GuiaInvest

Como ficar rico: torne-se milionário seguindo esta fórmula

Quem não deseja alcançar a liberdade financeira e curtir a vida sem que o dinheiro seja uma preocupação constante? A maioria das pessoas acredita que isso é só um sonho. Muitos, porém, pensam assim apenas porque não sabem como ficar ricos sem depender de um golpe de sorte.

A verdade é que, com um planejamento bem elaborado e uma boa dose de disciplina, é possível aumentar consideravelmente as suas chances de ingressar no grupo dos milionários. Quer ver só?

Preparamos este post para falar sobre algumas iniciativas que podem ajudar você a administrar melhor o seu dinheiro, fazendo-o render a ponto de torná-lo uma pessoa rica. Continue lendo e confira nossas dicas!

Gaste o seu dinheiro de forma mais inteligente

milionario-formula-simples-fique-rico-guiainvest

Cada um sabe o duro que precisa dar para merecer o seu salário — e é claro que desfrutar dele da forma que quiser é sempre um prazer. Porém, para quem deseja entrar para o time dos milionários, é preciso saber gastar o seu dinheiro de forma inteligente.

A regra básica é sempre gastar menos do que se recebe — ou seja, economizar. E você só consegue fazer isso quando sabe exatamente o quanto ganha e quais são as suas despesas. Isso pode parecer algo óbvio, mas grande parte das pessoas simplesmente não tem nenhum controle sobre suas finanças.

Ao mapear as despesas detalhadamente, você provavelmente encontrará diversas oportunidades de reduzi-las. Até porque, para atingir um objetivo financeiro maior, é preciso estar atento aos maus hábitos. Aquela compra por impulso diante de uma oferta imperdível ou os pequenos gastos em uma visita rápida ao shopping são exemplos de práticas que podem ser fatais para os seus planos.

Quando cortar esses excessos, adaptando os seus hábitos a um padrão de vida um pouco inferior à sua renda, você terá condições de reservar algum capital. Essa economia, então, é que será o ponto de partida para os investimentos que farão a sua riqueza crescer.

Invista com sabedoria

milionario-formula-simples-fique-rico-guiainvest-meio

Depois que você conseguiu controlar os seus gastos e economizar parte de sua renda, é hora de fazer com que essas economias cresçam. Simplesmente guardar dinheiro não ajuda você a se tornar um milionário — é preciso investi-lo com inteligência.

Não é preciso, contudo, dominar o mercado financeiro para ter sucesso em seus investimentos, nem juntar um grande capital para iniciar os seus movimentos. Com apenas R$ 30,00, por exemplo, já é possível investir no Tesouro Direto — uma aplicação em títulos públicos com rendimentos melhores que a tradicional poupança, baixíssimo risco e liquidez diária.

Mesmo que, no começo, o valor do seu investimento não seja alto, o importante é transformar esse ato de investir em um hábito, que você manterá todos os meses. Por isso, não se programe para aplicar somente o que sobrar no final do mês. Estabeleça uma meta mensal a ser reservada para esse fim — e tenha disciplina para cumprir o planejado.

Esse planejamento também deve prever certo crescimento esporádico, no futuro. Com o tempo, você pegará o jeito e poderá até diversificar os seus investimentos, como em ações de alto crescimento ou boas pagadoras de dividendos… Enfim, a experiência e os resultados de suas aplicações vão lhe mostrar para onde você pode ir.

Procure novas fontes de renda

como-ficar-rico-guiainvest-meio-2

Você ajustou ao máximo as suas despesas e não ficou muito empolgado com o quanto tem disponível para investir? Então, é o momento de buscar fontes de renda extra!

Não estamos falando aqui de ter um segundo emprego ou trabalhar dia e noite, mas de buscar alternativas para complementar os seus ganhos. Acredite: isso não é tão difícil quanto parece.

Quando começam a pensar sobre isso, é bastante comum que as pessoas encontrem uma potencial fonte de recursos praticamente saltando-lhe aos olhos, mas que, simplesmente, nunca foi vista como uma opção de renda.

Alguns hobbies — como cozinhar, por exemplo — podem ser transformados em oportunidades. Dedicar-se a alguma atividade de vendas, como um comércio virtual, é outra forma de garantir uma renda adicional.

Seja como for, ter uma segunda fonte de renda é importante como segurança em caso de uma emergência. Se você é empreendedor, por exemplo, sabe que depender de um único negócio pode ser arriscado, certo? Para quem é empregado também —afinal, sempre há o risco de demissão.

Com o tempo, à medida que você for conquistando sua autonomia financeira, poderá programar melhor outras formas de ampliar as suas fontes de renda e ter ainda mais segurança.

Não demore para começar

Algo que é consenso entre os analistas financeiros é que, quanto mais cedo você começar a trabalhar para formar a sua riqueza, maiores serão as suas chances de sucesso e maior será a sua tranquilidade no futuro.

Bom, é importante começar a agir o quanto antes, mas sempre pensando no longo prazo. Em outras palavras, não tente ficar milionário em seis meses.

Trace um plano para os próximos anos, ou mesmo décadas. Defina uma meta que você deseja atingir daqui a dez anos, por exemplo, e estipule o que é preciso fazer já a partir do mês que vem para alcançá-la.

Mantenha-se focado e em aprendizado constante sobre como ficar rico

Você não tem que ser um economista para começar a investir. Mas, para executar cada um dos passos que listamos até aqui, você precisa estar realmente disposto a iniciar essa jornada.

Mudar seus hábitos pode não ser uma tarefa fácil. Até que os resultados comecem a aparecer, é fácil desistir. Por isso, é necessário ter foco, perseverança, e muita informação para saber agir em cada etapa do seu processo de enriquecimento.

A boa notícia é que fontes de informação não faltam: cases de sucesso e estratégias para alcançar a riqueza é bem vasta na internet.

Você não precisa aplicar de forma integral e literal as fórmulas descritas em livros, mas elas lhe ajudarão a compreender melhor os seus próprios erros e acertos — além de funcionarem como injeções de motivação nos seus momentos de dúvida e dificuldade.

Enfim, com este artigo tentamos mostrar que praticamente qualquer um tem como ficar rico, desde que tenha planejamento e disciplina para trabalhar pelo crescimento de sua riqueza e sua liberdade financeira!

Ficou interessado em entrar para o time dos milionários?

A hora é agora!

Participe da nossa mais recente Masteclass de maior sucesso na internet, chamada Dobre Sua Renda! Dura mais ou menos o tempo de um episódio do Netflix, e agrega inúmeras vezes masi conhecimento.

Confira se ainda temos vagas aqui!

Laura Terra

Analista de Conteúdo Estratégico no GI. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Estudou inglês na Strathfield College, em Sydney, na Austrália. Investidora desde o início de 2017. Apaixonada por ajudar as pessoas, viajar e curtir seus gatos.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[CONTEÚDO NOVO]
[CONTEÚDO NOVO]