Blog do GuiaInvest

A Regra Número #1 de Finanças Pessoais para Casais

Finanças pessoais para casais é um tema muito importante em qualquer época do ano. Ainda mais agora!

Dia dos Namorados chegando e aquele assunto delicado vem à tona… o presente de dia dos namorados.

Este é um tema que gera muitas divergências entre as pessoas… assim como um dos maiores problemas de qualquer relacionamentos, que é: o dinheiro.

Porém, você sabe qual é a regra número #1 de finanças pessoais para casais?

A maioria das pessoas que estão em um relacionamento quase nunca concordam com a definição do seu parceiro(a) sobre “segurança financeira”.

Um acha que sabe o que o outro pensa… imagina qual é a definição da pessoa amada para este assunto… mas será que REALMENTE sabe o que significa segurança financeira para o outro?!

Pense comigo…

Às vezes, até mesmo o simples ato de falar sobre o que fazer com um dinheiro extra pode causar conflito nos relacionamentos. E a maioria das pessoas tenta evitar isso, então, quase ninguém fala.

Este é tabu entre os casais.

Por quê? Porque no centro dessas discussões estão os valores profundamente enraizados sobre como a segurança (ou a falta dela) se parece.

Você concorda que é algo difícil de expor?

Se você e a sua alma gêmea não estão na mesma página quando se trata de dinheiro e segurança financeira, considere a seguinte palavra de cautela antes de começar a falar sobre o assunto: Pare!

NÃO. TENHA. ESTA. CONVERSA. 

Não tenha essa conversa até que, pelo menos, você esteja pronto para realmente ouvir o que amor da sua vida está dizendo.

Simples, não?

Quando ouvir do seu parceiro: “quero comprar isso”, “quero pagar aquilo” ou “quero ir em tal lugar”,  não responda de imediato com todos os motivos que fazem você discordar.

Em vez disso, reserve um minuto para entender e talvez até dizer para ele(a): “ajude-me a entender por que isso é importante para você“.

Essas conversas não são fáceis, eu sei. Poucos de nós foram ensinados a falar sobre dinheiro e menos ainda a ouvir de uma forma que faça o nosso parceiro se sentir confortável.

Naturalmente, seria mais simples se todas as nossas decisões financeiras se encaixassem em uma planilha ou calculadora. Mas não é assim que funciona!

Então precisamos melhorar algumas coisas para que essas conversas tornem-se mais fáceis e tranquilas no seu relacionamento.

Aqui está o meu conselho de como falar sobre segurança financeira:

1- Reserve um horário específico.

2- Desligue todos os telefones. De fato, tire-os de vista.

3- Pergunte ao seu parceiro como ele define a segurança financeira.

4- Ouça!

5- Faça perguntas relevantes.

6- Ouça novamente!

e então…

7- Troque. Agora é a vez do seu parceiro escutar.

Se você deseja um “felizes para sempre”, saiba: os relacionamentos duradouros são definidos em pequenos momentos.

E este, com certeza, é um deles! 😉

Obs: lembrando que você e seu parceiro também podem reservar um tempinho para assistir o nosso webinário “Os 3 Passos para Conquistar a Liberdade Financeira. Demora só 60 minutos e depois vocês podem voltar para aquela série do Netflix juntinhos no frio do inverno. 🙂

Guilherme Zanin

Especialista em Finanças e Investimentos no GI. Formado em Economista pela PUCRS e MBA em Mercado de Capitais pela Apimec Sul. Atuou como assessor de investimentos, gestor de recursos e, especialista em produtos de investimentos. Além das certificações como gestor CGA da Anbima, CPA20, ANCOR, PQO. No tempo livre curte velejar de kitesurf e jogar futebol.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora