GuiaInvest

Investimentos para servidores públicos: média de 126% de rendimento em ações

Ter estabilidade de um concurso nem sempre significa liberdade financeira. Veja que é possível ter bons investimentos para servidores públicos, com a história do Eduard!

Conquistar a aprovação em um concurso público e garantir um cargo como servidor pode ser o sonho de muitas pessoas. Principalmente pela falsa crença de que isso significa, necessariamente, garantir liberdade financeira através da estabilidade. Ainda bem que esse não foi o caso do Procurador Municipal de Gaspar/SC, Eduard Fischer.

Casado e pai de duas meninas, Eduard explica que tinha curiosidade para achar formas de aumentar sua renda, mas cometia alguns erros comuns antes de começar a investir. Inclusive, o de confundir riqueza com alto salário. Depois de fazer alguns investimentos errados sugeridos pelo banco, começou a pesquisar por conta própria as formas mais adequadas de fazer o dinheiro render.

investimentos-para-servidores-publicos-resultadosResultados

  • Mudou a mentalidade e passou de gastador para poupador
  • Média de 126% de rendimento nas ações
  • Ele e a esposa já fazem planos para uma aposentadoria confortável em 20 anos

O Problema

Olhando para trás, parece até uma eternidade: há cerca de três anos, Eduard não conhecia absolutamente nada de investimentos. Na época, inclusive, confundia alta renda com enriquecer.

“Eu não pensava em ficar investindo. Achava que tinha só que aumentar a minha renda e que, tendo uma empresa, naturalmente a empresa iria crescer e eu ganharia mais. Uma hora eu iria ficar rico e ganhar um super salário”.

Sua mentalidade era guardar ou investir só o que sobrasse, e quando sobrasse. Por sugestão do banco, comprou R$ 20 mil em ações indicadas pelo gerente e, depois da compra, não sabia mais o que fazer com aquilo.

“Eu não tinha a mínima noção, então resolvi vender. E fiquei um tempão assim, sem fazer mais nada, inclusive sem controle financeiro. Eu gastava tudo que ganhava.”

Em 2014, começou a mudar sua mentalidade, e decidiu que seria mais disciplinado com as finanças. Fez aplicações esporádicas no Tesouro Direto até que percebeu todos os benefícios que teria em sua vida ao conquistar a liberdade financeira, investindo mês a mês.

“Na época, olhei o título NTN-B 2035 e pensei que se tivesse com taxa acima de 6% eu iria sair comprando. Então eu comprei, e uma coisa puxa a outra, né? Mas até então o que eu tinha de conhecimento sobre investimento em ações era Análise Técnica, uma coisa bem complicada”.

Eduard achava que só era possível especular na Bolsa, utilizando a análise de gráficos, e só quem tivesse dominado muito bem a técnica poderia ter algum sucesso.

“Hoje, eu já acredito que ter sucesso com análise técnica é uma fantasia. A técnica serve bem para mostrar o que já aconteceu, mas não tem como prever o futuro.”

Pesquisando sobre investimentos no Google, Eduard chegou à página do GuiaInvest. Cadastrou seu e-mail e passou a receber os conteúdos gratuitos do André. Começou a ler todos os artigos e percebeu que havia um universo ainda desconhecido que ensinava sobre investimentos acessíveis.

“Descobri Warren Buffett, Benjamin Graham, Philip Fisher, e cheguei à conclusão de que precisava ler o livro O Investidor Inteligente, do Graham. Você começa a ler achando que é muita teoria, mas no meio começam os cálculos e a análise. Então, enquanto lia, olhava as tabelas no livro e montava planilhas no Excel.”

Quando viu que no GuiaInvest PRO havia planilhas que se atualizavam de forma automática, passou a utilizar isso constantemente na escolha das boas ações.

A Solução

Eduard ressalta que, sem o conhecimento que adquiriu, não poderia ter sucesso nos investimentos, afinal, como poderia saber as boas empresas e as perspectivas para o futuro?

“Não consigo imaginar alguém comprando sem ter as mínimas noções de uma ação. Por exemplo, quanto que a empresa vale, se ela paga dividendos. E eu não teria outro lugar para buscar esse tipo de informação.”

Eduard decidiu escolher 10 empresas para acompanhar e investir em suas ações através da análise fundamentalista. Isso não significa que deixa de ver boas oportunidades em outras, mas dá preferência a essa lista por já ter estudado bem os fundamentos de cada uma delas.

“Eu tenho acompanhado o Luiz Barsi e sigo a ideia dele, de que é bom comprar ações de empresas boas, que crescem e têm lucro constante, em vez de estar só preocupado com o preço”.

Agora, Eduard e a esposa estão focados em garantir uma aposentadoria confortável, por isso, são cada vez mais prudentes.

“O objetivo maior agora é esse: muito mais de preservar o que já conquistamos do que sair multiplicando. Deixamos uma boa parte na renda fixa, para garantir um ganho um pouco acima da inflação, e nas ações é total prudência.”

Conheça os melhores investimentos para servidores públicos

Assim como o Eduard, você também pode ter autonomia para escolher as melhores opções de investimentos para servidores públicos.

O GuiaInvest PRO ajuda você a ganhar agilidade na hora de selecionar as melhores empresas da bolsa, reunindo todas as informações em apenas uma ferramenta.

Você nunca mais irá precisar buscar dados manualmente em sites desorganizados e confusos para analisar ações e ainda poderá tomar suas próprias decisões sem depender das dicas “tendenciosas” dos profissionais do mercado. Não tenha mais medo de investir na bolsa de valores!

Saiba mais sobre o GuiaInvest PRO neste link.

Também tem uma História de Sucesso com o GuiaInvest para compartilhar? Envie um e-mail para [email protected] que entraremos em contato!

Juliana Wecki

Formada em Jornalismo pela UFRGS e pós-graduada em Gestão Empresarial pelo IFRS. Trabalhou por seis anos em redações de moda, pesquisando comportamento de consumo, mas foi nos investimentos (e no marketing digital) que se encontrou. Apaixonada por viagens e pelo Bart - um spitz alemão bem genioso - também é viciada em doces e séries do Netflix!

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora

7 comentários

    • Arimatéa, no artigo não é dito um rendimento de 126% ao ano e sim um rendimento de 126% em ações.

      • Desculpem meu desconhecimento, mas achei que quando as pessoas se referem a um rendimento um dos pontos importantes não é falar em quanto tempo ele é alcançado? Pois se eu alcanço isso em um ano ou em dez não faz uma diferença grande?

  • Boa tarde, GI! Sou assinante do GIP e estou totalmente satisfeito com essa ferramenta indispensável para se fazer bons negócios na bolsa. Minha questão é: a renovação de minha assinatura, isso é feito de forma automática? Se não, ao requerer minha renovação eu aproveitaria esse desconto? Att; Sandro Morgan

    • Opa Sandro! Tudo certo? Um semana antes do vencimento da sua assinatura do GI PRO, receberá um aviso tanto por e-mail, quanto na sua área de membros, te dando a opção de renovação. O valor manterá o que paga atualmente. Abraço!