GuiaInvest

19 Conselhos de Warren Buffett Para Você Ser Um Investidor Melhor

Hoje quero compartilhar com você algumas de minhas frases favoritas do livro Warren Buffett – Lições do Maior de Todos os Investidores, um dos melhores livros sobre investimentos que li na vida. São ensinamentos preciosos para você não apenas investir melhor, mas ser uma pessoa melhor. Não tenha dúvida de que é um livro que vai basear e acompanhar sua carreira de investidor por muitos anos.

Quem não gostaria de receber conselhos de Warren Buffett?

Um dos melhores livros sobre investimentos que li na vida foi Warren Buffett – Lições do Maior de Todos os Investidores, escrito por Janet Lowe.

É uma obra que não me canso de recomendar a todos. Mais do que isso, estou sempre consultando-a de tempos em tempos porque é uma leitura leve e fácil, mas que muito ensina. Você já leu?

O livro é dividido por capítulos com frases curtas de Warren Buffett que promovem reflexões e ensinamentos sobre a vida, amigos, família, trabalho, gestão de empresas e investimentos, é claro.

Hoje quero compartilhar com você algumas de minhas frases favoritas de Warren Buffett, o mestre do value investing sobre sua filosofia de investimentos. Recomendo fortemente que você leia as dicas, reflita sobre elas e, principalmente, leia o livro.

São ensinamentos preciosos para você não apenas investir melhor, mas ser uma pessoa melhor. Não tenha dúvida de que é um livro que vai basear e acompanhar sua carreira de investidor por muitos anos.

Vamos lá? Aqui seguem os 19 conselhos de Warren Buffett:

#1. Sobre investir em tempos de inflação alta

Em parte, por hábito. Em parte, simplesmente porque as ações são títulos de propriedade de uma empresa, e ter um negócio é muito mais interessante do que possuir ouro ou terras.

Além disso, em períodos inflacionários, as ações são provavelmente a melhor entre todas as alternativas medíocres – pelo menos se você comprar pelo preço certo.

#2. Sobre a teoria do mercado eficiente

Eu seria um mendigo vagando pelas ruas com uma caneca na mão se os mercados fossem sempre eficientes. Investir em um mercado no qual as pessoas acreditam em eficiência é como jogar bridge* com alguém que acha que não é preciso olhar as cartas.

*jogo de baralho

#3. Sobre a arte de pensar

As dezenas de milhares de alunos recém-saídos das faculdades de administração aprenderam que não é preciso pensar; isso é extremamente útil pra mim.

#4. Sobre o Senhor Mercado

Não temos a menor ideia de quanto tempo as altas vão durar nem sabemos o que mudará as atitudes do governo, dos emprestadores e dos compradores que as alimentam. Sabemos apenas que, quanto menor for a prudência alheia na condução de seus assuntos, maior deve ser a nossa.

Conselhos de Warren Buffett#5. Sobre o investidor inteligente

O mercado serve apenas como ponto de referência para saber se alguém está prestes a fazer uma tolice. Quando investimos em ações, investimos em empresas.

#6. Sobre se preocupar com o Congresso

Quando encontramos uma empresa e gostamos dela, as condições do mercado em si realmente não influenciam nossa decisão, que depende, sobretudo, da situação da empresa. Praticamente não levamos em conta os fatores macroeconômicos.

Em outras palavras, pouco nos importaríamos com previsões feitas pelo mais famoso intelectual da área, com estimativas referentes a níveis de desemprego, taxas de juros ou quaisquer outros indicadores para os dois anos seguintes.

Ao contrário, concentramos nossa atenção nas empresas, para nós mais compreensíveis, quando gostamos do preço e da gerência. Ignoramos as informações sobre o que vai acontecer no Congresso. Não acreditamos que essas informações sejam úteis.

#7. Sobre comprar uma ação porque ela está subindo

Por alguma razão, as pessoas seguem dicas de preço, não de valor. O que não funciona é começar a fazer coisas que você não entende porque elas funcionaram na semana passada para outra pessoa. A razão mais idiota do mundo para se comprar uma ação é seu preço estar subindo.

#8. Sobre o que é uma boa empresa para investir

Não é preciso que a empresa seja sólida como uma pedra para comprá-la. É preciso apenas que o preço de venda seja inferior ao que você acha que a empresa vale e que ela seja administrada por pessoas honestas e capazes.

Mas se você puder comprar a empresa por menos do que vale, se confiar na gerência e se conseguir fechar o negócio, você vai ganhar dinheiro.

Conselhos de Warren Buffett#9. Sobre quando é a hora certa de investir em ações

A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está investindo em ações.  O momento de interessar-se é quando ninguém mais se interessa. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular.

#10. Sobre a necessidade de ser um gênio para investir em ações

Não é preciso ser gênio. Investir não é um jogo no qual o sujeito com QI de 160 vence o outro com QI de 130. A racionalidade é essencial.

#11. Sobre risco

O risco está em não saber o que você está fazendo.

#12. Sobre como enriquecer

As pessoas preferem a promessa de um bilhete de loteria premiado para a próxima semana do que a oportunidade de enriquecer lentamente.

#13. Sobre a hora certa de investir

Grandes oportunidades de investimento surgem quando empresas excelentes estão rodeadas de circunstâncias incomuns que fazem com que suas ações sejam mal avaliadas.

Conselhos de Warren Buffett#14. Sobre paciência e ter a visão de um rebatedor de baseball

Nunca movimente o bastão quando a bola está na luva do arremessador.

#15. Sobre pensar por conta própria

Uma dica valiosa de Warren Buffett é “Nunca pergunte ao barbeiro se você precisa cortar o cabelo”.

#16. Sobre compreender contabilidade

Quando querem explicar os números da empresa, os gestores recorrem às normas contábeis.

Infelizmente, quando a intenção é ocultá-los, pelo menos em alguns setores, também podem fazê-lo com base nas normas contábeis.

Se você não conseguir reconhecer as diferenças, não entre no negócio de ações.

#17. Sobre somente fazer o que você compreende

Quero ser capaz de explicar meus erros. Ou seja, só faço o que compreendo totalmente.

#18. Sobre focar em poucos setores, segundo Warren Buffett

Qualquer pessoa que afirme ser capaz de avaliar qualquer ação deve ter a autoestima muito elevada, pois a coisa não é assim tão fácil. Mas quem se concentrar apenas em determinados setores, aprenderá muito sobre avaliação.

#19. Sobre estudar casos de fracasso ao invés dos de sucesso

Acredito que temos mais a ganhar estudando os fracassos empresariais do que os sucessos. É costume, nas faculdades de administração, estudar casos de sucesso. Mas meu sócio, Charlie Munger, afirma que tudo que quer saber é onde morrerá – para jamais ir até lá.

Você ficou interessado em aprender mais?

Para aquelas pessoas que querem aprender mais e seguir no caminho do investimento em ações para alcançar sua liberdade financeira, eu preparei uma aula online e gratuita que ensina como analisar qualquer ação da bolsa em menos de 5 minutos.

A metodologia que ensino nesta aula é baseada nos ensinamentos de Benjamin Graham, mentor de Warren Buffett. Se Warren Buffett tem muito a nos ensinar sobre investimento em ações, imagina o que o mentor dele pode agregar?

Então, inscreva-aqui para escolher a melhor data e horário para você.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário dizendo qual foi sua preferida. Estou pensando em escrever mais sobre outros livros que todo investidor deve ler. Você tem alguma sugestão?

Crédito das imagens: www.shutterstock.com

André Fogaça

André Fogaça é empreendedor digital, investidor e co-fundador do GuiaInvest. É formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui credencial de administrador de carteiras e consultor de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[Palestra Online]
[Palestra Online]