GuiaInvest
cartão de crédito

Como funciona o Cartão de Crédito: entenda como utilizar

Confira aqui tudo o que precisa saber sobre cartão de crédito e passe a usar essa linha de crédito de forma consciente para não se endividar!

Ter um cartão de crédito pode trazer benefícios ou prejuízos para a vida de muitas pessoas. Tudo depende de como e quando ele é utilizado. E você, o que acha disso?

Nós, do GuiaInvest, sempre mencionamos em nossos posts o quanto é importante você utilizar seu dinheiro com inteligência. Até mesmo para ter chances maiores de alcançar a tão sonhada Liberdade Financeira no futuro.

E se você possui um cartão de crédito, ou está pensando em adquirir um, a melhor coisa que tem a fazer é saber primeiramente como ele funciona. Para somente então começar a usá-lo de forma consciente.

Nesse post, ensinaremos a você tudo o que precisa saber sobre cartões de crédito. Desde como ele funciona, até outras informações relevantes ligadas a essa forma de crédito, como tarifas, juros e multas, faturas, dentre outros pontos. Confira!

Entenda como funciona o Cartão de crédito

No geral, entender como funciona o cartão de crédito é bem simples. Basicamente o banco disponibiliza um limite de crédito, por meio do cartão, para que você consiga fazer compras e pagamentos de bens e serviços.

E diferentemente do que muita gente imagina, não é necessário ter uma conta corrente para ter um cartão de crédito.

cartão de crédito guiainvest

Em relação ao limite do cartão, este é determinado com base na renda financeira apresentada pelo solicitante do cartão.

E, a cada mês, o usuário do cartão possui um valor máximo que pode usar, sendo que este valor é definido pelo emissor do cartão, onde o mesmo leva em consideração diversos fatores, como renda mensal, salário, dentre outros.

Conheça as tarifas e faturas do seu cartão

Ao solicitar o seu cartão de crédito, além da cópia do contrato de adesão, você também deve solicitar a tabela com as tarifas que normalmente são cobradas pelo banco emissor. Até mesmo para se certificar de que essa adesão não vai representar um grande prejuízo para as suas finanças.

No geral, o Banco Central, através da Resolução CMN 3.919/2010, estabeleceu a cobrança de 5 tarifas para cartões de credito:

  • Anuidade

Essa tarifa deve ser paga uma vez por ano ou também pode ser parcelada ao longo de 12 meses.

  • Pagamento de contas

Tarifa cobrada quando se utiliza o cartão para fazer o pagamento de boletos e faturas de cobranças de produtos e serviços.

  • Avaliação de crédito em caráter emergencial

Tarifa cobrada quando o usuário faz gastos que excedem o valor do limite do cartão.

  • Saque

Quando o usuário realiza saques em dinheiro com o cartão de crédito é cobrada essa tarifa.

  • Segunda via

Essa tarifa é cobrada toda vez que o usuário solicita a emissão de um novo cartão de crédito.

A fatura do seu cartão

Em relação a fatura do cartão, esse documento é o registro das compras efetuadas no cartão e que devem ser quitadas todo mês junto à instituição financeira.

É importante que você pague a fatura até a data de vencimento. Dessa forma você fica livre de pagar juros e multas por atraso de pagamento, que normalmente são bem elevados. Alguns cartões, inclusive, oferecem desconto quando você adianta o pagamento de alguma fatura.

Além disso, também é importante que você fique atento à data de vencimento da fatura, pois as compras realizadas no período de 5 a 10 dias que antecedem essa data, normalmente são cobradas no mês subsequente.

Juros e multas do cartão de crédito

Ao pagar a fatura com atraso você fica sujeito à cobrança de juros bem como de multas. Caso não tenha o valor total da fatura, hoje em dia os bancos já permitem o pagamento parcial da fatura, também conhecimento como pagamento do valor mínimo.

cartão de crédito guiainvest

Mas esta é uma opção que você deve evitar ao máximo pois ao pagar o valor mínimo, a outra parcela que ficou pendente é cobrada no mês seguinte acrescida dos juros do crédito rotativo, que geralmente apresentam valores bem elevados.

É possível parcelar fatura em atraso?

Sim. Se você tem alguma fatura em atraso ou que pagou somente o valor mínimo, você pode fazer o parcelamento dessa dívida.

O que recomendamos é que você não deixe essa dívida se estender por mais de 30 dias no crédito rotativo, pois os juros cobrados serão ainda maiores, e pode chegar um momento que você perde o controle.

Comprar com cartão de crédito é a melhor opção?

Segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), o cartão de credito representa uma das linhas de crédito que cobram os juros mais elevados.

Por isso, recomendamos que você utilize o cartão apenas quando precisar MUITO adquirir um produto ou serviço que não possa ser comprado à vista. Ou então quando a compra à vista não oferecer nenhum tipo de desconto especial.

Outra função interessante do cartão de crédito é que pode ser usado para acumular pontos e ganhar descontos nas suas compras, passagens aéreas, etc.

Fora isso, o seu uso precisa ser feito com cautela. Do contrário, ele pode representar o caminho mais fácil para você se endividar. E não é isso que deseja, não é mesmo?

Dicas básicas para não se endividar com o cartão de crédito

Para usar o seu cartão de crédito com consciência e evitar o acúmulo de dívidas, veja abaixo alguma dicas que pode seguir:

  • Planeje muito bem e com antecedência os seus gastos antes de sair comprando com o seu cartão de crédito;
  • Evite pagar o valor mínimo da fatura;
  • Não use o seu cartão como se ele fosse uma renda extra;
  • Não ultrapasse o valor do seu limite;
  • Pague sempre antes do vencimento.

E então, está pronto para usar o cartão de crédito de forma consciente?

Compartilhe este artigo com aquele familiar que ainda se perde nas faturas do cartão.

Aproveite para baixar neste link o nosso ebook gratuito com um passo a passo completo para conquistar sua Liberdade Financeira!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[CONTEÚDO NOVO]
[CONTEÚDO NOVO]