Blog do GuiaInvest
cmo escolher as melhores ações (videoaula)

7 Passos para Escolher as Melhores Ações

Escolher as melhores ações não é uma tarefa simples, mas existe um método que tem funcionado há anos (e muito bem) comigo. E é isto que eu vou contar pra você neste artigo imperdível. Acompanhe.

Escolher as melhores ações não é uma tarefa simples, mas existe um método que tem funcionado há anos (e muito bem) comigo. E é isto que eu vou contar pra você neste artigo imperdível. Acompanhe.

Pense nas grandes decisões que você já teve que tomar na vida. Algo do nível como a escolha do curso na universidade, aceitar ou não uma oferta de emprego, mudar de cidade, comprar um carro ou uma casa, ter ou não um filho, fazer uma grande viagem… Bom, acho que você já entendeu o tamanho da decisão de que estou falando, certo?

Imagino que a cada vez que se deparou com uma questão como essa ou outra de igual relevância, você pensou bastante antes de tomar uma decisão, certo?

Possivelmente, colocou hipóteses no papel, fez comparações e traçou cenários antes de bater o martelo. Quem sabe até criou um processo ou uma metodologia para ajudá-lo a tomar decisões difíceis…

Assim sendo, por que não fazer o mesmo para comprar as melhores ações? Ao menos foi o que eu fiz. E, cá entre nós, funcionou (e tem funcionado) muito bem.

Após anos de muito estudo sobre a teoria e prática do value investing e do investimento em ações com responsabilidade e foco no longo prazo, eu desenvolvi uma metodologia capaz de reduzir em até 90% o risco de investir em ações.

Sei que isso parece quase inacreditável, mas é a mais pura verdade. E sabe por quê? Pelo simples fato de eu ter colocado uma boa dose de estudo, estratégia e planejamento em minha filosofia de investimentos.

7 Passos para Escolher as Melhores Ações (videoaula)

7 passos escolher melhores ações

Para explicar meu método, eu gravei uma video aula. Nela, conto em detalhes o passo a passo do que você precisa seguir para garimpar boas empresas para investir e se livrar de empresas ruins – que muitas vezes são mascaradas por um ou outro argumento positivo.

Os 7 passos para escolher as melhores ações vão ajudá-lo a zerar as chances de você cair em uma cilada.

Não é que se trata de uma fórmula infalível que vai deixá-lo rico da noite para o dia. O investimento no mercado de capitais sempre trará riscos, mas quando se sabe o que faz, os riscos são reduzidos drasticamente.

A metodologia que eu uso para escolher as melhores ações

A metodologia se resume, dentre outros pontos, em filtrar empresas de grande porte, que apresentam lucros consistentes, são bem geridas, apresentam alta liquidez e têm bons indicadores fundamentalistas.

O método está 100% atrelado a tudo o que eu escrevo aqui no blog em todos os artigos. Tem a ver com ter uma visão própria, estudar fundamentos e transformar a teoria do value investing em prática.

O que fiz foi absorver os ensinamentos dos grandes investidores que ajudaram a construir minha visão sobre investimentos e transformar pontos-chave do investimento em valor em um passo a passo que deve ser aplicado toda vez que você for às compras.

O 6º passo, por exemplo, ensina que você concentre sua pesquisa apenas em empresas que apresentaram lucros consistentes nos últimos cinco anos.

Ou seja, se em ao menos um desses anos houve prejuízo, a empresa está automaticamente fora do seu radar, mesmo que tenha passado pelos cinco filtros anteriores e que você goste muito dela (está vendo como a metodologia é importante para livrá-lo de decisões emocionais?). A palavra aqui é racionalidade.

Por exemplo, você jamais teria investido nas empresas da “família X”, de Eike Batista, se tivesse aplicado minha metodologia – que tem como primeiro objetivo preservar seu capital e blindá-lo contra erros.

Antecipei este passo para que você possa ter uma ideia de como o sistema é poderoso para eliminar, até mesmo, empresas que parecem ser excepcionais, mas que fracassam ao passar por uma análise mais criteriosa e baseada nos ensinamentos que Benjamin Graham publicou em O investidor inteligente.

Somente por considerar essa métrica, você eliminará boa parte das empresas e dará um passo importante para afunilar sua análise e tomar uma decisão 100% racional e amparada pela ciência.

Reforço que não se trata de uma formula infalível que vai zerar o risco de investir em ações – até porque isso não existe – mas ela vai dar a base que você precisa para investir com serenidade, segurança, conservadorismo e sempre baseado nos pilares do value investing.

Assista à aula e bons investimentos.

Crédito das imagens: www.shutterstock.com

André Fogaça

André Fogaça é empreendedor digital, investidor e co-fundador do GuiaInvest. É formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui credencial de administrador de carteiras e consultor de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora