GuiaInvest

10 Vantagens dos Fundos Imobiliários

Já imaginou ser dono dos melhores imóveis do Brasil sem a necessidade de um grande investimento inicial e ainda receber uma renda extra mensal com o aluguel?

Ao investir em fundos imobiliários, você pode construir um patrimônio sólido sendo sócio de imóveis de alto padrão, como shoppings, edifícios comerciais, hospitais, entre outros.

Saiba como ganhar aluguel sem ter imóveis com investimentos em fundos imobiliários!

O que são Fundos Imobiliários?

A cultura de investir em imóveis sempre foi muito forte no Brasil. Porém, existe uma modalidade de investimento muito mais atraente e pouco conhecida pela população em geral. São os Fundos Imobiliários (FIIs).

Os Fundos de Investimento Imobiliários são formados pela reunião de vários investidores com o objetivo de fazer investimentos no mercado imobiliário.

Assim, é possível comprar um imóvel importante, que vai desde projetos em fase de construção até os imóveis prontos, como edifícios comerciais, shoppings centers, hospitais, prédios de agências bancárias, galpões, instituições de ensino, e outros.

Ao investir em FIIs você delega a função para um gestor ou administrador profissional, o qual compra os imóveis utilizando o dinheiro dos investidores.

O patrimônio do fundo é dividido através de cotas. Assim, quanto mais dinheiro você colocar, mais cotas terá.

Ao investir em Fundos Imobiliários você recebe aluguel sem ter imóveis.

Então, o que é melhor: comprar um imóvel ou investir em fundos imobiliários?

Veja a seguir 10 vantagens dos FIIs:

1- Possível investir com pouco dinheiro

Se você pensa em comprar um imóvel e lucrar com o aluguel, precisa de um investimento inicial bem alto. Já com os FIIs, você não precisa ter o valor total do imóvel para lucrar com ele.

Você pode comprar cotas de Fundos Imobiliários com pouco dinheiro. Existem cotas para todos os bolsos.

A partir de 50 reais, ou até menos, você já se torna sócio de um excelente imóvel e recebe uma renda mensal de aluguéis.

2- Regulados pela CVM

Esses fundos são supervisionados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), afim de garantir a transparência e a segurança das informações.

3- Liquidez

Vender um imóvel não é tão simples. Pode demorar muito tempo até aparecer alguém com dinheiro suficiente para comprar. É possível até que você tenha que baixar o preço para conseguir vender.

Como os fundos imobiliários não se tem esse problema. É muito simples vender suas cotas no momento que você quiser. E você nem precisa levantar do sofá para isso. Basta acessar o seu Home Broker e preencher a ordem venda, sem burocracia.

A todo momento tem gente querendo comprar e vender cotas dos fundos. Dessa forma, é muito mais fácil se desfazer da cota quando precisar.

4- Isenção de imposto sobre o aluguel recebido

Os rendimentos mensais de fundos imobiliários para pessoas físicas são isentos de imposto de renda. Dessa forma, os rendimentos caem líquidos na sua conta e você não vai precisar se preocupar em dividir o seu lucro com outra pessoa.

Já quem recebe aluguel dos seus imóveis, pode pagar até 27,5% de imposto sobre o rendimento, dependendo do montante. No final das contas, a rentabilidade dos FIIs pode ser até 30% maior por causa dessa isenção.

Assim, você só paga imposto sobre o lucro da venda da cota, mas nunca sobre o aluguel que ele gera para você.

5- Menos risco

Um imóvel está sujeito a riscos. Seja de grandes proporções como incêndios, interdições, desabamentos. Caso você não tenha seguro, você perde tudo.

Ou até mesmo menores, como a dificuldade em alugar, a saída de um inquilino, inadimplência. Assim, você fica sem o dinheiro do aluguel, mas precisa continuar arcando com os custos de condomínio, reparos, entre outros.

Nos FII, você divide o risco com milhares de outros sócios. Desse modo, caso aconteça alguma coisa com o imóvel, o seu rendimento praticamente não é afetado.

6- Não dá dor de cabeça

Imóveis geram gastos com manutenção. Qualquer problema é uma dor de cabeça para resolver.

Já com os Fundos Imobiliários, você conta com os melhores profissionais para resolver qualquer problema. Assim, você não precisa se estressar com nada disso, pois tem quem resolva isso para você.

7- Gestores especializados

Os gestores dos fundos são especialistas em negócios imobiliários e sabem onde estão as melhores oportunidades.

Essa é uma grande vantagem para o investidor pequeno, como eu e você.

8- Taxas e custo menores

Quando você compra ou vende um imóvel, cerca de 5% do seu valor você paga com taxas, como ITBI (Imposto de transmissão de bens imóveis), escritura, registro, entre outros. Uma infinidade de burocracias.

Cerca de 6% do valor do imóvel fica para o corretor e para a imobiliária. Ou seja, se juntarmos todos os custos, chega facilmente a 10% do valor do imóvel.

Ao comprar fundos, os custos são bem menores. Basicamente, você custos com a taxa de administração, que em geral é baixo, cerca de 0,25% a 3%. E a taxa de corretagem, que varia de corretora para corretora.

9- Indexado à inflação

Os Fundos Imobiliários são indexados à inflação. Isso significa que, conforme os índices de inflação sobem, o preço das cotas acompanha essa variação. Assim, você fica protegido e não perde dinheiro.

10- Possibilidade de investir em imóveis de alto padrão

Para comprar sozinho um imóvel de alto padrão, você teria que desembolsar milhões de reais. Uma quantia impensável por grande parcela da população.

Mesmo que tenha dinheiro para comprar um imóvel, provavelmente teria que optar por algo mais simples, que caiba no orçamento.

Através dos Fundos Imobiliários, você tem a possibilidade de investir em imóveis de alto padrão. Como um prédio moderno, shopping, hotéis, enfim, são inúmeras opções de investimentos nas grandes metrópoles.

Comece a investir

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) possibilita que qualquer pessoa tenha parte de um grande imóvel e ganhe uma renda extra mensal de mais ou menos 0,5% ao mês. Porém, bons fundos conseguem render entre 0,75 a 1% ao mês.

Assim como os preços dos imóveis comuns, que oscilam de acordo com o mercado, os fundos seguem o mesmo princípio.

Negociados na Bolsa de Valores, são um tipo de investimento de renda variável e uma opção muito boa para quem quer gerar renda sem ter muito risco.

Começar a investir em fundos imobiliários é simples, seguro e acessível. Você não precisa ter muito conhecimento no mundo dos investimentos.

 

Conheça os fundos imobiliários maiores pagadores de aluguel e comece agora mesmo a ser sócio de empreendimentos imobiliários.

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]
[Palestra Online e Gratuita]