GuiaInvest

Ações da Petrobras: quando comprar?

Uma das maiores e importantes empresas do Brasil, a Petrobras conta com ações de alta liquidez e atrai diversos investidores. Mas será que ações da Petrobras ainda valem a pena? Quando é melhor comprar? Saiba aqui.

As ações da Petrobras atraem diversos investidores, desde os novos até os mais experientes. Isso se explica pelo fato da empresa ser uma das maiores e mais importantes do Brasil.

Se você também pensa em comprar ações da Petrobras, saiba que o processo não é diferente do que comprar ações de outras empresas.

Simples e acessível, elas podem ser boas oportunidades para alcançar a sua Liberdade Financeira.

Mas, em meio a tantas notícias que envolveram a Petrobras nos últimos anos, será que ainda vale a pena? E quando comprar ações da Petrobras? É o que veremos nas próximas linhas.

A empresa e os tipos de ações da Petrobras

A Petróleo Brasileiro S.A ou Petrobras, é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo Federal.

Instituída pela Lei nº 2004, sancionada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, em 3 de outubro de 1953, a Petrobras é, até hoje, responsável por grande parte da energia gerada no Brasil.

Atua nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, além de gás natural e biocombustíveis. Contando com o Brasil, a Petrobras opera em 25 países.

As ações da Petrobras refletem muito o mercado brasileiro, sendo as primeiras a sentir as oscilações.

Nos últimos anos, a empresa também sofreu com escândalos de corrupção, má gestão, recessão, o que abalou suas ações. Depois da reestruturação, a Petrobras voltou a ser a empresa mais valiosa do Brasil.

Então, será que é a hora de investir na Petrobras?

Antes de responder a essa pergunta, vamos conhecer os tipos de ações da Petrobras negociadas na Bolsa de Valores.

É comum as empresas oferecem “partes” ou participações do seu capital com o objetivo de levantar caixa para melhorar a saúde financeira da empresa.

Existem dois tipos de ações, as preferenciais e as ordinárias. Cada uma delas tem suas particularidades. Para ganhar dinheiro com ações, você precisa analisar qual delas se encaixa melhor na sua estratégia.

O primeiro passo para comprar ações da Petrobras é abrir uma conta em uma corretora. Depois transferir dinheiro para investir e emitir a ordem de compra no momento mais oportuno.

Ação Ordinária (ON) – PETR3

Uma ação ordinária dá direito ao acionista de participar das assembleias da empresa e votar. Sendo que cada ação ordinária corresponde a um voto.

Esse tipo de ação também dá direito de participar da distribuição dos lucros da empresa, divididos conforme a quantidade de ações.

Ação Preferencial (PN) – PETR4

Uma ação preferencial normativa não garante os direitos que a ordinária dá, como voto em assembleias. Porém, dá preferência no recebimento de dividendos.

As ações preferenciais costumam ser as mais comuns entre o pequeno investidor.

Isso se deve ao fato delas serem mais baratas, normalmente possuem uma maior liquidez, ou seja, pode facilmente ser vendida e tem maior participação no recebimento de dividendos.

Vale a pena investir na Petrobras?

Com um passado recente conturbado, marcado por escândalos políticos, muitos investidores ficaram receosos na hora de comprar ações da Petrobras.

Será que investir em suas ações ainda vale a pena? Quando é o melhor momento para comprar?

Isso vai depender da sua estratégia, objetivo e prazo.

A Petrobras reportou um lucro líquido de 6,644 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2018, o que representa uma alta de 2.397% comparado ao mesmo período de 2017. Porém, isso também representa uma queda de 34% em relação aos três meses anteriores.

Essa lucratividade menor do que o segundo trimestre frustrou os investidores. Em consequência disso, os papéis da Petrobras apresentaram uma desvalorização de 2,56% no início de novembro.

A expectativa é que essa queda tenha vida curta, uma vez que a empresa estima encerrar 2018 com a relação dívida líquida/Ebitda perto de 2,2. Número abaixo de sua meta interna que é de 2,5.

Uma das principais vantagens de investir na Petrobras é que mesmo passando por alto e baixos, a empresa dificilmente declarará falência, uma vez que seu acionista majoritário é o Governo Federal.

A capacidade de retorno desse investimento não está ligada apenas ao preço do barril de petróleo, mas sim, mais fortemente a fatores políticos e recentemente se beneficiou com a vitória de Bolsonaro.

Para saber se investir na Petrobras vale a pena, é só colocar o nome da ação no checklist do GuiaInvest e conferir o resultado.

Veja o exemplo aqui no link: https://guiainvest.info/68k6

 

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]