GuiaInvest

Aprenda a fazer um planejamento a longo prazo

Planejamento deveria ser uma palavra-chave na vida de todas as pessoas. Em se tratando de dinheiro, um bom planejamento a longo prazo se torna fundamental. Sem isso, nós corremos o risco de ficar nos queixando das impossibilidades de realizar grandes projetos. Um planejamento financeiro é vital para comprar um carro, ter a casa dos sonhos e conseguir antecipar a aposentadoria — só para mencionar alguns exemplos. Então, o que você está esperando para começar?

Se você ainda se sente perdido sobre o assunto, não se preocupe! Nós preparamos algumas dicas infalíveis para ajudá-lo a se planejar da melhor maneira possível. Venha conosco e torne-se um perito na hora de organizar suas finanças!

Quais são os benefícios proporcionados por um planejamento a longo prazo?

Antes de mais nada, você precisa saber quais são os benefícios que um planejamento a longo prazo pode proporcionar. Eles são muitos, mas observe que você conseguirá:

Estabelecer metas para a sua vida

Não existe um planejamento sem metas, as quais funcionam como pequenas conquistas. A união desses triunfos leva ao cumprimento de um ou mais objetivos, que, por sua vez, são os elementos motivadores para a execução das metas. Logo, note que as metas estão diretamente ligadas aos objetivos.

O problema é que muitas pessoas são incapazes de estabelecê-las em suas vidas. Isso as distancia do objetivo final e, consequentemente, gera muita frustração. Ao elaborar um plano de ações, você visualizará o caminho a ser percorrido com mais nitidez. Desse modo, ficará muito mais fácil enxergar quais são as metas viáveis a serem atingidas e qual será o tempo necessário para isso.

Identificar fatores que impeçam o seu crescimento

Nem sempre as coisas acontecem da forma como se imaginava. Isso é normal, mas você deve conhecer os motivos de cada fracasso. Isso permitirá que seja feita uma correção de rumo. Para que essas derrotas sejam efêmeras, é necessário localizar os erros e desvendar o que está faltando para progredir em direção ao objetivo traçado lá no planejamento.

Compreender melhor os gastos

Saber para onde vai todo o seu dinheiro também é algo extremamente importante. Essa informação fica igualmente mais visível quando você aprende a se planejar melhor. Não vai demorar muito para que surjam vários questionamentos a respeito de certos gastos. Com isso, você tomará decisões mais acertadas sobre o que fazer para priorizar a busca do objetivo daquele momento.

Acabar com as dívidas

A partir do momento em que você coloca uma lupa sobre os próprios gastos, fica mais evidente os meios pelos quais as dívidas são contraídas. Ao aprender a lidar com o dinheiro de uma forma mais efetiva, você deixará de realizar dívidas que possam comprometer a concretização daquele projeto de vida.

Ter uma visão mais clara sobre alguns obstáculos

Após um planejamento, os possíveis obstáculos à realização de um projeto se mostram de uma forma mais clara. Com isso, você dá um passo à frente, já que pode antecipar as soluções de possíveis problemas. O ganho de tempo obtido com essa estratégia é bem significativo. Afinal, os empecilhos perdem aquele caráter de surpresa.

Mesmo que os problemas fujam um pouco das hipóteses traçadas, os desvios não devem ser tão grandes. De um modo ou de outro, você estará muito mais preparado para lidar com a situação e resolvê-la de um jeito prático, eficaz e rápido.

Como elaborar um planejamento a longo prazo?

Comece a levar a aposentadoria mais a sério

A relativa demora para se preocupar com a aposentadoria tem se tornado um péssimo hábito. Mas não se engane, pois a juventude se esvai mais rapidamente do que se imagina. Se você deseja tanto ter aquela aposentadoria confortável, precisa começar a se mexer o quanto antes.

Dessa maneira, manter o foco nesse momento da vida é uma excelente forma de dar os primeiros passos de um planejamento financeiro de sucesso. Lembre-se de que, ao antecipar esse processo de guardar dinheiro, maior será quantia reservada para o momento da aposentadoria. Desde que haja regularidade, é provável que você possa até escolher o momento de encerrar a carreira, dedicando-se apenas a aproveitar a vida sem grandes preocupações.

Desenvolva sua disciplina

A disciplina fará com que você repense cada ato de consumo. Mas não é só isso, já que ela será uma importante aliada na manutenção do mesmo ritmo. O desenvolvimento de uma disciplina forte evita o desânimo, lembrando quais são as razões de todas aquelas metas. Em outras palavras, essa virtude nos lembra que existe algo muito maior no fim da jornada.

Evite parcelamentos

As compras à vista sempre rendem algum desconto sobre o total a ser pago. Então, evite realizar parcelamentos, por mais tentadores que sejam devido ao baixo valor das mensalidades. Basta um parcelamento prejudicial para que todo o planejamento financeiro seja adiado. O grande problema é que esse adiamento pode significar alguns meses ou anos a mais. Será que você realmente pode arcar com essa prorrogação? Essa é uma pergunta pertinente diante de um objetivo de médio ou longo prazo.

Separe um valor fixo por mês para ser investido

Em termos mais práticos, é primordial definir uma quantia mensal a ser investida. Uma vez que você seja bem disciplinado, basta seguir as metas de investimento sem falhas. Não caia no ledo engano de pular um dos meses com a intenção de compensar no mês seguinte. As reservas financeiras previamente determinadas precisam seguir um cronograma rigoroso.

Invista todo o dinheiro extra que ganhar

Por fim, vale a pena investir toda renda extra que surgir, seja um saque do FGTS, seja um 13º salário, por exemplo. O importante é destiná-lo ao objetivo final. Além de colaborar para a realização do próprio projeto, você evita o risco de adquirir novas dívidas — um erro bem comum, principalmente com relação ao uso do 13º salário.

Após conhecer e seguir todas essas dicas, você já sabe o que não pode faltar em um planejamento a longo prazo. Assim, ter um futuro financeiro tranquilo e conquistar aquela sonhada independência financeira nunca esteve tão próximo!

Para finalizar, que tal um e-book gratuito com um plano definitivo para você chegar à liberdade financeira? Baixe-o agora mesmo e conheça os atalhos para acertar na hora de elaborar o seu planejamento financeiro!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira