GuiaInvest
como conversar sobre dinheiro com meu filho

Como conversar sobre dinheiro com meu filho adolescente

Como ter uma conversa sobre dinheiro com meu filho adolescente? Se esta é uma dúvida sua, confira esse post e aprenda a arte de educar financeiramente os seus filhos.

Muitas vezes as pessoas imaginam o que aconteceria se a viagem no tempo fosse possível… E se pudéssemos voltar e mudar as coisas para melhorar o tempo presente? Você já pensou nisso?

O que você faria? Tentaria resgatar algumas figuras históricas famosas da morte certa? Planejaria assassinar um dos muitos ditadores que existiram, na esperança de que a história se tornasse melhor?

Não? Bom, tem gente que não faria nada disso. E se há algo que filmes como o Back to the Future ensina é que mexer com o contínuo espaço-tempo não é uma boa ideia!

Mas existe apenas uma coisa que todo pai ou mãe pensaria em fazer:

#Voltaria no tempo e iria conversar sobre dinheiro com meu filho adolescente.

Você compartilha desse mesmo pensamento? Se a resposta é sim, então nós vamos mostrar a você que não é preciso ter uma máquina do tempo para promover uma grande mudança na vida financeira dos seus filhos.

conversar sobre dinheiro com meu filho

Isso mesmo!

Se você não teve uma boa educação financeira quando era mais jovem e, por isso, sofreu ou até mesmo continua sofrendo as consequências no seu dia a dia e não quer que seus filhos adolescentes passem pelo mesmo, então é preciso tomar uma atitude!

E é sobre isto que falaremos neste artigo hoje.

Uma conversa franca sobre dinheiro

Um dos grandes obstáculos que impedem muitos pais de ter uma conversa franca sobre dinheiro com seus filhos é o fato de que boa parte deles não sabe por onde começar o assunto. Ou mesmo como dar a melhor orientação e corrigir problemas financeiros que já existem no dia a dia.

Acontece que esse é um tipo de conversa que todo pai ou mãe deveria ter com os filhos, muito antes até deles chegarem à adolescência.

Se este não é o seu caso e você se identifica mais com o grupo de pais que ainda se pergunta “Como conversar sobre dinheiro com meu filho”, então a melhor forma de começar a abordar esse assunto é perguntando para o seu filho:

O que é dinheiro?

Esta pergunta pode funcionar como uma grande ferramenta para implantar mais sabedoria financeira no seu filho. Por isso, pergunte a ele o que acha em relação ao dinheiro, ou qual seria a sua definição sobre o que é dinheiro.

Nesse momento, você, enquanto pai ou mãe, pode escutar várias respostas como, por exemplo, que o dinheiro é uma coisa que você ganha em um trabalho e que você pode usar para comprar coisas.

E talvez, este seja o pensamento de boa parte dos jovens hoje em dia. Mas, sabemos que dinheiro não é apenas isto. Essa definição vai muito além.

Você precisa explicar o real conceito de dinheiro para seu filho, principalmente se não quer mais ter dúvidas do tipo “como ter uma conversa sobre dinheiro com meu filho”.

Dinheiro – é a moeda da liberdade

Esta talvez seja a melhor definição que você possa dar ao seu filho adolescente. Uma vez entendido isso, ele pode começar a se libertar.

conversar sobre dinheiro com meu filho

E pode ser até que ele fique confuso no inicio. Se isto acontecer, procure dar um exemplo prático fazendo uma espécie de comparação, do tipo:

Imagine a pessoa mais pobre do mundo. Esta pessoa terá que confiar inteiramente nos outros para sobreviver, fazendo os trabalhos mais mal pagos que existem porque ele está desesperado. Essa pessoa não terá escolha, nem flexibilidade, nem liberdade.

Por outro lado, a pessoa mais rica do mundo não precisa depender de ninguém para sobreviver. Essa pessoa poderia tirar um ano de folga para viajar pelo mundo e não importaria nem um pouco. Você sabe por quê? A diferença é que o rico tem dinheiro e o pobre não. Sem dinheiro, ele não pode comprar nada.

Com esta comparação, seu filho já terá uma melhor percepção sobre o quanto dinheiro traz liberdade.

Mas, o que acha de ir mais além?

Nesse caso, você pode, por exemplo, continuar sua conversa tentando mostrar para o seu filho que não basta ele entender o que é dinheiro, mas como fazer esse dinheiro render.

Mostre a ele que existem diferentes meios para fazer o dinheiro render, como investindo em ações ou em outro investimento que faça o dinheiro dobrar sem precisar trabalhar muito para isso, como é o caso da renda passiva, por exemplo.

Você deve mostrar a ele que viver apenas do salário não o levará a um próximo nível financeiramente. Ele não poderá viver aguardando o dia de receber um aumento. Ele deve construir outras maneiras de fazer dinheiro.

A princípio, essa explicação pode até parecer meio opressiva e confusa para seu filho. Mas com o tempo ele entenderá o quanto você o preparou para o futuro.

A riqueza é relativa ao que você precisa

Ser rico não é sobre quanto dinheiro você possui, mas sobre quanto dinheiro você precisa (e tem guardado).

Faça-o pensar sobre isso e mais, questione seu filho sobre o que ele acharia melhor: viver com uma pequena quantia de dinheiro, sempre preocupado e apertado ou ter um alto salário, fruto de um trabalho estressante e que suga toda a sua energia?

Ao fazer esse questionamento, com certeza você estará ajudando seu filho a ter uma noção melhor sobre as escolhas que ele pode fazer para ter uma vida financeira mais saudável.

Ele começará a ter conhecimento de que nem um, nem o outro é o ideal. O melhor é ter um emprego gratificante que possibilite a ele fazer investimentos que façam seu dinheiro render ainda mais.

Afinal de contas, em se tratando de finanças, tudo se resume às decisões que se toma ao longo da vida.

E tomar decisões em um mundo que é projetado para prendê-lo a um ideal de consumo insensato, não é fácil. Mas, é seu dever fazê-lo entender que se deixar levar pelo consumismo é uma grande armadilha.

Economizar é o segredo

Outra dica para quem é pai ou mãe e tem dúvidas sobre como conversa sobre dinheiro com seu filho, é mostrar para ele que economizar é importante.

conversar sobre dinheiro com meu filho

E nesse caso, não estamos nos referindo a economizar para comprar um Playstation 4 ou então farrear com os amigos no fim de semana.

É preciso economizar para conquistar a tão sonhada Liberdade Financeira.

Afinal de contas, quanto mais ele economizar, mais Liberdade Financeira ele terá, certo?

Além disso, também é preciso ensinar para ele a melhor forma de poupar dinheiro.

Você precisa mostrar para o seu filho que ele deve buscar maneiras de fazer o dinheiro dele crescer e se multiplicar para garantir uma vida com mais Liberdade Financeira, e que isso ele consegue através dos investimentos financeiros.

Como por exemplo, investir em ações pagadoras de dividendos.

Aqui no blog temos diversos artigos sobre como começar a investir, que você pode utilizar para mostrar a ele este caminho.

Como conversar sobre dinheiro com meu filho – 6 principais lições

Estas são as principais coisas que você precisa passar para o seu filho entender como lidar melhor com o dinheiro:

  1. O dinheiro pode libertar você, mas também pode torná-lo um escravo;
  2. Ser rico não é ter lotes – é precisar de pouco e ter isso guardado;
  3. Não caia na armadilha do consumismo. Compre apenas o que é necessário e  que realmente te faz feliz;
  4. Ganhe bastante, gaste pouco e invista a diferença;
  5. Conheça a regra do 72 para descobrir como dobrar seu dinheiro;
  6. Aprenda a investir seu dinheiro em renda passiva. Quanto mais cedo você começar, melhor.

Passando estas lições para o seu filho, com certeza ele vai sentir a necessidade de colocar tudo em prática.

Ele vai querer aprender mais sobre como viver de dividendos e nunca mais ter que trabalhar, sobre o que fazer para economizar e mudar de vida, dentre outras coisas que irão ajudá-lo a colocar sua vida financeira nos trilhos para render frutos ao seu futuro.

E agora, como conversar sobre dinheiro com meu filho adolescente ainda é um problema para você?

Então convidamos você para participar da nossa masterclass gratuita onde o André ensina 3 simples passos para alcançar a Liberdade Financeira. Assim, conquistará mais autoridade no assunto, o que facilitará ainda mais essa conversa com seus filhos.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]