GuiaInvest
Análise de ações em 6 passos

Como fazer uma Análise de Ações em 6 passos

Qual a melhor maneira de realizar uma análise de ações e filtrar boas empresas para investir? Calma, você não precisa fazer tudo sozinho. Veja aqui como fazer uma excelente análise de ações em 6 passos!

Qual a melhor maneira de realizar uma análise de ações e filtrar boas empresas para investir? Se você deseja entrar no mercado de ações é fundamental que encontre um método para investir.

Existem diversas maneiras para avaliar se o investimento é teoricamente bom ou ruim. Através da análise de ações você é capaz de filtrar as melhores empresas e ganhar dinheiro através delas.

Se você já pesquisou um pouco sobre as formas de análises, viu que existem diversos gráficos e um emaranhado de números que tentam responder se aquele ativo é bom ou não.

Realmente são diversos os fatores a serem levados em consideração para a compra ou venda de ações.

Para você não ficar perdido no meio de tanta informação, vamos primeiro entender os tipos de análise de ações existentes.

Tipos de Análise de Ações

A análise técnica se utiliza de gráficos como ferramenta principal para avaliar o histórico do preço das ações. Essa análise de ações se baseia predominantemente nas estatísticas e, assim, tentar projetar qual a tendência do papel no curto/médio prazo.

Por outro lado, a análise fundamentalista avalia os resultados da empresa, dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, entre outros indicadores com a intenção de medir o valor da empresa a fim de identificar perspectivas e oportunidades.

Podemos usar o histórico dos indicadores fundamentalistas para determinar a evolução do valor das ações e lucrar com foco no longo prazo.

Aqui no GuiaInvest nós ensinamos e recomendamos que você faça sempre uma Análise Fundamentalista das suas ações.

Indicadores de avaliação

A análise fundamentalista se utiliza de diversos indicadores financeiros que podem levar o investidor a tomar as melhores decisões de investimento.

Nessas análises são apresentados índices que avaliam, entre outras coisas, o valor de cada ação, se estão baratas, se podem rentabilizar, o percentual do lucro distribuído para os acionistas, etc.

Veja os principais indicadores financeiros a serem levados em consideração ao investir em ações:

Indicador Preço / Lucro (P/L)

O indicador P/L, também conhecido como Preço Sobre Resultado – PSR, é um dos indicadores mais usados no mercado de ações. Ele permite determinar se uma ação está mais “cara” ou mais “barata”.

Esse indicador é eficiente para comparar empresas do mesmo setor, porém, não funciona muito bem com empresas de setores diferentes. Isso porque ele não leva em consideração o potencial de crescimento da empresa.

O P/L indica a relação do preço atual da ação pelo seu lucro nos últimos 12 meses. Assim, ele mostra quanto que os investidores estão dispostos a pagar por cada R$ 1 de lucro que a empresa tiver.

P/L = Cotação da Ação / Lucro Por Ação

Sendo que: Lucro por ação (LPA) = lucro total / número de ações emitidas pela empresa

Desse modo, quanto menor o P/L de uma empresa, mais atrativas estão suas ações. Já, quanto maior o P/L, mais cara estão as ações.

Indicador Preço / Valor Patrimonial Ajustado (P/VPA)

O índice P/VPA compara o valor de mercado da empresa (valor da ação x número de ações) com o seu valor contábil (ativos – passivos).

De forma geral, quanto mais baixa estiver o P/VPA, mais barata está a empresa.

P/VPA = Cotação da Ação / Valor Ativo Tangível (por ação)

Índice de distribuição (payout ratio)

Esse índice indica qual o percentual do lucro líquido da empresa foi distribuído para seus acionistas (geralmente em forma de dividendos).

Payout ratio: dividendos declarados/lucro líquido

Em geral, empresas sólidas costumam distribuir uma parcela maior dos seus lucros na forma de dividendos. Já as empresas em crescimento, tendem a investir seus lucros na expansão da própria empresa, sendo assim, pagam menos dividendos.

Índice Dividend Yield

O indicador Dividend Yield avalia as empresas de acordo com os dividendos pagos.

Dividend Yield: Dividendo por ação/Preço da ação.

Desta forma, quanto maior for o DY, maior será o pagamento de dividendos por parte da empresa.

Retorno Sobre Capital Social (ROE)

Este indicador é útil para medir a lucratividade de diferentes companhias do mesmo setor. Ele mostra a porcentagem de retorno que a empresa está dando sobre o dinheiro de seus acionistas.

ROE = Lucro Líquido / Capital Social

Análise de ações em 6 passos

análise de ações

Mas, por onde começar essa análise em meio a centenas de empresas disponíveis na bolsa de valores?

Será que existe um método simples, seguro e eficiente para ajudá-lo a investir melhor?

Esse método existe! É o Protocolo ALPHA-6, um método único, exclusivo do GuiaInvest que irá reduzir o risco do seu investimento, e ao mesmo tempo torná-lo extremamente lucrativo.

Atenção para cada um dos 6 passos:

1- Filtrar empresas com volume médio 21 dias superior à 100 mil;

2- Filtrar empresas com lucros constantes (últimos 5 anos);

3- Filtrar empresas com que tiveram um crescimento dos lucros superior a 5% ao ano nos últimos 5 anos;

4- Filtrar empresas com dividendos constantes (últimos 5 anos);

5- Filtrar empresas com um ROE médio (dos últimos 5 anos) acima de 8%;

6- Filtrar empresas com P/L abaixo de 15x.

Primeiro você precisa eliminar todas as empresas que têm volume médio inferior a 100 mil reais. Dessa forma, você exclui empresas muito pequenas que podem ter seus preços distorcidos pela baixa liquidez.

Você quer lucro, certo? Então vamos buscar as empresas que apresentaram lucros constantes nos últimos 5 anos, afinal, olhar apenas para o lucro dos últimos 12 meses é muito arriscado.

Agora, mais do que lucro constante, você precisa buscar por empresas que obtiveram um crescimento superior a 5%, assim como um ROE médio acima de 8% e P/L abaixo de 15x.

Parece difícil fazer tudo isso sozinho? Calma, nós estamos aqui para te ajudar.

O GuiaInvest vai colocar esse poder em suas mãos!

Participe da nossa Masterclass gratuita, onde você verá exatamente esses 6 passos feitos na prática, de maneira automatizada, além de mostrar toda a matemática de como isso é possível.

Verifique os horários disponíveis e descubra como multiplicar em até 1000x o capital investido.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Semana da Regra nº]
[Semana da Regra nº]