GuiaInvest
(Ainda) sobre Ibovespa a 500 mil pontos

(Ainda) sobre Ibovespa a 500 mil pontos

Caro leitor,

Podemos parecer repetitivos, mas se aqui estou relembrando o assunto, é porque realmente creio que ele tem relevância para você e para sua vida financeira.

Lembrando que você não precisa acreditar em nada do que falamos aqui. Você só não tem como ignorar o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Alguns fatos:

As ações listadas na bolsa brasileira estão em boa parte sendo negociadas a preços muito atrativos.
Essas mesmas empresas estão muito ajustadas por conta da crise que passou: cortaram muitos custos, reduziram dívidas e estão com muita capacidade ociosa por conta dos investimentos já feitos pré 2014, quando o Brasil crescia mais vigorosamente. Essas empresas estão prontinhas para decolar.
Passaremos por um retomada cíclica da economia brasileira.
Os EUA passam por um período de fim de boom econômico. Por conta disso, muitos investidores internacionais irão realocar capital de lá para cá, uma vez que o Brasil tem todo um ciclo de crescimento pela frente.
A inflação brasileira cada vez mais mostra lentidão, o que nos possibilita baixar juros lá na frente.

Os ventos estão todos ao nosso favor.

Eu sinceramente não enxergo outra possibilidade que não um fluxo de dinheiro muito forte vindo de fora.

Claro que posso estar errado, mas com tantos eventos favoráveis vindo ao mesmo tempo, vejo que não estou proibido de estar esperançoso…

E veja abaixo… os ciclos de bolsa no Brasil não me permitem imaginar um caminho diferente:

Se chegarmos a 270 mil pontos em dólar (como projeta o gráfico), supondo um dólar a 3 reais, teremos um Ibovespa muito acima dos 500 mil pontos que acreditamos hoje em dia.

Mesmo que estejamos errados, os ventos estão a favor e é desejável alocar pelo menos uma parte do seu dinheiro em bolsa. Você não precisa estar certo para ganhar dinheiro.

Obs.: se você ainda está cético quanto ao boom da bolsa de valores, apenas peço para você não menosprezar o potencial do investimento em ações no longo prazo. Investir em ações é vantajoso até mesmo em períodos de crise. Nesse vídeo temos um estudo de caso de 15 anos investindo em ações.

Martin Kirsten

Economista do GI. Mestre e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investidor desde 2013, já trabalhou no mercado financeiro e assina a newsletter Recado do Economista aqui no GI. É um amante de café e de uma boa culinária.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]