GuiaInvest

Como Calcular a Rentabilidade dos Investimentos

Aprender como calcular a rentabilidade é fundamental para saber se aquele determinado investimento foi bom ou não. Dessa forma você tem todo o controle para aproveitar as melhores oportunidades, seja de continuar aplicando ou mudar de estratégia.

A responsabilidade de conhecer valores, rendimentos e gastos dos investimentos é do investidor. Porém, é comum que surjam muitas dúvidas na hora de entender esse cálculo.

Antes de aprender como calcular a rentabilidade de um investimento é preciso entender que isso envolve o tempo de investimento, os riscos, os impostos, além de outros fatores.

Por exemplo, se você tem dois investimentos, com características iguais, qual seria o melhor, o de 10% ou de 15% de rentabilidade?

Nessas condições não há dúvidas que seria o de 15%.

Porém, se as condições se alterarem e o de 10% tiver duração de 7 meses e o de 15% tiver duração de 13 meses? Agora o resultado já não é tão óbvio.

Somente ao calcular a rentabilidade que você terá um número que pode confiar, que vai muito além do saldo na sua conta ou do que parece ser mais rentável.

Rentabilidade Real

A rentabilidade real é o seu ganho real, ou seja, aquele que faz seu patrimônio crescer. Normalmente os bancos e corretoras informam somente o valor bruto (rentabilidade nominal). Assim, cabe ao investidor calcular a rentabilidade real.

Para determinar a rentabilidade real devemos descontar a inflação, uma vez que esta influência no seu poder de compra e também taxas e impostos para descobrir a rentabilidade líquida.

O conceito de rentabilidade real é justamente este: a remuneração líquida obtida acima da inflação do período.

Mas então, como calcular a rentabilidade real?

Se, por exemplo, uma aplicação tenha rendido 10% em um ano e nesse período a inflação foi de 6%, a rentabilidade real não é somente subtrair.

A fórmula certa para calcular a rentabilidade real é:

 

Rentabilidade real = (1 + rentabilidade nominal)  – 1

                                                        (1 + inflação)

 

Assim o exemplo ficaria:

Rentabilidade real = (1 + 10%) = (1 + 0,10) – 1 = 3,77%

(1 + 6%)      (1 + 0,06)

Rentabilidade Anual e Mensal

Existem diferentes maneiras de calcular a rentabilidade dos investimentos, porém, como na prática todos os investimentos, seja em renda fixa ou variável, oferecem rendimentos compostos, e não simples, o melhor cálculo é o dos juros compostos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entenda como usar os juros compostos a seu favor.

Todos os investimentos de renda fixa disponíveis utilizam os juros compostos, como é o caso do CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Tesouro Direto, poupança, entre outros.

Investimentos de renda variável, como a bolsa de valores, embora de maneira indireta, também oferece retornos compostos.

Todos esses investimentos são melhores aproveitados quando se investe no longo prazo. Desse modo, quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido, maior será o rendimento e mais rápido seu patrimônio crescerá.

Como calcular a rentabilidade dos juros compostos

Para entender como calcular a rentabilidade, primeiro precisamos ter em mente os fatores que interferem no cálculo dos juros compostos.

São eles: o valor investido, a rentabilidade do investimento e o tempo de investimento.

Onde o valor investido é determinado pela quantidade inicial que se investe. A rentabilidade do investimento é o percentual de retorno que um investimento e o tempo em que você deixa seu valor investido.

Os juros compostos podem ser calculados por meio da seguinte fórmula:

M = C x (1 + i)t

Sendo:

M: Montante ou valor total final;

C: Capital inicial (valor investido)

i: Taxa de Juros(rentabilidade do investimento);

t: Tempo de aplicação

Os Juros Compostos Podem Multiplicar Seu Dinheiro.

Ao ter em mente esse o poder dos juros compostos e sabendo como calcular a rentabilidade, você aumenta a capacidade de crescimento do seu dinheiro.

Então aproveite o bom momento da bolsa de valores brasileira e descubra os 7 sinais que apontam a melhor oportunidade dos últimos 10 anos para VOCÊ FICAR RICO investindo em ações no Brasil!

Verifique os horários da nossa Masterclass!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.