GuiaInvest
alugar ou comprar imóvel

O que vale mais a pena: alugar ou comprar imóvel?

A decisão de alugar ou comprar imóvel é, muitas vezes, encarada como um processo de transição, algo tão importante como escolher qual profissão devemos seguir, por exemplo.

Na última década, foram inúmeros os programas lançados por governos para estimular a aquisição de imóveis. Consequentemente, várias pessoas decidiram entrar no “sonho da casa própria.” Entretanto, seria essa a melhor opção de investimento?

Uma pesquisa realizada pelo portal ZAP, especializado em compra e aluguel de imóveis, revelou que em 2016 as buscas por aluguel de imóveis foram maiores do que as buscas pela compra.

Tal resultado pode ser visto por muitos como uma surpresa, uma vez que o ato de alugar sempre foi visto como um “desperdício de dinheiro”, já que o locatário estaria pagando por algo que nunca seria seu.

Mas, afinal, qual a melhor opção: comprar ou alugar um imóvel? A resposta é: depende. Tanto o aluguel quanto a compra possuem defensores, entre clientes, empreendedores do setor imobiliário e planejadores financeiros.

Para ajudar você a decidir o melhor, o GuiaInvest traz hoje um comparativo entre as duas modalidades, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Vantagens de alugar

Maior mobilidade: nos dias atuais, comprar um imóvel pode significar ter que ficar preso a um só lugar, o que pode ser algo ruim, caso você precise se mudar por causa do trabalho, por exemplo.

Quem aluga só tem o compromisso de ficar no imóvel até o final do contrato (ou nem isso, se estiver disposto a pagar a multa), em vez de ter que encarar 20 ou 30 anos no mesmo local.

Necessidade de menos capital: alugar um imóvel exige uma menor quantidade de dinheiro imediato do que comprar, pois dispensa preocupações com entrada. Além disso, você também elimina os custos de transação e impostos ao alugar.

Mais dinheiro para investir: com a diferença de valores entre o aluguel e os custos do financiamento é possível investir em aplicações mais acessíveis e com potencial de geração de renda muito maior, permitindo que você até compre o imóvel dos seus sonhos, pagando à vista e com um bom desconto.

Menos estresse e preocupações: quem compra imóveis para alugar pode ter grandes problemas na gestão (seja própria ou por meio de uma imobiliária) e com possíveis atrasos de inquilinos. Essas preocupações podem gerar situações desconfortáveis e até problemas de saúde: algo que ocorre com menor grau, em investimentos mais simples.

Maior liquidez: liquidez é a capacidade de vender ou resgatar algum ativo; quanto maior a liquidez, mais fácil é vender ou resgatar. Ao investir seu dinheiro em fundos imobiliários, renda fixa ou ações, você poderá recuperar seu dinheiro rapidamente. Caso queira apostar em imóveis, a melhor opção é investir em ativos mais líquidos, como os fundos imobiliários.

Desvantagens de alugar

Reajuste do aluguel: os contratos de aluguel costumam ter curta duração, mas os valores acordados também. Após o final do contrato, o locador pode simplesmente reajustar da forma que desejar, e você poderá precisar escolher um novo lugar para morar.

Limitações e conflitos: quem aluga um imóvel pode acabar, muitas vezes, impossibilitado de colocar seu próprio estilo no local, ou pode enfrentar conflitos com o senhorio na hora de fazer algum reparo no imóvel.

Vantagens de comprar

“Investir no que é seu”: a frase mais usada para justificar a compra de um imóvel tem seu lado verdadeiro. Ao comprar um imóvel, você está investindo na construção de patrimônio para o longo prazo.

Parcelas fixas: ao contrário do aluguel, cujo reajuste pode ser imprevisível, um financiamento já possui os juros e valores detalhados. Alguns financiamentos podem, inclusive, apresentar parcelas cujo valor é reduzido com o tempo, o que pode significar um “desconto” no valor total do seu financiamento.

Imóvel sob medida: ter um imóvel próprio traz a liberdade de modelar o ambiente da forma que você desejar, sem a necessidade de consultar um senhorio ou de pedir descontos no aluguel. A responsabilidade e a autorização de personalizar um imóvel próprio cabem apenas a você.

Desvantagens de comprar

Altos custos de transação: a compra de um imóvel não inclui apenas o valor do financiamento. É preciso levar em conta os impostos, os custos com documentação, as reformas iniciais (muitos imóveis novos vem praticamente “pelados”) e custos de corretagem, que podem pesar muito no orçamento.

Limitação de gastos e investimentos: por ter custos altos, pagar o financiamento de um imóvel pode trazer grandes limitações em seu orçamento por um longo período de tempo. Isso pode diminuir a sua capacidade de investir em planos como viagens ou a sua liberdade financeira.

Valor da entrada: outro alto custo na compra de um imóvel é o valor de entrada. Muitas construtoras chegam a pedir até 40% do valor até o financiamento. Para um imóvel de 100 mil reais, por exemplo, isso significa 40 mil reais de entrada, valor que você deverá já ter guardado e que deixará de investir em aplicações mais rentáveis.

Compromisso e perda de mobilidade: ter um imóvel próprio pode trazer altas restrições em termos de mobilidade (obviamente, um imóvel não pode ser levado, caso você precise se mudar). Além disso, a compra também traz um longo compromisso com o financiamento, que pode chegar a 30 anos.

Ainda que você decida se mudar e deixar o imóvel “para trás”, sempre terá questões para resolver com o imóvel fechado ou alugado.

Desvalorização do mercado: imóveis não se valorizam eternamente. Quem comprou um apartamento financiado nos últimos anos pode ter arcado com um grande prejuízo em termos de patrimônio. É necessário ficar atento a essa possibilidade (ninguém gostaria de ter um débito de 200 mil reais em um imóvel que hoje vale 100 mil).

Menor liquidez: Ao comprar um imóvel, você estará perdendo liquidez, visto que pode levar meses ou até anos para transformá-lo em dinheiro.

Podemos concluir que alugar um imóvel apresenta mais vantagens do que a compra, principalmente para quem está na fase de construção de seu patrimônio pessoal e/ou tem pouco capital para começar a investir.

Com a atual maturidade do mercado de investimentos do Brasil, já é possível encontrar investimentos tão seguros quanto um imóvel físico e que possuem vantagens como maior liquidez, menos cobranças de taxas e impostos e menor dependência de ter que ficar preso a um só local.

E os seus planos para o futuro, quais são? Deseja buscar oportunidades de investimento que possam levar você mais rapidamente à tão sonhada liberdade financeira? Então clique aqui baixe o nosso ebook sobre “O Plano Definitivo para Chegar à Liberdade Financeira” e venha concretizar seus planos com o GuiaInvest.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]