GuiaInvest

5 Formas de Ganhar Dinheiro com Ações

O objetivo de qualquer investimento é obter um rendimento, mas você sabe quais as formas de ganhar dinheiro com ações?

Muitos futuros investidores desconhecem todas as formas de ganhar dinheiro com ações. Se engana quem acha que somente é possível acumular patrimônio na Bolsa de uma forma. O mercado oferece diferentes formas de enriquecer com ações.

A valorização das ações pode até ser a forma mais conhecida de ganhar dinheiro na bolsa de valores, mas não é a única.

Há outros tipos de remuneração que o investidor pode obter ao investir em ações. Tem empresas que beneficiam seus acionistas sob a forma de proventos, bem como dando a preferência na aquisição de ações.

Veja as 5 principais formas de ganhar dinheiro com ações:

1- Valorização de capital

A valorização das ações é a forma mais comum de ganhar dinheiro com ações. Nela, se compra ações a um preço considerado baixo, e as vende quando seu preço aumentar, lucrando assim com a diferença.

Comprar na baixa e vender na alta é uma pratica muito usada por quem faz Day Trade. Esta é também uma estratégia arriscada, uma vez que o valor das ações flutua constantemente influenciados tanto pelos indicadores da empresa com os da economia nacional e global.

Essa sobe e desce no preço das ações influencia ainda mais quem investe pensando no curto prazo.

A análise do marcado nos mostra que, empresas com bons fundamentos, mantém expectativas otimistas no longo prazo. Isso faz com que as oscilações dos preços das ações não sejam tão sentidas. Protegendo, desse modo, o investidor de possíveis perdas.

2- Dividendos

Dividendo é a parcela do lucro da empresa que é usada para remunerar os acionistas, a qual é repartida conforme o número de ações de cada investidor.

Por lei, empresas de capital aberto na bolsa de valores são obrigadas a distribuir no mínimo 25% do lucro líquido anual entre seus acionistas. Algumas empresas inclusive distribuem mais que isso.

Investir em ações com a expectativa de receber dividendos é o verdadeiro poder do investimento na Bolsa. Neste caso é importante escolher empresas boas pagadoras de dividendos.

Payout é um termo usado para o percentual do lucro que a empresa distribui aos seus acionistas. Já o dividend yield a razão entre o valor do dividendo e o preço da ação.

Não existe uma periodicidade pré-definida para o pagamento de dividendos. Ele é definido pela própria empresa.

Quem investe pensando nos dividendos, se torna sócio da empresa para participar dos lucros. Ou seja, está interessado na qualidade e nos resultados da empresa.

Assim, quando a empresa obtém lucro, destina parte do dinheiro para novos investimentos e reservas e outra para pagamento de proventos aos acionistas.

Os dividendos são dados em dinheiro, o qual é depositado na conta do investidor na corretora. Este fica disponível para saque ou reinvestimento no mercado e é isento de tributação.

3- Juros sobre capital próprio

Os juros sobre capital próprio também funcionam como uma forma de distribuição dos lucros da empresa aos seus acionistas.

Apesar de não serem exigidos por lei, mas muitas companhias acabam pagando como forma de atrair mais investidores.

Para o acionista, essa é uma forma de ganhar dinheiro com ações muito similar aos dividendos. A grande diferença entre elas está na parte da tributação.

Para a empresa, a principal vantagem de distribuir juros sobre o capital próprio é contábil. Uma vez que esse valor é contabilizado como custo e, portanto, reduz o montante do imposto de renda pago pela companhia.

Sendo assim, o investidor obrigatoriamente será tributado na alíquota de 15% sobre o valor recebido. Este é descontada direto na fonte.

4- Bonificação

A bonificação consiste na distribuição de resultados da companhia mediante emissão de ações quando a empresa decide por incorporar parte do lucro no capital social.

Assim, novas ações são distribuídas gratuitamente para os atuais acionistas na proporção da quantidade de ações já possuídas.

A bonificação pode gerar um pequeno ajuste no preço devido ao aumento da base acionária. Porém, como não há entrada de novos recursos, o valor da empresa não se altera.

5- Direitos de subscrição

O direito de subscrição ou bônus de subscrição é o direito e a prioridade na compra de novas ações da empresa em quantidade proporcional às possuídas.

Isso acontece quando há aumento do capital da empresa e mais ações serão emitidas. Então, para os atuais acionistas terem a oportunidade de manter a mesma proporção do capital social, a empresa dá a oportunidade de eles comprarem mais ações, muitas vezes por um valor mais barato do que o negociado na bolsa de valores.

As subscrições são uma das formas de ganhar dinheiro com ações que podem ser vantajosas para aqueles investidores que desejam investir em mais ações da empresa.

Como os direitos de subscrição também são negociáveis, o investidor que não deseja aumentar adquirir mais capital dessa empresa, pode ainda vender os direitos de subscrição na bolsa de valores.

A melhor forma de ganhar dinheiro com ações

A melhor forma de ganhar dinheiro com ações é através dos dividendos. Pois, além de receber uma parcela dos lucros, você pode usar esse dinheiro para reinvestir e assim, aumentar seus ganhos.

Quer saber como receber R$ 2.154 por mês de dividendos?

Conheça nessa Masterclass os segredos por trás do GI Stock Guide, um sistema único e exclusivo, desenvolvido pelo Centro de Inteligência de Investimentos do GuiaInvest que revela as ações que pagam os dividendos mais “gordos” do mercado.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]