GuiaInvest

Como Calcular o Preço Justo de Uma Ação?

É comum encontrarmos distorções entre o preço e “preço justo” de uma ação. Segundo a filosofia do Value Investing, isso representa uma boa oportunidade de comprar ações de boas empresas com desconto sobre seu valor intrínseco.

O preço justo de uma ação é o valor intrínseco de determinado ativo. Seja qual for a situação, podemos considerar um “preço justo” quando o que damos em troca é equivalente ao que estamos recebendo. Portanto, o preço é subjetivo.

Sendo assim, o valor pelo qual o ativo é negociado nem sempre reflete o seu preço justo. Uma vez que os preços de mercado estão relacionados ao comportamento da empresa, a expectativa dos investidores, a oferta e procura, entre outras variáveis.

O preço justo de ações pode ser maior ou menor do valor pelo qual o ativo está sendo negociado. São nessas ocasiões que surgem as oportunidades de comprar as chamadas “barganhas” do mercado.

O Value Investing e a busca por ações com desconto no seu valor intrínseco

Benjamin Graham é considerado o criador da filosofia Investimento em Valor (Value Investing), a qual viria a ser seguida por outros grandes investidores como Warren Buffett, Charlie Munger, Seth Klarman, Irving Kahn e Walter Schloss.

O value investing busca encontrar o valor intrínseco de uma ação usando métricas de preço, lucro, receitas, dívidas, caixa, entre outros, para concluir se determinada ação representa uma boa oportunidade.

Segundo Graham, um dos princípios fundamentais do value investing para o investidor inteligente é que as ações têm um valor intrínseco que é diferente do preço pela qual estão sendo negociadas na bolsa.

Esse valor intrínseco é baseado no potencial de uma empresa gerar lucros e distribuir dividendos no futuro.

Ainda segundo essa filosofia, o mercado funciona como um pêndulo. Oscilando entre o pânico injustificável e a euforia insustentável. Assim, o investidor inteligente deve vender para os otimistas e comprar dos pessimistas.

O que tiramos disso é que a especulação altera o preço da ação na bolsa e gera distorções entre preço e “valor justo” de uma ação, o que cria oportunidades para comprar ações “baratas”.

Dessa forma, é possível comprar ações de ótimas empresas com desconto sobre o seu verdadeiro valor.

Ou seja, não é só comprar ações baratas, mas sim, comprar ações de boas empresas com desconto significativo com relação ao seu valor intrínseco.

Isso lhe dará uma margem de segurança que não só pode gerar grandes retornos como também minimiza os riscos.

O preço justo é uma estimativa do “preço central” o qual o mercado oscila ao longo dos anos. Enquanto que os preços das ações variam no dia-a-dia, o valor intrínseco não se altera no curto prazo.

Desse modo, foi observado a tendência de o valor retornar, no longo prazo, para o seu valor intrínseco.

Exemplificando, significa que uma ação com preço justo de R$50,00 que está cotada a R$30,00, possui um potencial de valorização no longo prazo.

Valuation: o preço justo de uma ação

O preço justo de ações é determinado através do valuation. O preço é calculado baseado em projeções dos lucros futuros.

Como essa avaliação é muito subjetiva, é comum encontrar valores justos diferentes para um mesmo ativo.

Sendo assim, é praticamente impossível precisar seu valor intrínseco real. Porém, através do correto uso das técnicas de valuation, é possível ter uma percepção aproximada do valor justo de um ativo com uma boa margem de segurança, para determinar boas oportunidades de obter lucro no mercado.

Existem diversas formas de valuation, as mais comuns são:

Valuation por múltiplos

Valuation por fluxo de caixa descontado

Valuation por múltiplos

Um múltiplo é relação entre o preço de uma ação e outra variável para identificar oportunidades de investimento.

Este tipo de valuation é feito através de uma análise dos indicadores de mercado de empresas com características similares, principalmente porte e setor de atuação. Tais como Preço/Lucro, Preço/Valor Patrimonial e Enterprise Value/EBITDA.

Valuation por fluxo de caixa descontado

A análise do fluxo de caixa descontado – FCD ou Discounted Cash Flow, é a principal metodologia para calcular o preço justo das ações.

O FDC tem como base a projeção dos lucros futuros da empresa para um determinado período de tempo.

 O fluxo do caixa da empresa é projetado para alguns anos com base em algumas premissas futuras do crescimento na perpetuidade, aplicando também uma taxa de desconto do tempo e risco assumidos.

O cálculo é feito da seguinte forma:

– Primeiro é preciso projetar os fluxos de caixa para os próximos anos.

Geralmente se estima uma taxa de crescimento da empresa – por exemplo, um aumento de 12% no valor da empresa a cada ano.

O valor presente dos fluxos projetados representa o “valor da empresa”.

–  Na segunda etapa, estas estimativas são atualizadas usando uma taxa de desconto anual.

A taxa de desconto é geralmente considerada igual ao WACC (custo médio ponderado de capital).

– Na próxima etapa, com base nos valores descontados, você estima o valor final da empresa, presumindo que a empresa cresce a uma taxa constante para o infinito. O chamado perpetuidade no mercado financeiro.

– Para se chegar ao “valor de mercado” a dívida líquida é deduzida deste valor.

– Finalmente, se divide o valor de mercado pela quantidade de ações distribuídas pela empresa. Tem-se então o valor justo da ação.

Assim, se valor alcançado for maior do que o preço de mercado atual, a oportunidade pode ser boa.

 

O fluxo de caixa é um dos modelos mais aceitos para calcular o preço justo de uma ação.

Parece complexo não é mesmo?

Não se preocupe, você não precisa fazer tudo sozinho. Conheça o GuiaInvest PRO.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]