GuiaInvest
aposentado o que fazer para ganhar dinheiro

29 formas de ganhar dinheiro depois de se aposentar

Aposentado: o que fazer para ganhar dinheiro depois de se aposentar?

Tempo. Se existe algo que você terá à sua disposição quando se aposentar é isso. Tempo para curtir as pessoas amadas, tempo para relaxar, tempo para se dedicar a seus passatempos, tempo para viajar, tempo para encontrar velhos amigos e fazer novos, e assim por diante. Só não pode haver tempo para jogar fora!

Durante a vida inteira ouvimos falar que tempo é dinheiro. Então, desperdiçar tempo é igual a desperdiçar dinheiro. E agora que você está aposentado – ou pensando em se aposentar –, precisa ter em mente que a partir do momento em que deixar de receber seu salário, seus investimentos passarão a ser sua única fonte de renda.

Ou será que não? Para ajudá-lo a pensar sobre o assunto, preparamos este texto com algumas histórias inspiradoras e uma lista com 29 formas de ganhar dinheiro depois de se aposentar. Confira!

Conheça histórias de quem abriu ótimos negócios após se aposentar

Dorothy Atkins usou parte do pacote de benefícios da aposentadoria antecipada que sua empresa ofereceu para abrir a From Where I Sit, uma empresa de cartões comemorativos. Em tempos de WhatsApp, Facetime e afins, a empresa que vende simples cartões de Natal, aniversário etc., vai bem, obrigado. Ajuda o fato de Dorothy, que se tornou uma artista renomada, ilustrar os cartões com suas pinturas. Bem, talvez os cartões dela não sejam tão simples assim…

Cinde Dolphin trabalhou 24 anos no marketing da cervejaria Coors. Após se aposentar por lá, ela bem que tentou trabalhar em outras empresas. Como não conseguiu conquistar nenhuma vaga, abriu a sua própria agência de marketing. Aproveitando a expertise adquirida em mais de duas décadas na cervejaria, ela focou seus esforços em prospectar empresas de bebidas.

História parecida com a da gaúcha Yamara Maria Eichner. Depois de 25 anos trabalhando na indústria de borracha e plástico, ela se aposentou e abriu a Naturoils, empresa de bioquímica e biotecnologia que desenvolve uma linha de cosméticos em franco crescimento.

A verdade é que não faltam exemplos como esses. E não só nos negócios! Há pessoas que se descobrem atletas depois de se aposentar, ou se tornam forças motrizes de uma comunidade ou organização beneficente. A grande chave é: escolha. Algo que na aposentadoria também costuma existir de sobra. Quer dizer, isso se não faltar dinheiro, não é mesmo?

Você deve ter liberdade financeira para escolher o que deseja fazer depois de pendurar as chuteiras, e não ter que procurar algo para sobreviver. Falamos sobre isso no artigo 13 coisas que você deve parar de fazer para não ter uma aposentadoria miserável.

Pense no que você pretende fazer como aposentado

Aposentadoria só é tempo de relaxar se você quiser. Pode ser também tempo de realizar seu grande sonho. De ser o que você sempre desejou ser.

Segundo o estudo perfil do potencial empreendedor aposentado, realizado pelo instituto Meta Pesquisas de Opinião para o Sebrae, em maio de 2017, com 1.200 pessoas com mais de 50 anos, entre aqueles que estão para se aposentar:

Ou seja, 29,5% dos entrevistados que estão próximos de se aposentar pensam em conquistar ativos e ganhar dinheiro de uma forma ou de outra. O 1% referente aos voluntários quer “apenas” continuar a ser ativo e útil. Você pode tomar qualquer um desses caminhos, uma vez que tenha investimentos para garantir que suas contas e necessidades serão pagas sempre.

Falamos sobre isso na nossa aula gratuita Como incrementar a sua Aposentadoria de 10 a 60% dentro dos próximos 30 dias.

Confira 29 formas de manter-se ativo no mercado e ganhar dinheiro depois de se aposentar

Uma vez que as finanças estejam em ordem, se quiser, ofereça algo a mais à sociedade. Se você não tiver uma ideia clara de como aproveitar seu tempo de forma lucrativa e prazerosa, aqui vão algumas ideias:

1. Abra uma franquia

Revistas e sites especializados na área frequentemente publicam listas de empresas que buscam franqueados aposentados. São modelos de negócios já prontos para você, alguns com a possibilidade de trabalhar em horário flexível.

2. Seja um recrutador

Esse serviço pode ser feito na sua antiga empresa. Afinal, você a conhece como poucos. Um recrutador avalia os currículos enviados para preenchimento de vagas e pode fazer uma pré-entrevista ao telefone com os candidatos mais adequados, enviando assim apenas os melhores para a empresa. Como não se precisa de funcionários novos todos os meses, é uma função temporária, mas muito importante – e pode remunerar bem.

3. Seja um vovô ou vovó de aluguel

Há algum tempo, uma das carreiras em alta era a de marido de aluguel, pessoas que eram contratadas para fazer simples serviços elétricos e similares. Um vovô de aluguel é alguém que entretém crianças ou idosos por um curto período, dá dicas rápidas de carreira e posicionamento pessoal, entre outros. É uma ótima maneira de conhecer mais pessoas e compartilhar seu conhecimento e sua experiência profissional.

4. Cuide de casas

Esse mercado é perfeito para os idosos, por passarem uma aura de responsabilidade e confiança. E, melhor ainda, pode ser uma desculpa para férias, se você der a sorte de cuidar de uma casa de veraneio de um milionário em uma praia paradisíaca do Nordeste. Essa maneira de ganhar dinheiro e ocupar o tempo só não é recomendada para fãs do livro/filme O Iluminado.

5. Seja um professor particular

Que tal ensinar português para estrangeiros? Existem até instituições de caridade procurando tais profissionais. E se suas aulas fossem sobre algo relacionado a sua profissão? Pode apostar que muitos empreendedores em potencial adorariam ouvir sua experiência!

6. Seja um palestrante

Se você é um profissional que está prestes a se aposentar, já tem uma longa trajetória no mercado de trabalho, não é mesmo? Existe uma grande possibilidade de você tem presenciado diversos obstáculos pelo caminho, como crises, hiperinflação, mudança de governo e moedas, avanço tecnológico e extinção de algumas profissões.

Então é correto afirmar que você tem um grande conhecimento sobre como lidar com flexibilidade e ainda ser ágil perante conflitos. Diante desse cenário, muitos jovens estão se inserindo agora no mercado e compartilhar sua vivência com esse público pode ser uma grande oportunidade para você ganhar dinheiro depois de se aposentar.

Portanto, ofereça palestras para quem está atrás de experiência que só uma vida inteira de profissionalismo pode mostrar. Uma boa forma de colocar isso em prática é trabalhar com escolas e faculdades, instituições de ensino que estão sempre procurando palestrantes para seus alunos.

7. Compartilhe conhecimento pela internet

O YouTube está aí — e os blogs também (assim como as demais redes sociais). Certo, não é fácil ganhar a vida assim — principalmente com as constantes mudanças de regras nas plataformas comandadas por Mark Zuckerberg —, mas você pode disponibilizar conteúdo útil nesses canais e ganhar alguns trocados com inscrições e visitas, além de abrir espaço para potenciais patrocinadores, que gostariam de ver você falando sobre seus produtos ou serviços.

8. Seja pet sitter

Basicamente, este é um trabalho em que você se dispõe a tomar conta de um bichinho de estimação de pessoas que estejam viajando. Não tem comprometimento e nem horário fixos, mas tem diversão e dinheiro entrando na conta de vez em quando. Se você fizer um bom trabalho de divulgação e usar sua rede de contatos para espalhar a novidade, ela pode gerar um bom retorno!

9. Ofereça serviços como guia de sua cidade

Novatos na região, estudantes e outros precisam de alguém que mostre os melhores locais da cidade, as feiras que vendem mais barato, onde conseguir cartões de ônibus e assim por diante. Que tal aproveitar essa oportunidade para aumentar seus rendimentos? Ah, esses serviços também podem fazer parte do cotidiano de um vovô de aluguel!

10. Ofereça serviços de conselheiro administrativo

Fazer parte do conselho de uma empresa ou de uma entidade profissional é uma ótima maneira de continuar ativo no setor da economia que você conhece, com menos trabalho. Se você tiver ações da empresa desejada, o setor de conselho de acionistas também estará disponível.

11. Transforme seu passatempo em negócio

Gosta de cozinhar? Dê aulas de culinária. Você não precisa nem usar a cozinha da sua casa para isso. Faça um acordo com o supermercado ou padaria do bairro, dê aulas lá em troca de propaganda e venda dos ingredientes utilizados.

Se morar perto de algum fabricante de gêneros alimentícios, vale conversar com eles, também. Uma parceria interessante pode surgir! Ou, quem sabe, una-se a alguns amigos e abram uma empresa de buffet, de catering, entregando comida para eventos profissionais e festas.

Seu negócio é jardinagem? Vale o mesmo princípio! Dê aulas, venda mudas, frutas ou vegetais. Na verdade, o mesmo vale para todos os hobbies. Ensine a pintar, fotografar, fazer artesanato. Venda o resultado de seu esforço! Acredite: sempre tem alguém disposto a investir em coisas assim.

12. Seja um curador

Você sabe quais produtos são indispensáveis para seu hobby, quais são as marcas mais recomendadas e que têm o melhor custo-benefício. Entre em contato com empresas da área para desenvolver kits ou aulas patrocinadas sobre esse assunto. Ou abra uma empresa de caixas, na qual você envia a seus assinantes todos os meses algum produto relevante sobre o assunto.

13. Escreva um livro

Sim, mesmo se você não tiver a mínima imaginação! Nem todo livro precisa ser longo, ou se enquadrar na categoria de romance ou ficção. Você pode escrever guias profissionais rápidos, manuais sobre seus interesses ou experiência. Dificilmente você será a única pessoa interessada em determinado tema no mundo.

E você não precisa nem se preocupar em buscar uma editora para investir na sua obra e imprimi-la, se não quiser. O universo de livros digitais está aí para ser explorado. E é muito mais fácil conseguir ter um e-book vendido do que um livro. Pesquise e comprove!

14. Considere a carreira de comprador

As pessoas têm pouco tempo disponível hoje em dia, e muitas vezes dariam tudo para que alguém as auxiliasse na compra de roupas, mantimentos e outros. Alguns compradores profissionais – ou personal shoppers, como desejam ser chamados – se especializam em certas cidades do mundo e viajam com grupos de turistas. Uma bela forma de unir trabalho e lazer, não acha?

15. Seja conselheiro de carreira

Você passou décadas de sua vida em determinado setor da economia. Sabe muito bem o que o currículo de uma pessoa interessada deve conter, como ela deve se vestir, que livros deve ler, entre outros. Além disso, você possui uma miríade de contatos no setor. Esse conhecimento de pessoas e conexões vale ouro!

Venda todo esse material e experiência para jovens em busca do primeiro emprego ou a profissionais querendo uma recolocação. Pode ser uma segunda carreira bem lucrativa. Só não esqueça de levar em conta a realidade atual. Ninguém vai querer conselhos ultrapassados!

16. Considere tirar o carro da garagem para trabalhar para aplicativos de transporte

Mas, antes, faça as contas para ver se vale a pena! Muitas das pessoas que trabalham para o Uber e similares descobrem, da pior maneira possível, que pagaram para trabalhar. Coloque na ponta do lápis o gasto que você terá com combustível, desgaste do carro, de peças, horas disponíveis… tudo que conseguir imaginar, para ver se vale a pena.

Se o saldo for positivo, por que não? Você vai conhecer gente nova, ter um novo olhar sobre sua própria cidade, conversar sobre assuntos completamente diferentes e ainda alimentar seu caixa.

17. Considere também alugar quartos em sua casa

As residências compartilhadas vieram para ficar e trazer facilidade quando se aluga um imóvel. Essa é uma inovadora maneira de ganhar dinheiro depois de se aposentar, conhecida como economia compartilhada. O Airbnb funciona de maneira semelhante ao Uber, porém o objetivo dessa plataforma é alugar cômodos (ou o imóvel todo) em diferentes localidades do mundo.

Segundo Christian Gessner, diretor do Airbnb no Brasil, existem pessoas que estão ganhando mais dinheiro com aluguel do que com seus empregos. A avaliação é feita por usuários, sendo assim sempre mantenha a casa ou apartamento organizado e limpo e seja cordial ao receber as pessoas. Não bastassem todas essas facilidades, o Airbnb é uma troca de culturas, já que você receberá hóspedes de diferentes países e ainda, como bônus, pode fazer novas amizades.

18. Seja um cliente secreto

Procure agências de publicidade e de pesquisa e ofereça seus serviços como cliente secreto ou membro de focus group. Um cliente secreto é alguém que vai anonimamente a empresas e analisa o atendimento, a limpeza, a organização e assim por diante.

Focus groups são grupos de pessoas com determinadas características que testam e dão opinião sobre produtos e serviços. A demanda pode não ser altíssima, mas vai dizer que não é algo interessante de se fazer com tempo livre?

19. Fique de olho na oferta de trabalhos temporários

A maioria das empresas passa por meses ou épocas do ano em que seus serviços ou produtos estão em maior demanda. Pode ser o fim de ano para uma loja, o mês anterior à Páscoa para uma fábrica de chocolate, e assim por diante.

Um desses locais pode precisar de sua ajuda. Fique de olho em anúncios ou leve seu currículo para agências de emprego, especificando sua disponibilidade para trabalhos temporários.

20. Trabalhe com transcrições

Hoje em dia, muito da informação disponível está em vídeo – e, muitas vezes, esse vídeo precisa ser transcrito. O serviço também coloca no papel discursos, pronunciamento, Podcasts e outros. O inverso também acontece. O setor de audiolivros, por exemplo, ainda é incipiente no Brasil, mas tal situação pode mudar no futuro. De novo, procure por empresas de press-release, de trabalhos como freelancer, de comunicação e editoras.

21. Seja secretário/assistente virtual

Existem vários serviços que podem ser feitos somente com um computador conectado à internet. O secretário virtual organiza a agenda de pessoas ocupadas, marcar viagens e hospedagens em hotéis, pesquisa e realiza outros pequenos serviços que descomplicam a vida de qualquer um.

Ainda é uma profissão pouco conhecida no Brasil, entretanto no exterior tem ganhado muito espaço por ser um trabalho homeoffice — pode ser feito na própria residência. Considerada a profissão do futuro, você irá lidar com diferentes áreas como marketing, mídias sociais, atendimento, administração, etc.

É preciso entender que existe uma demanda de aumento para essa carreira em consequência do surgimento de microempreendedores e de startups com o objetivo de terceirizar serviços.

Dito isso, essa pode ser uma ótima opção para ganhar dinheiro depois de se aposentar. A plataforma Workana mostra as diferentes oportunidades nesse setor, e por lá você poderá se candidatar para uma ou mais oportunidades.

22. Seja um freelancer

Trabalhar como freelancer pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro depois de se aposentar. Com uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar plataformas que fazem uma ponte entre você e o cliente. Existem muitas opções no mercado de trabalho independente como redator, revisor, editor de vídeos, design gráfico etc.

Então, se você tem alguma habilidade em que poderia investir mais tempo, essa pode ser uma grande oportunidade para faturar uma renda extra. Todavia, no trabalho como freelancer é essencial saber lidar com a ansiedade, pois trabalhos podem aparecer em excesso ou escassez.

Aprenda a organizar sua rotina ao entrar nessa ocupação e procure agir como um profissional autônomo. Com isso, o estresse e pressão serão evitados se tornado algo prazeroso de ser feito.

23. Venda algum imóvel que não utiliza

Tem um imóvel que não consegue alugar? Quer viver uma aventura com muitas viagens na sua aposentadoria? Vender a propriedade vaga ou até mesmo sua própria residência pode ser algo a se considerar. Com o valor resultante da venda, é possível colocar o dinheiro para render no mercado financeiro. Os dividendos gerados podem ser maiores que o seu atual custo de vida e superiores ao que seria arrendar a habitação.

Essa atitude ajuda a ganhar dinheiro depois de se aposentar. Com isso, pode-se viver viajando pelo mundo, o que é ideal para os aventureiros. Entretanto, é muito importante se programar com antecedência e avaliar bem ao fazer essa opção, já que envolve riscos.

24. Diminua os gastos recorrentes da sua rotina

Ao cortar despesas, não é necessário eliminá-las, apenas escolha a melhor opção. Dessa maneira, você vai conseguir gerar mais renda para desfrutar. Atualmente, serviços de streaming de vídeo têm um custo muito menor que a tradicional TV a cabo, e o streaming de música pode ser ideal para ter acesso a um catálogo gigante e economizar com mídia física.

A internet redefiniu o mercado de consumo e você pode contratar um personal trainer digital mediante aplicativos no seu celular. Assim, seus gastos com esse tipo de consumo serão muito mais econômicos do que frequentar uma academia.

Não tem mais dependentes financeiros? Considere cancelar sua apólice do seguro de vida. Limite-se a apenas um automóvel diminuindo gastos com manutenção e combustível. Além disso, você também pode diminuir gastos com restaurantes, presentes e resistir ao impulso de comprar coisas sem necessidade.

25. Realize uma mudança de residência

A taxa do condomínio está muito elevada? As contas de água e energia estão pesando sobre sua renda?

Uma boa ideia seria mudar para um local menor e com custo inferior, pois você não teria os mesmos gastos em relação a uma casa maior. É possível encontrar moradia em regiões serranas e litorâneas por um preço mais justo do que em uma metrópole.

26. Não deixe de exercer seus benefícios

Um jeito de ganhar dinheiro depois de se aposentar é usar a criatividade. Isso pode ser feito exercendo seus direitos: aposentados pagam meia-entrada em eventos culturais, musicais e clubes. Idosos não precisam gastar com transporte público e essa diminuição nos gastos pode ajudar a guardar dinheiro.

Estabelecimentos costumam dar descontos aos aposentados para adquirir carros ou qualquer bem material. Por isso, sempre faça uma pesquisa antes de realizar uma compra em algum local.

27. Trabalhe com artesanato

Essa fonte de renda extra tem a vantagem de gerar bons resultados e ainda ser algo prazeroso de se fazer. Se você tem habilidade manual para produzir peças de cerâmica, velas aromatizantes, customização de louças, crochê e trabalho com material reciclado, pode vendê-los em sites de e-commerce ou feiras locais.

Não é preciso ter um dom especial para realizar esses trabalhos manuais. Existem variados cursos digitais e presenciais sobre o assunto que vão te ensinar a fazer artesanato.

28. Crie um blog

Se você tem alguma formação e experiência, tente criar um blog para um determinado nicho de mercado. Essa opção é uma ótima forma de ganhar dinheiro depois de se aposentar, uma vez que sua renda é gerada por recurso de monetização com venda de e-books, consultorias, Google Adwords e posts patrocinados.

Empresas online criam sites e blogs em poucos minutos sem muito esforço, sendo necessário apenas escolher o layout desejado. Sendo assim, não é preciso muito esforço — inclusive pode ser feito em seu tempo livre.

29. Faça um pouco de vários desses itens

A chave de tudo é o poder de escolha, lembra? Então, crie sua própria lista de formas de se manter ativo e no mercado mesmo depois da aposentadoria tendo como ponto de partida a que apresentamos aqui. Dessa forma, sua aposentadoria tem tudo para ser mais divertida e lucrativa.

Tenha sempre em mente! Aposentadoria deve ser algo prazeroso, por isso se for fazer algo para ganhar uma fonte diferente de renda, prefira opções que não tragam estresse e te deixem feliz e realizado.

Comece agora mesmo seu projeto para ter uma renda extra na aposentadoria

Essas opções são apenas algumas disponíveis no mercado: você pode modificá-las de acordo com suas próprias ideias e criar diferentes projetos. Não existem regras, apenas a liberdade para escolher o que vai a você proporcionar contentamento e, é claro, uma nova fonte de dinheiro. A liberdade vem de fazer as coisas se quiser!

O artigo mostrou maneiras de ganhar dinheiro depois de se aposentar e vai ajudar você a ter uma iniciativa e colocar isso em prática. Independentemente do que for realizar, continuar trabalhando, de maneira adequada, depois de se aposentar, traz vantagens como melhorar o bem-estar físico e mental. Invista agora para obter a liberdade de escolher!

O que achou dessas dicas? Agora que você já conhece diversas formas de ganhar dinheiro depois de se aposentar, assista nossa aula sobre como investir em ações, com uma estratégia simples de ser aplicada. Assim, monte sua estratégia para ter a liberdade financeira que lhe permitirá desfrutar da aposentadoria.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Semana da Regra nº]
[Semana da Regra nº]