GuiaInvest

#CENSURADO#

Caro leitor,

Quero falar de algo que infelizmente foi censurado da internet há poucos dias.

Um investidor iniciante foi até a rede social pessoal de um famoso gestor de fundos, o qual eu muito admiro, e deixou a seguinte mensagem:

“Caro {nome do gestor}, estou extremamente desapontado com o desempenho do seu fundo (de ações). Apliquei meu dinheiro que estava em CDB em janeiro e até agora não obtive nenhum ganho expressivo. Se eu tivesse deixado no banco ele teria rendido alguma coisa”.

Sinceramente, tá tudo errado aí. Eu não sou fã de investimento em fundos, mas respeito quem gosta, ainda mais no fundo desse renomado gestor.

Confesso que quando li essa mensagem me senti até um pouco frustrado, afinal ela é uma evidência do quanto ainda precisamos trabalhar para difundir a educação financeira.

Primeiro Erro: o investidor estava com um CDB no banco. Em média, um CDB de banco rende 90 por cento do CDI. São raros os bancos tradicionais que oferecem mais do que isso.

Com uma Selic a 6,5 por cento (e querendo cair), mais o Imposto de Renda no resgate, esse investidor não chegaria a um rendimento anual líquido de 5 por cento em nenhum cenário.

Segundo Erro: o investidor está desapontado com o desempenho de um fundo de ações em pouco menos de 2 meses depois de aplicar o dinheiro. Isso beira o inacreditável.

Primeiro, que o investimento em ações é algo você só faz se estiver disposto a ter variações negativas no meio do caminho. Ou até mesmo variações positivas, mas medíocres no curto prazo. E mais, investimento em ações sem foco no longo prazo praticamente não faz sentido.

Em momentos bons de mercado, como o atual, os ganhos de curto prazo são mais prováveis, mas você não pode contar com isso.

E era exatamente o que esse investidor indignado está fazendo: ele queria retornos expressivos em, pasme, 2 meses.

Fato é que ele não tem culpa de pensar assim. Ele é uma vítima da falta de educação financeira no país.

Desejo sorte a ele e ao gestor, acho que juntos eles podem ter um final feliz. Enquanto isso aqui no GuiaInvest, mostramos exaustivamente o quão viável é você multiplicar o seu patrimônio de maneira segura na bolsa.

Por que digo de maneira segura? Porque falamos de investimento de longo prazo. Ponto.

E você? Como pensa em investir? Eu convido você a assistir a nossa aula online em que mostramos um estudo de caso de 4 ações que deram muito retorno no longo prazo (mesmo com oscilações de curto prazo).

Um abraço,

Martin Kirsten

Martin Kirsten

Economista do GI. Mestre e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investidor desde 2013, já trabalhou no mercado financeiro e assina a newsletter Recado do Economista aqui no GI. É um amante de café e de uma boa culinária.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]