GuiaInvest
vantagens dos fundos imobiliários

10 principais vantagens dos Fundos Imobiliários

São inúmeras as vantagens dos Fundos Imobiliários, e neste artigo irei elencar as 10 principais.

Será que é mais vantajoso comprar Fundos Imobiliários ou imóveis para alugar? Confira!

1) Investir com pouco dinheiro

A primeira vantagem dos Fundos Imobiliários é poder investir, ou seja, comprar cotas, com bem pouco dinheiro.

A partir de 50 reais você já consegue, ou até menos. Existem cotas de 10 reais, outras de 100. Você decide. Dessa forma você recebe uma renda mensal de aluguéis sem precisar desembolsar milhares de reais que envolveria comprar um imóvel físico comum.

2) Segurança pela supervisão da CVM

A supervisão da CVM é excelente para garantir a transparência e a segurança das informações.

Pense comigo: você passa a ser dono daquele negócio! Deverá exigir total clareza sobre tudo que se refere ao empreendimento. E isso estará garantido para você.

3) Liquidez

Se você tem um imóvel e deseja vender, pode demorar muito tempo até aparecer alguém com dinheiro o suficiente para comprar. Inclusive anos. Pode acontecer até mesmo de você ter que baixar o preço para conseguir vender o imóvel, acabando assim com certo prejuízo.

Como os Fundos Imobiliários lidam com cotas, é muito mais fácil alguém ter o dinheiro para comprar aquela fatia da sociedade. Veja o depoimento do Helio, nosso cliente, por exemplo:

fundos imobiliários

Ou seja, a todo momento tem gente querendo comprar e vender, então fica muito fácil se desfazer da sua cota quando você precisar do dinheiro.

4) Você não paga imposto sobre o aluguel recebido

Quem recebe aluguel dos seus imóveis pode pagar até 27,5% de imposto sobre o rendimento. Mas quem tem Fundos Imobiliários não precisa pagar nada, ou seja, no final das contas a rentabilidade pode ser até quase 30% maior do que num imóvel comum.

Você só paga imposto sobre o lucro na venda da cota, mas não do aluguel que ele gera para você. Só isso, para mim, já é extremamente vantajoso!

RANKING: Confira o nosso Ranking dos Top 10 Fundos Imobiliários Pagadores de Aluguéis

5) Diluição do risco

Se você tem um imóvel comum e ele pega fogo, é interditado ou desaba, o que acontece? Se não tiver seguro, você perde tudo, não é mesmo? Se o seu inquilino sai, você também fica sem o aluguel e ainda arca com os custos de condomínio, reparos, etc.

Já com os Fundos Imobiliários, se acontece alguma coisa com o imóvel que você é sócio por possuir suas cotas, o rendimento no seu bolso praticamente não é afetado. Pois você divide o risco com milhares de outros sócios. Você não acha isso fantástico?

Mas não acaba por aí. Ainda tem mais.

6) Não dá dor de cabeça

Essa é uma das melhores vantagens. Quando você tem um imóvel com infiltração de água, ou que precisa ser reformado, você acaba tendo uma tremenda dor de cabeça para resolver esses problemas. Ainda mais se você não residir próximo ao imóvel que possui.

Já com os Fundos Imobiliários, você conta com os melhores profissionais contratados para resolver esse tipo de problema. Você não precisa se estressar com nada disso. Tem gente para cuidar dessa parte para você.

7) Gestores de fundos

Os gestores dos fundos são experts em negócios imobiliários, logo, eles sabem onde estão as melhores oportunidades e sabem estimar exatamente o preço dos imóveis para fazer bons negócios.

Essa é uma segurança muito grande para o investidor pequeno, como você e eu.

8) Menor custo na aquisição dos imóveis

Além da liquidez, da isenção de imposto sobre rendimentos mensais, do menor risco com a diversificação, da menor quantidade de problemas para resolver, de não precisar ter muito dinheiro para investir, ter a supervisão da CVM, enfim… Além de tudo isso, você ainda tem um menor custo na aquisição dos imóveis. 

Mas como assim, Laura?

Vou explicar…

Quando você compra um imóvel comum, cerca de 5% do valor você paga com taxas como ITBI, certidão, reconhecimento de firma, escritura, registro, uma infinidade de burocracias… 6% do valor fica para o corretor que fez a venda e para a imobiliária.

Ou seja, você paga 11% a mais do que comprando Fundos Imobiliários.

Na verdade, os fundos continuam tendo esses custos, mas como os preços das cotas oscilam, é possível que você aproveite oportunidades na queda do preço para comprar as cotas “com desconto”, onde esses custos já serão abatidos.

9) Os Fundos Imobiliários são indexados à inflação

O que isso significa? Conforme os índices de inflação sobem, o preço das cotas acompanha essa variação. Ou seja, você fica protegido da inflação, que tanto tira o valor do seu dinheiro.

10) Possibilidade de investir em empreendimentos de alto padrão

Se você tem o dinheiro para comprar um imóvel, provavelmente terá que optar por um apartamento comum, às vezes simplista, ou uma sala comercial pequena.

Através dos Fundos Imobiliários, você tem a possibilidade de investir em empreendimentos de alto padrão nas grandes metrópoles, o que de outra forma seria praticamente inacessível.

Você pode ser dono de uma pequena parte de um prédio moderno, de um shopping, de agências bancárias, de hotéis, enfim, são muitas as opções para você.

Já imaginou? Toda vez que você for levar sua família para passear no shopping vai poder dizer que é dono de uma parte daquele lugar. 🙂

E então, que você achou das vantagens dos Fundos Imobiliários?

Se deseja se aprofundar um pouco mais neste assunto, ou ainda, preparar-se para começar a investir nesta modalidade através de conhecimentos práticos, convido você a assistir a nossa mais recente masterclass inédita.

Nela, o André ensinará a você:

  • O único jeito viável de receber R$ 1.256,00 em aluguéis mensais sem ter um imóvel. E para isso, você vai descobrir um tipo de investimento simples, seguro e acessível a qualquer brasileiro.
  • Você vai saber exatamente quais as vantagens dessa alternativa de investimento desconhecida de 99,91% da população brasileira.
  • Você também vai aprender o passo a passo do método Redbox que permite criar um fluxo de aluguéis mensais em 4 semanas.
  • E por fim, você descobrirá a corretora de valores que tem taxa de corretagem zero para esse tipo de investimento. Só com essa dica, você vai economizar R$ 680,40 por ano.

Inscreva-se gratuitamente aqui.

Laura Terra

Analista de Conteúdo Estratégico no GI. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Estudou inglês na Strathfield College, em Sydney, na Austrália. Investidora desde o início de 2017. Apaixonada por ajudar as pessoas, viajar e curtir seus gatos.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora
E-book: O Plano Definitivo para Conquistar sua Liberdade Financeira
[CONTEÚDO NOVO]
[CONTEÚDO NOVO]