GuiaInvest
Como comprar e vender ações na bolsa de valores

Como comprar e vender ações na Bolsa de Valores

Quer aprender como comprar e vender ações na bolsa de valores para dobrar sua renda? Então confira aqui tudo o que precisa saber para garantir o melhor investimento.

Como comprar e vender ações na bolsa de valores? Se esta é sua principal dúvida no momento, saiba que não é o único.

Embora o mercado de ações possa parecer bastante assustador, o volume de pessoas que vem investindo através dele tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

E a tendência é que esse volume aumente ainda mais, já que o cenário atual, com a baixa da Selic e a economia seguindo em linha crescente, é bastante favorável para esse tipo de investimento.

Só para ter uma ideia, a Vale, uma das maiores organizações com ações na Bolsa, apresenta cerca de 250 mil acionistas. O mesmo acontece com a Petrobras, que possui pouco mais de 665 mil acionistas na Bolsa de Valores.

Baixe gratuitamente o Ranking com as Ações mais Lucrativas da Bolsa

Nos dois casos citados acima, o grupo de acionistas é composto, em sua maioria, por pessoas físicas residentes no Brasil. O que só confirma a ideia de que investir no mercado de ações é um bom negócio.

Por isso, se você deseja saber como comprar e vender ações na bolsa de valores, continue lendo esse post e entenda tudo sobre o assunto para começar a investir nesse mercado e passar a viver de renda passiva.

Principais tipos de ações

Um dos diferenciais da bolsa de valores é que esse mercado oferece uma grande variedade de opções para os mais diferentes perfis de investidor.

Como comprar e vender ações na bolsa de valores

Existem ações para quem deseja garantir dividendos a longo prazo, bem como para quem deseja ter uma valorização do

Existem ações que pagam dividendos de maneira preferencial e as que dão direito a voto em assembleias. Seja qual for o seu perfil, sempre vai existir algum ativo para você.

Mas, para quem deseja saber como comprar e vender ações na Bolsa de valores, conhecer estes tipos básicos é fundamental. Veja abaixo:

Ações preferenciais nominativas – PN

Esse é um tipo de ação que tem preferência no pagamento de dividendos. Ela é bastante comum no mercado brasileiro e também é a que apresenta a maior liquidez. São os códigos terminados em 4.

Em contrapartida, esse tipo de ação não permite o voto em assembleia e também impede que o acionista tenha direito ao premio de controle caso a empresa venha a ser vendida no futuro.

Existem também outras ações preferenciais, que são categorizadas como PNA, PNB, PNC e PND. Seu grau de importância, bem como os direitos concedidos aos acionistas de cada uma dessas ações varia conforme o estatuto da organização.

Ações ordinárias – ON

Estas ações permitem a participação dos acionistas por meio do voto em assembleia. São os códigos terminados em 3.

Além dos tipos citados acima, existem também ações cujo tipo varia de acordo com o tipo de empresa e volume de negócios. São elas:

Blue Chips

Estas são ações que pertencem às maiores empresas que fazem parte da Bolsa de Valores. Elas possuem um alto valor de mercado e alta liquidez.

Elas são bastante visadas, já que pagam altos dividendos de forma contínua, além de possuir um considerável volume de negociação.

Possuem ações desse tipo as empresas Petrobras, Ambev, Vale, Banco do Brasil, dentre outras.

Large Caps

Estas ações, por sua vez, também apresentam um grande volume de negociações, porém, não são tão bem administradas ou não possuem solidez de mercado.

Small Caps

As ações desse tipo apresentam um baixo volume de negociação, baixo valor de mercado e baixa liquidez. São empresas que ainda estão tentando mostrar seu valor, mas nem por isso devem ser consideradas uma má ideia.

Pode se considerar uma Small Cap as empresas com valor de mercado abaixo de 3 bilhões.

São empresas de crescimento e por isso muitas vezes não distribuem dividendos, pois investem os lucros nelas mesmas, possibilitando assim um alto potencial de crescimento em pouco tempo.

Neste vídeo no youtube nós explicamos direitinho como você pode lucrar com as Small Caps.

Como funciona a compra e venda de ações

Agora que você já sabe quais são os tipos de ações que existem no mercado, chegou o momento de entender como funciona a compra e venda de ações.

Saber como funciona o mercado de ações é muito importante, pois é esse entendimento que pode ajudar você a encontrar as melhores oportunidades de investimento.

De modo geral, as ações de uma empresa representam uma alternativa para as mesmas ganharem mais dinheiro. Para isso, elas fracionam o seu capital social e colocam à venda no mercado, em forma de ações na Bolsa de Valores.

Dessa forma, qualquer pessoa física pode investir nesse mercado e ver sua renda aumentar significativamente. Tudo vai depender do objetivo e do tempo que você vai deixar o seu dinheiro investido.

Para quem deseja fazer uma análise técnica do mercado de ações, investir a curto prazo pode parecer uma boa opção. Porém, é extremamente arriscado.

Já para o investidor que deseja ganhar dinheiro com dividendos ou com a valorização das suas ações, investir na compra e venda de ações a médio e longo prazo é a melhor saída. Além de aumentar seu patrimônio, você diminui consideravelmente o risco.

Existem ainda os chamados day traders, que são investidores de ações em curtíssimo prazo, que entram e saem das operações diversas vezes ao longo do dia, em busca das melhores oportunidades para obter pequenos ganhos em cada operação e, assim, fazer o seu dinheiro render.

Mas para entrar neste jogo (costumamos dizer que o Trade é como um jogo), você precisa de dinheiro e muito tempo disponível. Por esses motivos, nós não recomendamos, pois o risco é muito alto.

Como Comprar e Vender Ações na Bolsa de Valores

Uma vez que você já tem noção dos tipos de ações que existem e como funciona esse mercado, saber como comprar e vender ações na Bolsa de Valores fica muito mais simples.

Como comprar e vender açoes na bolsa de valores guiainvest

Inicialmente, para acessar os pregões da Bolsa, você terá que se cadastrar em uma corretora habilitada e da sua confiança. Neste artigo nós explicamos como você deve escolher a sua.

Após escolher, será preciso fornecer alguns dados pessoais como CPF válido, conta corrente, dentre outros. Aproveite e veja em detalhes como abrir uma conta em na corretora da nossa confiança aqui.

Conta aberta, você terá acesso a informações relevantes como análise de mercado e recomendações sobre as melhores oportunidades de investimento. Mas fique atento às recomendações, normalmente elas vêm cheias de conflitos de interesse.

Por este motivo nós gostamos de salientar a importância de você saber analisar e investir por conta própria. 

Além disso, você também contará com a Home Broker, que é o local onde você fará suas compras e vendas de ações, fundos imobiliários, entre outros ativos ali disponíveis.

Abaixo você confere um exemplo de Home Broker, inclusive a que nós recomendamos:

Home Broker da Clear

como comprar e vender acoes na bolsa de valores guiainvest

Onde está selecionado em amarelo, você escolhe o ativo que deseja comprar. Se ele não aparecer, você pode digitar o código dele.

À direita, você seleciona se deseja comprar ou vender. 

Logo, coloca a quantidade que deseja comprar. Importante: Se você selecionar uma ação terminada em 3, 4 ou 11, você comprará em lotes de 100 ou 2×100.

Se você digitar um F (de Fracionado) no final da ação, como sinalizamos na ITSA4F, você consegue comprar por unidades. Veja que a unidade desta ação custa R$ 11,80, portanto este é o mínimo que você consegue comprar dela: 01 unidade = 11,80 reais.

Percebe o grande mito quando dizem que “é preciso muito dinheiro para investir em ações“?

Depois de preencher todos os campos à direita, você insere a sua senha e clica em Comprar. Logo, a sua ordem estará na aba “ordens”, onde você poderá acompanhar o processo.

Quando sua compra for realizada, irá aparecer “Executada” e então as suas ações já estarão disponíveis na sua carteira.

As suas compras e vendas serão sempre resolvidas online, sem você precisar sair de casa.

Qual é o melhor momento para comprar e vender ações online?

Não tem como comprar e vender ações na Bolsa de Valores e lucrar com isso se você não souber aproveitar o melhor momento para fazer cada operação. Para isso, é preciso alinhar sua estratégia de compra e venda com os seus objetivos em cada uma dessas operações.

Muitas pessoas acham que vender ações quando elas estão em alta e comprar quando estão em baixa no mercado é a única forma de lucrar nesse meio, mas essa não é a única verdade.

Seja para comprar ou para vender ações, o mais importante é ter uma boa estratégia definida. Especialmente quem está iniciando agora nesse mercado.

Se o que você deseja é investir em algo rentável como ações, mas eliminando potencialmente o risco, deve apostar na estratégia Buy and Hold, ou seja: comprar e segurar. Investir para o longo prazo. Dessa forma, você estará reduzindo o risco como mostra o gráfico abaixo:

como comprar e vender ações na bolsa de valores guiainvest
Fonte: https://lp.guiainvest.com.br/

Perceba que no curto prazo, a ação que utilizamos como exemplo (Magazine Luiza) variou muito. Ficou inclusive, negativa em alguns pontos. Veja no zoom abaixo:

como comprar e vender acoes mglu3 guiainvest

Se você tivesse comprado suas ações e vendido as mesmas em 5 dias, teria perdido mais de 15% do seu patrimônio.

Agora, vamos observar um pequeno exemplo de longo prazo:

como comprar e vender acoes mglu3 guiainvest 2
Fonte: https://lp.guiainvest.com.br/

Bom, o gráfico fala por si só.

Vamos ao próximo ponto!

Em quais ações devo investir?

Como este é um mercado que vive em constante mudança, é difícil apontar em quais ações você deve investir.

Mas no geral, as corretoras sempre disponibilizam carteiras com ações especificas para você operar estratégias a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você terá condições de fazer suas ponderações e ver em qual estratégia deseja investir para dobrar sua renda.

Se você deseja saber a nossa dica para você analisar uma ação em menos de 5 minutos, é só assistir à esta aula onde o André Fogaça ensina gratuitamente exatamente isso.

Conclusão

Investir na Bolsa de Valores já não é mais algo que causa medo ou receio nos brasileiros. Felizmente, estamos ampliando o número de investidores na Bolsa brasileira a cada ano.

E nós, do GuiaInvest, temos o prazer em contribuir para isso, fornecendo informações e conhecimento. Educando financeiramente as pessoas para que seus ganhos sejam multiplicados cada vez mais.

Nesse sentido, saber como comprar e vender ações na bolsa de valores é uma boa alternativa. Principalmente para quem deseja conquistar a Liberdade Financeira o quanto antes. Mas, vale ressaltar que para garantir um bom retorno nesse mercado, é preciso investir com cautela.

Pensando nisso, convidamos você para assistir a nossa masterclass gratuita e aprender como Dobrar sua Renda com o investimento em ações.

Faça já sua inscrição gratuitamente através deste link e aproveite!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Semana da Regra nº]
[Semana da Regra nº]