GuiaInvest
Regra 80/20

80/20 – sua nova regra para investimentos

Quantas vezes você já pensou em investir em ações, mas desistiu por achar que era algo complexo demais?

Você não é o único, não se preocupe. Fazer investimentos pode parecer algo confuso, mas está longe de ser difícil de aprender.

Mesmo porque, investir é algo inteligente.

É muito melhor colocar o seu dinheiro para render, do que apenas ver suas economias irem sendo absorvidas pela inflação.

Mesmo que você ainda tenha as suas ressalvas, que tal conhecer uma maneira bastante simples de fazer investimentos e lucrar sem mais preocupações?

Apresentamos a você, a regra 80/20!

O que é a regra 80/20?

Antes mesmo de explicar a você como funciona a regra 80/20, é necessário que você entenda como ela surgiu. Só após você conseguirá compreender como ela se adéqua ao mundo das finanças.

O princípio de Pareto

Em 1906, um engenheiro italiano chamado Vilfredo Federico Damaso Pareto, observou algo muito simples, apesar de polêmico: 80% das terras da Itália pertencia apenas a 20% da população.

Por ser uma pessoa bastante ligada à economia (que inclusive ajudou a desenvolver os conceitos da “microeconomia”), Pareto se interessou por essa porcentagem.

Seguindo a sua linha de raciocínio e observação, ele concluiu que “80% dos efeitos vêm de 20% das causas”. O que isso significa?

Que, geralmente, 80% de todos os retornos que você obtém, seja em qual área for, só é gerado por 20% dos seus investimentos.

Por exemplo: 80% das vendas de um empresário vêm, efetivamente, de apenas 20% dos seus clientes.

O princípio de Pareto se mostra, até hoje, bastante coerente.

Mesmo que os valores variem minimamente, é possível estabelecer que a relação 80/20 existe e, por isso, podemos nortear nossos investimentos por ele.

Portanto…

O que você precisa compreender é que a regra 80/20 serve para afunilar as suas opções.

Ao invés de você destinar seu foco e sua energia a vários caminhos diferentes, atenha-se àquele que mais lhe traz benefícios.

20% dos investimentos dão 80% de retorno

Aplicando a regra 80/20 aos investimentos

De uma maneira muito simples, utilizando o conceito que explicamos, 20% dos seus investimentos trarão 80% de retorno.

No entanto, é muito difícil perceber rapidamente quais são os investimentos de cada porcentagem. Esse é mais um dos motivos pelos quais é fundamental que você diversifique os seus investimentos.

Dessa form, no mínimo 20% deles te darão um retorno acima do esperado.

A partir dos primeiros lucros que você tiver, conseguirá parametrizar quais dos seus investimentos são mais rentáveis e, se for o caso, investir ainda mais neles.

O que é preciso considerar para aderir à regra 80/20?

Partindo do pressuposto básico, que é saber que os seus maiores retornos vêm de uma pequena parcela dos seus investimentos, é inteligente considerar de que maneira você irá investir o seu dinheiro, certo?

Para isso, analise as seguintes variáveis:

Estude a empresa onde pretende investir

Esquecendo um momento a questão do 80/20, vamos pensar nos investimentos de modo geral.

Quando você decide comprar ações de alguma empresa, é fundamental que você pesquise sobre ela antes de sair investindo suas economias.

Por quê? Para saber como ela pode te trazer retornos financeiros.

Principalmente se você não tiver uma grande quantidade de dinheiro, é bem importante que você analise quais são os rendimentos advindos de determinadas empresas.

Para te ajudar, o GuiaInvest possui um artigo excelente sobre investimento com poucas economias.

Mas, voltando ao ponto principal, cada empresa possui uma taxa de retorno em dividendos, que está estipulada em seu Estatuto Social.

Antes de aplicar seu dinheiro, veja quais são as taxas de lucratividade da empresa em que está interessado.

Também avalie o prazo de retorno. Lembre-se que dinheiro investido fica parado por um tempo. Escolha a melhor opção e comece a aplicar o método 80/20.

Diversifique seus investimentos

Para que a regra seja válida, é fundamental que você tenha investimentos diversificados. Até porque, provavelmente serãp 20% de todos os seus investimentos que lhe trarão 80% de retorno, não é mesmo?

Quando você aplica tudo em uma única empresa, você fica à mercê de sua atuação. Se algo der errado, você pode perder o seu investimento.

Não é isso que queremos!

A diversificação traz segurança. Inclusive, você pode variar os setores onde deseja investir, com empresas diferentes e que te retornam em prazos alternados.

Assim, sempre terá um pinga-pinga (ou uma cachoeira) em sua conta.

Tenha paciência

Confie nas suas pesquisas. O mercado de ações adora colocar as pessoas em pânico, subindo e descendo repentinamente.

Antes de correr para vender todas as suas ações em caso de queda, se acalme e tente enxergar ali uma oportunidade.

Quando você faz investimentos, deve compreender que o seu dinheiro aplicado vai variar conforme o mercado. Um dia, suas ações podem despencar de valor. Mas no outro podem valorizar muito.

Por mais assustador que seja, isso é algo comum. Mantenha a calma e, principalmente, tenha paciência. No longo prazo o resultado tende a ser extremamente positivo.

O resultado final vai compensar

A regra dos 80/20 é uma ótima maneira para você aplicar no mundo dos investimentos. Na verdade, essa regra é tão assertiva, que você pode utilizá-la em toda a sua vida.

Vamos experimentar uma proposta:

  • 80% desse artigo te gerou 20% de confiança para investir.
  • Desses 20%, você pode transformar em atitudes positivas, em busca de sua Liberdade Financeira.
  • Com certeza, terá 80% (e até mais) de retornos em benefícios financeiros para você!

Não se deixe levar por medos ou por histórias de fracasso. Estude bastante, procure se informar sobre as notícias de economia e encontre um novo padrão para a sua vida.

Se deseja dar andamento ao seu aprendizado, então participe da mais recente aula do GuiaInvest.

É totalmente online e gratuita, e você aprende uma técnica incrível para selecionar as ações mais explosivas da bolsa em poucos minutos. Inscreva-se gratuitamente.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]