início.

Agora você deve estar se perguntando:

“Mas… como eu vou conseguir descobrir as informações sobre os dividendos das empresas para também ganhar dinheiro? Não entendo como analisar uma ação, como poderei fazer isso com 400 empresas?”

Bom, o fato é que nós do GuiaInvest podemos ajudar você a identificar as boas ações da bolsa pagadoras de dividendos.

Fizemos uma palestra exclusiva para demonstrar para você como você mesmo pode ter essa resposta.

Tudo direto ao ponto.

Quero conhecer empresas boas pagadoras de dividendos agora

Abs,

Adriano Severo

Adriano Severo é Educador Financeiro, formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC). Ministra palestras e cursos sobre finanças e economia e leciona na Fundatec e QI Faculdade & Escola Técnica. Participa como fonte de informação para TV Record, Band TV, Estadão, CBN, HSBC, VIVO, UOL, GaúchaZH, Correio Braziliense, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Diário Gaúcho, Postalis, AGERT, POATV, dentre outros. Possui painéis expostos no Museu de Finanças da PUCRS.

 

 

DISCLAIMER: As informações colocadas nessa editoria são produzidas de forma independente e não possuem qualquer influência de empresa ou instituição que venha a ser mencionada. As informações aqui contidas refletem a opinião do autor e não de todos os membros do GuiaInvest. Apesar de ter sido tomado todo o cuidado necessário de modo a assegurar a credibilidade das informações no momento em que as mesmas foram colhidas, suas precisão e exatidão não são de qualquer forma garantidas e o GuiaInvest não se responsabiliza pelas mesmas. Os preços, as opiniões e as projeções contidas nos nossos conteúdos estão sujeitos à mudanças a qualquer momento, sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. Nenhum relato desse texto pode ser interpretado como sugestão de compra ou de venda de quaisquer ativos, tratam-se apenas de opiniões. Não podemos garantir nenhum retorno financeiro sobre qualquer operação feita através das informações que fornecemos, sejam elas pagas ou gratuitas. Negociações de ativos no mercado financeiro envolvem riscos e rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

Adriano Severo

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]