GuiaInvest
caracteristicas dos milionarios

3 Características Comuns dos Milionários

O que distingue os milionários das pessoas comuns? Como eles pensam e agem? Hoje você vai conhecer 3 características comuns dos milionários e descobrir que sim, você pode se tornar um deles se seguir seu modo de lidar com o dinheiro.

O que distingue os milionários das pessoas comuns? Como eles pensam e agem? Hoje você vai conhecer 3 características comuns dos milionários e descobrir que sim, você pode se tornar um deles se seguir seu modo de lidar com o dinheiro.

Acredito e defendo que o caminho para a riqueza e a independência financeira passa, antes de tudo, pelo desenvolvimento de uma mentalidade focada em manter uma relação produtiva com o dinheiro e o pleno controle sobre suas finanças pessoais.

Depois de muitos anos estudando o comportamento dessas pessoas tão bem sucedidas, cheguei à conclusão de diversos hábitos, pensamentos e comportamentos que eles têm em comum.

Neste artigo irei comentar sobre três deles. Aproveite!

3 Características Comuns dos Milionários

Tenho certeza de que eles farão você refletir sobre diversos pontos em sua vida, mas confesso que minha expectativa é que minhas palavras o motivem a agir.

Vamos lá?

1 – As pessoas ricas administram bem o dinheiro

pessoas ricas administram bem o dinheiro

Não se trata de ser mais inteligente do que quem não tem dinheiro, mas simplesmente de manter bons hábitos. Para muitas pessoas, isso é extremamente difícil e exige grandes mudanças de comportamento.

Isso porque boa parte de sua relação com o dinheiro pode estar atrelada à forma como seus pais o ensinaram.

A herança cultural tem um peso importante no quesito cultura do dinheiro. E como você e eu sabemos, assuntos ligados às finanças pessoais não costumam ser o assunto preferido nos almoços de domingo nas famílias brasileiras.

No entanto, o fato de, talvez, seus pais terem sido péssimos exemplos de como gerenciar as finanças, não quer dizer que você “já era”. Calma lá. Como gosto de falar, só o fato de estar lendo meu blog já mostra que você é diferente e que busca algo maior.

Administrar bem o dinheiro é uma missão de vida que pode (e deve) ser aperfeiçoada dia após dia. Muitos escolhem pular essa importante etapa da escola da vida porque acreditam não terem dinheiro suficiente para administrar.

Se esse é seu caso, no livro Os Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker dá um conselho que considero muito pertinente: para ele, se você pensa assim, está olhando pelo lado errado do telescópio.

Ou seja, ao invés de dizer que “quando possuir muito dinheiro, começarei a administrá-lo”, diga “quando eu começar a administrar as minhas finanças, terei muito dinheiro“.

Acreditar que precisa “sair do buraco” para administrar seus rendimentos é um pensamento equivalente ao do obeso que não quer ir para a academia porque está muito gordo. Ora, é preciso começar!

Ao invés de enxergar as coisas como um ciclo vicioso, vislumbre um ciclo virtuoso.

Além disso, é muito importante criar o hábito de ter uma relação produtiva com seu dinheiro quando ele ainda é curto porque, como disse há pouco, estamos falando de uma missão de vida.

Antes de gerir uma grande fortuna, você precisa adquirir o hábito e a capacidade de administrar pouco dinheiro.

Lembre-se: somos criaturas de hábitos. Portanto, o hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade que você tem.

2 – As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas

As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elasFortunas não nascem em árvores. Ficar rico dá trabalho e vai exigir muito de você. Isso, em linhas gerais, é algo que todos sabem.

No entanto, o que nem todos sabem (apenas as pessoas de mentalidade milionária) é que tão importante quanto trabalhar duro é fazer o dinheiro trabalhar duro por você.

Não quero desanimá-lo, mas acredite: dificilmente você enriquecerá apenas por meio do seu trabalho. Olhe ao redor. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que apenas 1% da população concentra 99% da riqueza global.

Assim sendo, se você não nasceu em berço de ouro, terá que não só trabalhar muito, mas fazer seu dinheiro trabalhar por você.

Os ricos entendem que é necessário suar a camisa somente até que o seu dinheiro comece a trabalhar duro o bastante para ocupar o lugar deles.

Eles acreditam que quanto mais o seu dinheiro trabalha, menos eles terão que trabalhar.

E para fazer seu dinheiro trabalhar por você, um excelente caminho é a famosa renda passiva, que eu já escrevi sobre aqui no blog.

Em resumo, ela vem quando você consegue “ganhar dinheiro enquanto dorme“. Ou seja, quando seus rendimentos chegam a partir de um bom investimento ou um negócio que criou e funciona 100% sem a sua presença.

O rendimento passivo é uma palavra estranha à maioria, o que é natural. Quem aí foi aconselhado a criar um mecanismo para gerar renda passiva quando, ainda adolescente, pensava sobre o quanto precisava de dinheiro.

O caminho óbvio sempre foi um emprego formal. Não é à toa que há tão poucos milionários no planeta…

É um grupo seleto que só faz parte aqueles que vão além. Se você quer fazer parte dele, investir em empresas que são excelentes pagadoras de dividendos é um bom começo. Pesquise sobre aqui no blog que você vai encontrar excelentes artigos.

3 – As pessoas ricas agem apesar do medo

As pessoas ricas agem apesar do medo

As pessoas ricas agem apesar do medo. O medo é algo natural. Seja pelo motivo que for, todos sentimos medo algumas vezes na vida.

A diferença entre a forma de encarar nossos medos é o que separa os ricos dos pobres.

Enquanto os ricos enxergam o medo como uma ferramenta de propulsão que os incentiva a agir, os pobres deixam-se paralisar por ele.

Muitos cometem o erro de esperar o medo passar para agir. Sabe o que acontece com quem faz isso? Espera para sempre e se arrepende no futuro por ter deixado a oportunidade passar.

Por sermos criaturas de hábitos, precisamos aprender a agir apesar do medo, da dúvida, da preocupação, da incerteza, da inconveniência e do desconforto.

E temos que aprender a agir mesmo quando não temos vontade de fazer isso.

Seja um guerreiro das finanças

É possível comparar a missão de enriquecer à forma como um guerreiro age:

Você precisa estar determinado a realizar o que for necessário. Deve ensinar a si mesmo a não se deixar parar por nada neste mundo. Se você só estiver disposto a realizar o que é fácil, a vida será difícil. Mas se concordar em fazer o que é difícil, a vida será fácil. As pessoas ricas não escolhem as suas ações pela maior facilidade ou comodidade” diz T. Harv Eker, autor de Os Segredos da Mente Milionária.

E você, pensa e age como os milionários ou acredita que ainda precisa melhorar muito?

Se o que você deseja é enriquecer, então observar os hábitos, comportamentos e pensamentos dos milionários deverá fazer parte da sua estratégia.

Se eles conseguiram, você também consegue. Basta percorrer o mesmo caminho.

Deseja descobrir se você tem as habilidades certas para ser milionário? Então responda o nosso quiz clicando aqui.

Responda honestamente… e você irá se surpreender com o resultado.

Até o próximo post.

Crédito das imagens: www.shutterstock.com
Originalmente postado em: 11 de abril de 2016
Atualizado em: 12 de janeiro de 2018

André Fogaça

André Fogaça é empreendedor digital, investidor e co-fundador do GuiaInvest. É formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui credencial de administrador de carteiras e consultor de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira